7 de mai. de 2009

Instituto Chiavenato em relação a Radioblogtv: nota dez em matéria de gestão de pessoas, empreendedorismo e administração

Todos nós (alunos universitários) sabemos que nem sempre as idéias de um autor correspondem a atitude dele. No mundo acadêmico isso é mais do que comum. Mas, agora posso afirmar, posso afirmar por experiência própria, que as idéias defendidas pelo professor Idalberto Chiavenato, correspondem sim a prática dele e a de seu Instituto. Eles realmente tem uma visão sobre gestão de pessoas, empreendedorismo e administração. Como todos sabem eu tinha links de download dos livros de Idalberto Chiavenato aqui no meu blog.

Todos sabemos que há um abismo entre o ordenamento jurídico do mundo físico e do mundo virtual. Vide a briga judicial que se seguiu e que levou a condenação do Pirate Bay o maior site de “downloads ilegais” do mundo. De fato, houve uma condenação, mas ela não tem muito efeito prático. Também existe a briga da Indústria fonográfica (as que vendem aqueles coisinhas brilhantes chamadas CDs...rs) e a indústria do mp3. Mas, mais recentemente tivemos o caso do designer que foi ameaçado de processo pela Volkswagen que voltou atrás quando viu a reação do pessoal da rede.

Mas, o possível litígio entre a Radioblogtv e o Instituto Chiavenato teve um desfecho muito mais amigável e um final bem mais feliz. O Instituto Chiavenato, através da pessoa de Lucas Chiavenato, entrou em contato comigo a respeito dos links ilegais que acabavam ferindo os direitos autorais deles, mas ao mesmo tempo elogiou e apoio o trabalho do blog no sentido de estar trabalhando os conteúdos do livro. O Instituto Chiavenato reconheceu a importância do blog para a divulgação dos conteúdos, mas questionou o link de downloads.

Eu me prontifiquei a retirar os links, mas pedi em contrapartida a doação dos referidos livros (Teoria Geral da Administração e Dando Asas ao Empreendedorismo) ao que fui prontamente atendido. Daí se seguiu varias conversas e acabamos por ter um canal direto com o Instituto que vai estar acompanhando o blog e apoiando as iniciativas. Ai que eu vejo realmente que eles tem uma visão sobre gestão de pessoas (enfrentar as questões com diálogo, buscando sempre o consenso), uma visão administrativa (porque dividir se podemos unir a missão dos portais: divulgar a administração a visão do Instituto a respeito do tema) e uma visão empreendedora (o blog é mais dinâmico, mais próximo dos alunos e pode ser uma porta nova de divulgação futura).

Muitas empresas e organizações, como o Instituto Chiavenato, deveriam reconhecer a importância estratégia dos blogs no que se refere as redes sociais e a web 2.0. Um blog (no formato web 2.0) é muito mais dinâmico do que um portal institucional (1.0). O blog tem um caráter muito mais humano e dinâmico do que um portal da era 1.0 que tende a ser frio e impessoal. Nem vamos falar da capacidade de interação com o internauta, pois grande parte destes enxerga um portal institucional como um banco de dados estático, mas quanto ao Blog a maioria sabe que há uma pessoa atrás das informações. Eles conhecem e sabem quem é! Creio que na medida que as corporações forem se dando conta disso novos modelos de negócio vão surgir tanto para as empresas quanto para os blogueiros.



Parabéns para o Instituto Chiavenato!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br