26 de jun. de 2009

Podcast 5 Gestão de Pessoas Chiavenato: o RH chamado a administrar a mudança

-->
Trecho de hoje:

Nas últimas décadas houve um período turbulento de mudanças sociais, tecnológicas, econômicas, culturais e políticas. Essas mudanças e tendências trazem novas abordagens, mais flexíveis e mais ágeis, que devem ser utilizadas para garantir a sobrevivência das organizações. Os profissionais de ARH devem saber lidar com as mudanças se querem realmente contribuir para a organização. (Chiavenato, Gestão de Pessoas, pg 10)

Esse é um dos pontos chaves que as organizações mais pecam: as mudanças sociais. Imagine que sua organização esteja prestando algum serviço ou fabricando algum produto para alguém em algum lugar (local, regional ou global). É impossível que o produto ou serviço que você presta ou produz não seja impactado pelas novas tecnologias (internet, banda larga, novos catálogos, novas fontes de informação etc). Então como você esta lidando com essas novas fontes de mudança se não sabe nada sobre elas? E se você sabe como sua organização como um todo vai poder lidar com elas se eles não foram preparados para isso?

E fora a ferramenta ainda existe a questão da abordagem! Ou seja, o uso que sua corporação pode fazer dela! Informatizar uma empresa é bem diferente de torná-la uma empresa em rede! Muita gente tem computador em casa, mas pouquíssimas conseguem fazer desta ferramenta algo realmente produtivo. O que adianta colocar banda larga na empresa e bloquear um monte de sites de informação. É preciso formar pessoas para compreender a dinâmica das mudanças que ocorre na rede de internet. Há muitas outras mudanças que não dizem respeito exatamente a internet, mas com certeza a internet colabora em muito para dinamização de qualquer mudança hoje no mundo.
Tem muitos, mas muitos mesmo! Muitos departamentos de RH que simplesmente ignoram o uso destas ferramentas. Muitos departamentos de RH realmente não tem uma política efetiva de atualização de seus funcionários! Atualização em que sentido: saber o que se passa de mais novo no mundo! Isso não é questão de curiosidade, mas necessidade! Não precisa esperar uma feira de tecnologia ou feira do setor para isso! Como seus colaboradores vão pensar em novos formatos se eles não sabem quais as ferramentas disponíveis? E se tem as ferramentas você tem que discutir os métodos! Como usar? E o como usar implicar no que temos que fazer e ai você pode gerar todo um questionamento na organização! É essa a função do RH mobilizar e dar liga a organização! Para administrar a mudança é preciso estar pronto para ela!
Baixe aqui o áudio: clique aqui



Aula 1 – GP – A grande questão da moderna Gestão de Pessoas: desenvolver pessoas

Aula 2 – GP – Porque Organizações Inovadoras investem em Gestão de Pessoas?

Aula 3 – GP – A necessidade de superar os conflitos entre funcionários e organização: a idéia do ganha-ganha

Aula 4 – GP – Como gerar um novo contrato entre pessoas e organização: objetivos organizacionais e objetivos pessoais

Aula 5 – Gestão de Pessoas envolve toda a organização: do modelo de negócios aos recursos humanos

Aula 6 – Gestão de Pessoas : integrando e motivando os parceiros da organização

Aula 7 – Gestão de Pessoas: as pessoas como parceiros da organização

Aula 8 – Gestão de Pessoas- das pessoas como recursos para as pessoas como parceiros

Aula 9 – Gestão de Pessoas – Transformando o papel do RH dentro da organização

Aula 10 – Transformando o RH (Recursos Humanos ) em ARH (Administração de Recursos Humanos)

Aula 11 - Transformando o RH (Recursos Humanos ) em ARH (Administração de Recursos Humanos): motivação e satisfação no trabalho

Aula 12 - Transformando o RH (Recursos Humanos ) em ARH (Administração de Recursos Humanos): qualidade de vida e Meio Ambiente (desenvolvimento sustentável)

Aula 13 – Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas: agregar pessoas e aplicar pessoas

Aula 14 – Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas: processo de recompensar pessoas e processo de desenvolver pessoas

Aula 15 – Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas: processo de manter pessoas e o processo de monitorar pessoas.

Aula 16 – Gestão de Pessoas é uma nova forma de abordagem: equipes multidisciplinares

Aula 17 – Gestão de Pessoas: criando um ambiente dinâmico e competitivo através da Gestão de Pessoas

Aula 18 – Gestão de Pessoas: para enfrentar o novo cenário competitivo no mercado globalizado é preciso alterar a estrutura tradicional de organização que é da década de 1950

Aula 19 – Gestão de Pessoas: a evolução do modelo organizacional centralizado para o modelo descentralizado até a década de 1990 – enfatizando a comunicação

Aula 20 – Gestão de Pessoas: o modelo organizacional do século XXI – a ênfase na circulação da informação para a geração de conhecimento.

Aula 21 – Gestão de Pessoas: a diferença entre Gestão de Pessoas do século 21 para o RH do século 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br