1 de jul de 2010

APO - Administração por Objetivos - focalizando resultados


Capítulo 10 – Administração por Objetivos – APO – focalizado resultados


Durante muitas décadas as empresas puderam agir sem ter uma missão concreta em relação a sociedade. Isso se deu porque eram muitos clientes para poucas empresas, mas na medida em que se multiplicaram as empresas e se multiplicaram os clientes o ambiente foi mudando. A divisão entre clientes e empresas se tornou mais apertada e as margens de lucro foram decaindo e ai houve uma mudança: “o foco no “com” administrar passou para o “por que” ou “para que” administrar. A ênfase em fazer corretamente o trabalho (the Best way de Taylor) para alcançar a eficiência passou à ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos da organização para alcançar eficácia”.

Na APO a questão no centro da organização não é “o que” produzir, mas “para que” produzir. Essa revolução na administração começou com Drucker questionando os objetivos da empresa (gerar lucro ou gerar valor para o cliente – que obviamente compraria o produto e até pagaria mais, mas porque ele veria valor (valor abrangente e não somente valor de uso (ex: compro uma escova de dentes porque ela me dá saúde (valor abrangente)e não somente para deixar meus dentes limpos (valor de uso)). A partir do questionamento dos produtos também se questionou a forma como eles eram produzidos, ou seja, se questionam a estrutura organizacional das empresas:a APO é um processo pelo qual os gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultado esperados”.
A Administração por Objetivos buscar desenvolver um ambiente organizacional onde o valor do serviço (ou serviço prestado) seja o carro chefe da cultura organizacional. Ex: A missão (objetivo) do Google é organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal. Esse é o objetivo! Hoje o Google faz isso (predominantemente) através de uma pagina de busca, mas em um futuro próximo pode ser de outra forma. A forma pode mudar, mas o objetivo (a missão deve permanecer). Para isso é preciso criar uma cultura organizacional que deixa claro a todos a missão-objetivo do Google. Neste ponto entra as tarefas básicas da APO
- Estabelecimento conjunto de objetivos entre os gerentes e subordinados
- estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição
- interligação de vários objetivos departamentais
- ênfase na mensuração e no controle de resultados
- contínua avaliação, revisão e reciclagem de planos
- participação atuante das gerencias e subordinados
É preciso que os objetivos fixados pela organização não fiquem somente no site o colados no quadro de avisos, mas é preciso que eles permeiem toda a organização e de que forma isso seria feito senão através das próprias pessoas. Estabelecer uma estratégia organizacional é uma ação complexa, mas depende apenas de um conjunto de gerentes e diretores (e obviamente um presidente) competentes. Mas, ação complicada mesmo é colocar essa estratégia em prática e não se faz isso sem o “chão de fábrica” e sem táticas de ação concretas! Daí a importância dos conceitos de tática e estratégia (explico em detalhes na minha aula em mp3).
“em termos empresariais podemos definir estratégia como a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir os objetivos a longo prazo. Tática é um esquema específico de emprego de recursos dentro de uma estratégia geral. (Chiavenato, pg.234)
A APO depende fortemente de um planejamento estratégico! Esse planejamento deve ser feito com base em uma formulação de objetivos organizacionais, de uma auditoria externa, auditoria interna, formulação de estratégia, planos táticos e operacionalização da estratégia (explico em detalhes na minha aula em mp3). Para saber mais adquira a aula

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http://www.ubiratangeo.com/




Aula 22 – Para onde vai a TGA? – Capítulo 19 – em busca da competitividade



Aula 20 – Abordagem Contingencial da Administração: em busca da flexibilidade e da agilidade




















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