12 de mar. de 2010

Quidgest - Consultoria e Gestão S/A e Instituto Chiavenato: a diferença entre teoria e prática em termos de relacionamento


Em plena era da informação parece que algumas empresas ainda parecem equivocadas a respeito do sentido da palavra "rede". Sim a tradução de web (que é internet) é rede! Por que rede? Porque você já deve ter visto ao que acontece a um pingo de orvalho de chuva quando cai em uma teria de aranha? Sim, este pingo se propaga por toda a rede! A idéia da internet é justamente tornar conhecido aquilo que é desconhecido sem custos de propaganda e divulgação. Eu poderia gastar uma grana tentando divulgar meu blog de forma comercial, mas prefiro servir o público com bons conteúdos a ponto de eles divulgarem meu trabalho e futuramente (depois de ter o conteudo aprovado pelo público) adotar uma outra postura mais comercial. Mais todos conhecem meu trabalho!

Essa é a lógica da internet. Quem trabalha na internet sabe que tem que ceder uma parte para que uma outra parte (que você pagaria) seja concluida! Mas, nem todos compreendem essa lógica tal como a empresa Quidgest ! Ao tomar conhecimento de uma imagem super interessante na rede (indicação aqui de um internauta) coloquei essa imagem abaixo no meu blog! A imagem é fantástica e pensei ser útil para outras pessoas que quisessem trabalhar a idéia de "demanda" e "atendimento ao cliente". A proposta foi tão boa que em pouco tempo pessoas pediam para eu enviar a imagem em tamanho grande para seus respectivos e-mails. Dai a idéai de colocar um link para baixar a imagem em tamanho real. Foram 554 downloads da imagem só no meu blog! Imagens que provavelmente foram replicadas para no mínimo mais 1.500 pessoas (contando que cada uma tenha mostrado para mais três pessoas. De fato, esse número deve ser bem mais porque sabemos que muitos usam para apresentação de palestras e reuniões ilustrativas)

Todo mundo contente e feliz? Não! Ai ontem recebo a seguinte mensagem a empresa que afirma ser a detentora do conteúdo em questão:

"O que é que eu posso dizer ... somente posso dizer que esta imagem é plagiada e os direitos de autor pertencem à empresa "Quidgest - Consultoria de Gestão SA" e a disponibilização da mesma para download é uma prática ilegal."

O que podemos fazer pessoal? Em uma outra situação fui abordado pelo Instituto Chiavenato, pois tinha um link do livro completo deles aqui no meu blog para baixar. Veja bem não era uma imagem, mas um livro inteiro para baixar! Sabe qual foi a postura deles?

Prezado Professor Sr. Ubiratan,Minha equipe detectou alguns links em seu site que enviam ao download de algum livro do Prof. Chiavenato. Em nome da ética profissional dos professores, gostaria de solicitar a retirada destes links para downloads de livros.

Tive a oportunidade de olhar seu blog e achei um trabalho muito interessante e válido. As resenhas, os áudios e algumas citações dos livros do Prof. Chiavenato são muito bem trabalhadas. Porém, o download de livros é totalmente repreendido pelo Instituto Chiavenato por dois motivos: ético e legal. Não é legal, segundo a legislação brasileira, disponibilizar materiais protegidos por direitos autorais para download e nem ético com a categoria dos professores.

Venho então, gentilmente, solicitar a retirada destas páginas. Como colaborador da área de Relações Institucionais, posso contribuir com seu trabalho ao que estiver a meu alcance. Disponibilizando materiais de apoio e inclusive enviando sugestões e solicitações diretamente ao Prof. Chiavenato. Basta entrar em contato comigo.


Veja o link: Instituto Chiavenato Radioblogtv

E sabe o que fizeram mais depois de eu tirar o link??? Me deram o livro "Teoria Geral da Administração" e o livro "Empreendedorismo! Cofira no link: doação livro.

E agora pessoal o que faço com essa imagem? Vou tirar do meu blog??? Vamos esperar que eles tenham uma postura mais amigável! É só lembrar que situações como essa já aconteceram antes tal com a polêmica Volkswagem e Irmão Décio! Veja o link!

Emprendedorismo e Geração de Valor para o Cliente

Este é um dos grandes desafios de se gerar um negócio bem sucedido! O que é valor para o seu cliente? O que ele espera do seu produto? O que você vai agregar na vida dele através dos seus serviços? Ser empreendedor é antever as necessidades do cliente e da sociedade como um todo (já que um conjunto de clientes é um conjunto de cidadãos e um conjunto de cidadãos é uma sociedade).

Este quadro mostra bem o que “é o telefone sem fio” do empreendedorismo quando a estrutura de uma empresa fica grande demais...rs

Quem não conseguir ver a imagem e ler os enunciados ou mesmo quiser usar isso como um quadro pode baixar a imagem aqui:
http://www.divshare.com/download/5024164-9e3
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS DESTA IMAGEM PERTENCEM A EMPRESA "Quidgest - Consultoria de Gestão SA - A SABER http://www.quidgest.com/homePT.asp?LT=PTGV.
Como fui previamente ameaçado de "plágio" e "roubo de direitos autorais" pela referida empresa! Atesto que foi futuramente tirar a imagem do meu blog! Ok
Em termos de conceito a empresa acertou em cheio (me refiro a figura), mas em termos de prática já podemos ver que parece ser outra!

Comentário do "representante da empresa"


O que é que eu posso dizer ... somente posso dizer que esta imagem é plagiada e os direitos de autor pertencem à empresa "Quidgest - Consultoria de Gestão SA" e a disponibilização da mesma para download é uma prática ilegal.v

Instituto Chiavenato em relação a Radioblogtv: nota dez em matéria de gestão de pessoas, empreendedorismo e administração


Todos nós (alunos universitários) sabemos que nem sempre as idéias de um autor correspondem a atitude dele. No mundo acadêmico isso é mais do que comum. Mas, agora posso afirmar, posso afirmar por experiência própria, que as idéias defendidas pelo professor Idalberto Chiavenato, correspondem sim a prática dele e a de seu Instituto. Eles realmente tem uma visão sobre gestão de pessoas, empreendedorismo e administração. Como todos sabem eu tinha links de download dos livros de Idalberto Chiavenato aqui no meu blog.

Todos sabemos que há um abismo entre o ordenamento jurídico do mundo físico e do mundo virtual. Vide a briga judicial que se seguiu e que levou a condenação do Pirate Bay o maior site de “downloads ilegais” do mundo. De fato, houve uma condenação, mas ela não tem muito efeito prático. Também existe a briga da Indústria fonográfica (as que vendem aqueles coisinhas brilhantes chamadas CDs...rs) e a indústria do mp3. Mas, mais recentemente tivemos o caso do designer que foi ameaçado de processo pela Volkswagen que voltou atrás quando viu a reação do pessoal da rede.

Mas, o possível litígio entre a Radioblogtv e o Instituto Chiavenato teve um desfecho muito mais amigável e um final bem mais feliz. O Instituto Chiavenato, através da pessoa de Lucas Chiavenato, entrou em contato comigo a respeito dos links ilegais que acabavam ferindo os direitos autorais deles, mas ao mesmo tempo elogiou e apoio o trabalho do blog no sentido de estar trabalhando os conteúdos do livro. O Instituto Chiavenato reconheceu a importância do blog para a divulgação dos conteúdos, mas questionou o link de downloads.

Eu me prontifiquei a retirar os links, mas pedi em contrapartida a doação dos referidos livros (Teoria Geral da Administração e Dando Asas ao Empreendedorismo) ao que fui prontamente atendido. Daí se seguiu varias conversas e acabamos por ter um canal direto com o Instituto que vai estar acompanhando o blog e apoiando as iniciativas. Ai que eu vejo realmente que eles tem uma visão sobre gestão de pessoas (enfrentar as questões com diálogo, buscando sempre o consenso), uma visão administrativa (porque dividir se podemos unir a missão dos portais: divulgar a administração a visão do Instituto a respeito do tema) e uma visão empreendedora (o blog é mais dinâmico, mais próximo dos alunos e pode ser uma porta nova de divulgação futura).

Muitas empresas e organizações, como o Instituto Chiavenato, deveriam reconhecer a importância estratégia dos blogs no que se refere as redes sociais e a web 2.0. Um blog (no formato web 2.0) é muito mais dinâmico do que um portal institucional (1.0). O blog tem um caráter muito mais humano e dinâmico do que um portal da era 1.0 que tende a ser frio e impessoal. Nem vamos falar da capacidade de interação com o internauta, pois grande parte destes enxerga um portal institucional como um banco de dados estático, mas quanto ao Blog a maioria sabe que há uma pessoa atrás das informações. Eles conhecem e sabem quem é! Creio que na medida que as corporações forem se dando conta disso novos modelos de negócio vão surgir tanto para as empresas quanto para os blogueiros.



Parabéns para o Instituto Chiavenato!

2 comentários:

  1. As informações que estavam sendo colocadas no seu blog estava ajudando alguem como eu que moro numa cidade um pouco isolada e sem uma biblioteca com um acervo bom.Estudo na universidade Aberta do Pi(UFPI),iniciei o curso de Bacharelado em administração Publica,não tenho condiçoes financeiras p/ estar adquirindo livros de valor alto.E você esta de parabens o seu blog é ótimo.
    lmariadoespiritosanto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Maria! Fique tranqüila! Eu vou continuar postando o material de administração e gestão de pessoas! Estava parado o andamento das aulas porque estava resolvendo algumas questões do blog e pessoais! Hoje já coloquei mais aulas! Abraços

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br