21 de jul de 2011

Aula 20 – Gestão de Pessoas: o modelo organizacional do século XXI – a ênfase na circulação da informação para a geração de conhecimento.



Aula 20 – Gestão de Pessoas: o modelo organizacional do século XXI – a ênfase na circulação da informação para a geração de conhecimento.

O modelo neoclássico rompeu com as estruturas extremamente centralizadas do modelo organizacional clássico, mas a dinâmica de mercado ainda não estava bastante avançada para forçar uma ruptura com a forma de entender a organização. É no ano 2000 que a globalização atinge seu ponto de maturidade levando a competitividade a níveis extremamente sofisticados gerando um novo ambiente organizacional. Hoje a ênfase é na informação porque sabemos que é a circulação de informação (debate, novas propostas, cultura etc) que gera conhecimento para a criação de novos produtos e serviços. A hierarquia foi pulverizada, a circulação de informação é prioridade e todos estão sempre atentos a dinâmica organizacional. Vamos ver isso nesta aula de hoje...

Ouça a aula em mp3 




Como todos sabem um dos temas do meu Blog é Gestão de Pessoas. Entendo que este tema é fundamental tanto para a área de empreendedorismo e para corporações tanto quanto é importante para a área de educação e gestão educacional. Alias, a vanguarda destas ações deveria ser das escolas e universidades antes que das empresas e corporações multinacionais. Mas, enfim, vamos ao tema.

A cada semana foi publicar uma resenha-resumo do livro do Idalberto Chiavenato chamado "Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações". Esta semana vou começar com a Parte I que tem como título “Os novos desafios da Gestão de Pessoas”. Como vocês devem saber o livro do Chiavenato tem 455 páginas. Ou seja, é um calhamaço enorme! Hoje vou falar sobre o Capítulo I: “Introdução a moderna gestão de pessoas”.



Ouça o áudio da aula em mp3: 1:40 minutos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todos os áudios: www.ubiratangeo.com