18 de mai. de 2009

Aula 13 TGA Mp3 – Teoria Geral da Administração Parte III – Abordagem clássica da administração – Frederick Taylor e Henri Fayol


Nesta aula vamos estudar o desenvolvimento da Administração Científica e da Teoria Clássica. Não se enganem. São duas coisas diferentes, mas muito complementares.

Lembrando sempre que temos que estudar o contexto antes de ver as ações. Estes dois autores não eram acadêmicos, mas homens de negócios buscando aumentar a produtividade de seus empreendimentos. A administração clássica nasce em solo norte-americano não por acaso. Com um mercado enorme e em constante ampliação (lembre-se que a corrida para o oeste ainda não havia terminado e ainda tinha o México e a América Latina para conquistar) os engenheiros se concentravam mais em “aumentar a produtividade”.

O mercado era grande e em constante expansão. Já a abordagem Clássica da administração esta muito mais preocupada com a organização da empresa do que com o aumento da produtividade em si. Por três motivos simples: aumento da concorrência, comunismo-sindicalismo e monopólio. O aumento da concorrência exigia eficácia nas decisões, o comunismo-sindicalismo agia nas brechas do sistema sabotando e organizando trabalhadores para paralisações constantes e o crescimento dos monopólios exigia dos administradores a capacidade de operar em mercados e seguimentos diferentes.O crescimento vertical e horizontal das empresas exigia organização sob o risco de falência certa...

As teorias (que na realidade são práticas administrativas), nascem em razão direta do contexto social destas empresas. O comunismo ainda não havia desembarcado em solo norte-americano com força suficiente para desestabilizar o sistema produtivo, mas na Europa o “bicho pegava”. Vamos ouvir mais sobre isso:


Todas as aulas de Teoria Geral da Administração estão neste link:




Administração, aula mp3, palestra tga, teoria geral da administração, curso, áudio, resumo, resenha, conceito, aulas, particulares, debate, podcast, mp3, baixar, faculdade, universidade, grupo, estudos






Aula 22 – Para onde vai a TGA? – Capítulo 19 – em busca da competitividade



Aula 20 – Abordagem Contingencial da Administração: em busca da flexibilidade e da agilidade

















3 comentários:

  1. Descobri a radioblogtv "garimponetando" pela internet. Estou no segundo período de adminsitração e achei o máximo a radioblogtv.
    Parabéns Ubiratan por esta ferramenta poderosa na internet e que Deus o abençoe!
    Gostaria de encontrar algo sobre Teoria da Burocracia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário amigo! Que bom que o blog esta em primeiro lugar em algumas palavras chave de busca! Agora tenho que maximizar esses acessos! (kakakakka, falando como administrador).

    Olha vai sair mais aulas em áudio em breve! Só estou me organizando aqui! Sabe como é Carnaval e logo depois volta as aulas e até eu organizar minha turma em sala de aula leva um pouco de tempo, mas logo sai!

    Eu gosto muito de fazer essas aulas!

    ResponderExcluir
  3. não conhecia o site,adorei,é facil de assimilar!

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br