Quando falamos em Gestão de Pessoas a idéia básica que temos é tratar bem as pessoas que chegam a corporação. Criar um ambiente aconchegante para elas decidirem ficar. Mas, as pessoas não são bobas. As pessoas pensam em termos de perspectiva de mercado e em termos de perspectivas pessoais. Não é um sorriso que as faz ficar em uma determinada corporação como também não é um bom salário que as faz serem altamente produtivas e comunicativas em seu ambiente de trabalho.
Existe um conjunto básico de ações que pode (eu disse pode) garantir uma certa estabilidade emocional e estrutural para que as pessoas possam vir a realmente compreender o business da empresa e se atrelar a ele. Eu tenho duas entrevistas fabulosas a respeito destes aspectos. Uma da empresa Chilli Beans e outro da Gráfica Arizona. São duas entrevistas fantásticas que vão estar na minha Palestra Vídeo Aula “Os seis processos de Gestão de Pessoas: Chilli Beans e Gráfica Arizona”. Esse conjunto básico é descrito por Chiavenato como:
Processos de Agregar Pessoas: recrutamento e seleção
Processos de Aplicar Pessoas: orientar e acompanhar desempenho
Processos de recompensar pessoas: recompensar e dar perspectiva
Processos de desenvolver pessoas: capacitar e delegar
Processos de manter pessoas: ambiente de crescimento
Processos de monitorar pessoas: mensurar e contabilizar
Esses processos podem ser considerados básicos para o começo de um efetivo processo de Gestão de Pessoas.
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