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Todas as organizações são iguais! Não se enganem! As organizações são feitas de pessoas e as pessoas sempre tem a mesma tendência: não querem fazer algo novo até que o velho se esgote completamente. Pessoas que nasceram sob uma determinada crença e cultura não mudam a não ser que tenham um approach de impacto...

Mas, este filme “Escritores da Liberdade” é um show em termos de mudança organizacional com base em um approach de impacto. Este filme começa como todos os tradicionais filmes que mostram a relação entre professor-aluno. Uma professora nova de classe média alta querendo implementar mudanças em um ambiente escolar público de classe baixa. Esse filme nós já vimos antes. Tem uma dezena de filmes com essa temática no mercado. Ela tenta lecionar e encontra resistência por parte dos alunos, por parte da direção da escola e por parte dos próprios colegas. Tudo contra. Nada de novo!
Ela tenta se “aproximar” dos alunos com algo que lhes é familiar: o rap.

Ela aceita a crítica e pergunta: então quero saber. Me falem. Ai entra o que chamamos em gestão de pessoas de approach. O termo significa em português simples “abordagem”. Mas, é mais do que isso. Na aviação approach quer dizer uma forma de proceder que leva em conta muito mais do que é aparentemente sua responsabilidade. É ir além de suas obrigações na observação de uma determinada situação dita crítica. Vou deixar o engenheiro Marco Antonio de Sousa explicar melhor:
Existe um procedimento na aviação, chamado approach, que é exaustivamente ensinado e praticado pelos pilotos nas escolas de formação, através de simuladores, antes de realizarem qualquer vôo. O objetivo é justamente preservar a vida da tripulação e passageiros não só do avião, como de todos os demais que estão manobrando no aeroporto. Ver matéria completa
A professora neste momento ela tem um “approach”. Ela percebe que tem que ir além do planejado. Ela tem que ir além de sua obrigação. Tem que adentrar na vida das pessoas (dos alunos) para conseguir aquela mudança que ela gostaria que acontece somente com a intervenção dela em sala de aula. Ela até agora trabalha com o paradigma “eles querem estudar” ou “eles não querem estudar” e de repente entra um outro: “queremos estudar, mas não sabemos como e parece que você também não sabe”.

A abordagem do tipo approach leva em conta mais do que as conseqüências imediatas de seus atos. Não é só salvar quem esta no seu barco (ou avião), mas olhar ao redor e ver o que seus atos podem produzir em outros ambientes. Esta professora teve este tipo de abordagem naquela situação e os alunos perceberam isso. Este tipo de visão é muito discutido hoje. Em um artigo da Revista Melhor de Gestão de Pessoas chamado “Lição de Casa” se questiona a falta de approach desta geração que cooperou para a série de falências que ocorreu nos EUA.
Segundo Cabrera, as escolas não podem ser totalmente culpadas pela tragédia financeira. Mas o que é claro, na opinião dele, é que as instituições não ajudaram a evitar a desagregação mundial dos sistemas financeiros. "Quando se olha para as teorias e valores de muitos dos presidentes dos bancos falidos, e seus principais executivos, com MBAs, percebe-se que alguns líderes empresariais estão dispostos a justificar tudo por meio da pretensão de satisfazer os interesses dos acionistas, mesmo que isso signifique assumir riscos de consequências sociais devastadoras". Ver reportagem completaEsta professora então parte para dar somente uma nova visão para estes alunos, pois a abordagem approach exige que você se ponha no lugar do outro. É a chamada alteridade: Dessa forma eu apenas existo a partir do outro, da visão do outro, o que me permite também compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, partindo tanto do diferente quanto de mim mesmo, sensibilizado que estou pela experiência do contato. Ver termo completo
A partir desta visão e do conhecimento histórico que ela tem ela enco

É preciso que os gestores encontrem, dentre de suas próprias organizações, pontos que levem seus funcionários a praticar a alteridade com seus clientes. Se colocar no lugar do cliente que recebe o produto fabricado pela empresa. O que ele faz com o produto? O que agrega na vida dele? É preciso que o colaborador saiba qual o impacto que ele causa na sociedade. A professora demonstrou o impacto que uma criança que decidiu resistir e sobreviver poderia causar na vida das pessoas no futuro. Em um determinado momento os alunos olham e pensam: eu quero ter uma história de vida como a desta mulher. Eles almejam isso e isso os motiva.

O que nos falta é uma cultura de realmente implementar o conceito de approach. Não julgar o outro previamente nos moldes "quer" ou "não quer", mas sim "quer de outra forma". E qual forma? Preciso ver o mundo como você vê para propor soluções adequadas com base no que eu vejo e, assim avançarmos para um mundo que "nós" vemos...
Aula 1 – GP – A grande questão da moderna Gestão de Pessoas: desenvolver pessoas
Aula 2 – GP – Porque Organizações Inovadoras investem em Gestão de Pessoas?
Aula 3 – GP – A necessidade de superar os conflitos entre funcionários e organização: a idéia do ganha-ganha
Aula 4 – GP – Como gerar um novo contrato entre pessoas e organização: objetivos organizacionais e objetivos pessoais
Aula 5 – Gestão de Pessoas envolve toda a organização: do modelo de negócios aos recursos humanos
Aula 6 – Gestão de Pessoas : integrando e motivando os parceiros da organização
Aula 7 – Gestão de Pessoas: as pessoas como parceiros da organização
Aula 8 – Gestão de Pessoas- das pessoas como recursos para as pessoas como parceiros
Aula 9 – Gestão de Pessoas – Transformando o papel do RH dentro da organização
Aula 10 – Transformando o RH (Recursos Humanos ) em ARH (Administração de Recursos Humanos)
Aula 11 - Transformando o RH (Recursos Humanos ) em ARH (Administração de Recursos Humanos): motivação e satisfação no trabalho
Aula 12 - Transformando o RH (Recursos Humanos ) em ARH (Administração de Recursos Humanos): qualidade de vida e Meio Ambiente (desenvolvimento sustentável)
Aula 13 – Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas: agregar pessoas e aplicar pessoas
Aula 14 – Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas: processo de recompensar pessoas e processo de desenvolver pessoas
Aula 15 – Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas: processo de manter pessoas e o processo de monitorar pessoas.
Aula 16 – Gestão de Pessoas é uma nova forma de abordagem: equipes multidisciplinares
Aula 17 – Gestão de Pessoas: criando um ambiente dinâmico e competitivo através da Gestão de Pessoas
Aula 18 – Gestão de Pessoas: para enfrentar o novo cenário competitivo no mercado globalizado é preciso alterar a estrutura tradicional de organização que é da década de 1950
Aula 19 – Gestão de Pessoas: a evolução do modelo organizacional centralizado para o modelo descentralizado até a década de 1990 – enfatizando a comunicação
Aula 20 – Gestão de Pessoas: o modelo organizacional do século XXI – a ênfase na circulação da informação para a geração de conhecimento.
Aula 21 – Gestão de Pessoas: a diferença entre Gestão de Pessoas do século 21 para o RH do século 20
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