9 de mar. de 2010

Filme Distrito 9: trabalhando a questão da organização, produtividade e ascensão social em sala de aula




Legal pessoal! Essa semana vou trabalhar o filme Distrito 9 com as turmas de oitava série. O filme é excelente em todos os sentidos. Desde roteiro, filmagem, história e efeitos visuais. Mas, a questão que eu vou trabalhar é outra: a questão da organização enquanto forma de produtvidade ascensão social.
O filme em parte trás uma narrativa de uma história já conhecida nossa: preconceito social. No entanto, ao invés do velho e puro determinismo geográfico (o lugar faz a pessoa) ou biológico (raças inferiores) o filme trás uma novo elemento: tecnologia. Isso mesmo! No filme “os insetos” (baratas) são os detentores de uma tecnologia muito mais avançada do que a da humanidade, no entanto vivem subjulgados em uma situação de humilhação total. São detentores de tecnologias avançadas e se alimentam de lixo. São detentores de novas tecnologias e vivem em um “gueto” (campo de concentração? Favela? lixão?). Ai é que esta a grande sacada do filme: mostrar que apenas tecnologia (técnicas) não são suficientes para se obeter a hegemonia (domínio).
O grande ponto é a questão da organização. Ou seja, liderança, visão de mundo, objetivos, ideais, propostas etc. O filme foca a questão dos valores sociais como fundamentais para o desenvolvimento. As baratas tem grandes tecnologias, mas não tem visão de mundo nem capacidade de organização eficaz. Vivem subjulgadas (apesar de sua tecnologia superar até mesmo a ONU ou os Estados Unidos) por um grupo de gangues nigerianas (seria um grupo favelado e armado que mora no próprio gueto). Estas são as mais atrasadas em termos de armamentos, mas são organizadas e tem um objetivo e por isso se tornam eficazes em suas ações.
É esse ponto que vou trabalhar com os alunos! Qual o mais importante? Acesso a computadores (eles tem acesso a excelentes computadores e toda a rede da internet) ou capacidade administrativa (capacidade de se organizar em torno de um objetivo trabalhando em equipe). Os jovens se gabam de ter e saber manusear as novas tecnologias, mas a capacidade deles de se organizarem e trabalhar em grupo são hilárias. Os jovens de classe baixa tem acesso as novas tecnologias (tais como os insetos do filme), mas sua fraca capacidade de se organizar (em nenhuma outra geração as classes baixas tiveram tanto acesso a instrumentos de ascenção social como hoje) e trabalhar em grupo acaba os jogando (novamente) na parte inferior das classes produtivas.
Vamos trabalhar essas questões com os alunos: o capitalismo é realmente um sistema de capital ou de organização produtiva? Porque empresas pequenas (com pouco capital inicial) acabam por se tornar gigantes produtivas enquanto outras gigantes produtivas acabam por falir mesmo com tanto dinheiro em caixa? Porque há esse movimento (esse pendulo) na sociedade produtiva. O que leva uma empresas a crescerem e outras declinarem. O que é mobilidade social?
No filme Distrito 9 vamos trazer a baila a questão da Teoria Geral da Administração! Vamos trazer questões sobre liderança, motivação, trabalho em equipe, gestão de pessoas etc. Tudo isso com o filme Disrito 9! O filme Distrito 9 é excelente para trabalhar estas questões em sala de aula! E viva a gestão de pessoas no ambiente escolar!

Um comentário:

  1. parabens pela analise! tenho certeza que essa abordagem vai ser de grande valia para seus alunos

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br