1 de jul de 2010

Teoria da Contingência - TGA - vídeo aula mp3


Acesse todas as aulas no meu site

http://www.ubiratangeo.com/



Parte IX – Abordagem Contingencial da Administração
Capítulo 18 – Teoria da Contingência – em busca da flexibilidade e da agilidade
A abordagem contingencial pode ser considerada a abordagem mais dinâmica e adequada aos nossos tempos. Ela traz consigo a dinâmica de uma sociedade globalizada, altamente conectada e tecnologicamente eficaz (e de baixo custo). Isso é excelente para todos, mas gera uma competitividade que muitos não estão acostumados a enfrentar. A palavra de ordem é: “a estrutura da organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo”. Em palavras simples, a realidade do mundo é maior do que a realidade interna de sua empresa e se você quiser sobreviver vai ter que conseguir equacionar uma realidade com a outra.
Isso não quer dizer que as empresas não tem mais forte influência no nosso contexto social (é só ver a Microsoft e a Apple para entender que as empresas ainda são importantes para a dinâmica da nossa sociedade, mas quer dizer que as que hoje tem influência foram as que melhor souberam utilizar e conduzir as demandas sociais. Essa adequação ao ambiente se dá através da “diferenciação” e “integração” (na aula em áudio mp3 explico com detalhes). Para conseguir iniciar e consolidar esse processo é preciso ter uma percepção ambiental (mapeamento ambiental) seguindo de um processo simultâneo de “consonância” e “dissonância” (na aula em áudio mp3 explico com detalhes) com o ambiente (pode-se entender como o mercado).
A empresa tem que buscar consonância com as condições tecnológicas, condições legais, condições políticas, condições econômicas, condições demográficas, condições ecológicas e condições culturais. São todos fatores externos, mas internamente você tem que trabalhar os fornecedores de entrada, clientes e usuários, concorrentes, entidades reguladoras (na aula em áudio mp3 explico com detalhes). Escolher não somente produzir, mas com quem (pessoas) e com o quê (tecnologia) é essencial para o sucesso destas etapas. Neste ponto entra o desafio organizacional: as organizações são, de um lado, sistemas abertos, defrontando-se com a incerteza que provém das coações e contingências externas impostas pela ambiente em que elas penetraram” (pg. 526). Estratégia Organizacional! Esse é o termo: escolhas quanto ao modo de organizar, escolhas de políticas de como integrar pessoas na organização.
Criar estruturas matriciais (estrutura matricial) regadas por ações que visão a consolidação do trabalho em equipe! Organizar equipes em redes (network organization) são formas de criar estruturas de trabalho que hoje já são usadas por empresas como Coca-Cola, Pepsi-cola, Nike, McDonalds e KFC. Estruturar e motivar equipes que trabalham em rede (modelo contingencial de motivação) – Modelo de Vroom, modelo de Lawler. Criar um ambiente propicio para a consolidação do chamado Clima Organizacional (na aula em áudio mp3 explico com detalhes). Na aula em mp3 explico em detalhes cada um destes conceitos!


Aula 20 – Abordagem Contingencial da Administração: em busca da flexibilidade e da agilidade


- caso introdutório – Power soluctions
- origens da teoria da contingência
- ambiente: mapeamento ambiental
- ambiente de tarefa
- tecnologia – tipologia das tecnologias
- as organizações e seus níveis
- arranjo organizacional
- Adhocracia
- organização por equipes, abordagens de redes
- o homem complexo
- modelo contingencial de motivação: modelo de vroon
- teoria contingencial da liderança
- estratégia organizacional
- escola de posicionamento de Porter de análise competitiva
- apreciação crítica da Teoria da Contingência




Aula 22 – Para onde vai a TGA? – Capítulo 19 – em busca da competitividade



Aula 20 – Abordagem Contingencial da Administração: em busca da flexibilidade e da agilidade




















-->

4 comentários:

  1. Incredible! This blog looκs juѕt liκe mу old one!
    Ιt's on a entirely different topic but it has pretty much the same page layout and design. Wonderful choice of colors!

    Here is my page ... http://www.sfgate.com/Business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  2. Hello, I checκ youг blogѕ liκe eνery week.
    Υour humoгistiс ѕtyle is witty, keеp doіng ωhat
    you're doing!

    Feel free to surf to my web blog Silk N Sensepil Coupon

    ResponderExcluir
  3. Pretty ѕeсtіon of cоntеnt.
    I ϳust stumbled uрon your weblog and in аccession caрital to asseгt thаt Ӏ аcquire
    аctuаlly enjοyeԁ accοunt уouг
    blog poѕtѕ. Any way Ι'll be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently fast.

    Here is my site :: v2 cigs reviews

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todos os áudios: www.ubiratangeo.com