Um dos fundamentos mais difíceis de se implementar na sociedade como um todo é o principio da colaboração. Durante anos fomos levados a crer (pelos fatos, pelas evidências e pela mentalidade) de que a propriedade exclusiva de algo (seja casa, carro e principalmente da informação) era fonte de enriquecimento e compartilhamento indiscriminado dela perda efetiva.
Vivemos a era James Bond (007) com uma intensidade muito grande. Tudo deveria ser mantido em segredo. Desde crianças fomos ensinados a não deixar o colega dar uma olhada na nossa lição de casa (quero ver ele se ferrar) e muito menos na prova (que ele se esforce) ou no trabalho de faculdade (não vou levar ninguém nas costas). Entendíamos que isso era “trabalhar de graça” e portanto nos recusávamos a fazer. Eu também fui desta geração de 007 do conhecimento: mantenha tudo em segredo e elimine "vazamentos" para inimigos ou aliados.
Mas, os meios mudam apesar dos fins se manterem os mesmos. Hoje temos uma tecnologia que nos permite um ganho em escola enorme com base no compartilhamento de informações. Eu não ganho nada com o blog em termos físicos (nota uma em cima da outra), mas tenho ganhado uma experiência incrível em termos de aprimoramento de didática e de comunicação. Aliás, minto quando digo que não ganhei nada neste ano. Ganhei dinheiro com 4 palestras que fiz aqui em São Paulo. Nada exorbitante, mas ganhei. Mas, o mais importante é que hoje sei o que realmente me agrada fazer tenho excelentes perspectivas por conta disso.
Vivemos a era James Bond (007) com uma intensidade muito grande. Tudo deveria ser mantido em segredo. Desde crianças fomos ensinados a não deixar o colega dar uma olhada na nossa lição de casa (quero ver ele se ferrar) e muito menos na prova (que ele se esforce) ou no trabalho de faculdade (não vou levar ninguém nas costas). Entendíamos que isso era “trabalhar de graça” e portanto nos recusávamos a fazer. Eu também fui desta geração de 007 do conhecimento: mantenha tudo em segredo e elimine "vazamentos" para inimigos ou aliados.
Mas, os meios mudam apesar dos fins se manterem os mesmos. Hoje temos uma tecnologia que nos permite um ganho em escola enorme com base no compartilhamento de informações. Eu não ganho nada com o blog em termos físicos (nota uma em cima da outra), mas tenho ganhado uma experiência incrível em termos de aprimoramento de didática e de comunicação. Aliás, minto quando digo que não ganhei nada neste ano. Ganhei dinheiro com 4 palestras que fiz aqui em São Paulo. Nada exorbitante, mas ganhei. Mas, o mais importante é que hoje sei o que realmente me agrada fazer tenho excelentes perspectivas por conta disso.
Não teria essa segurança pessoal se não fosse o fato de compartilhar a mais de um ano minhas idéias com as milhares de pessoas que já passaram por esse blog. Só entre o mês de novembro e dezembro foram quase 30 mil pessoas. Essa é uma experiência fantástica. Eu tive experiência com quase um “Estádio do Morumbi de pessoas” em dois meses. E a diversidade destas pessoas? São pessoas de tudo quanto é lugar do Brasil e do mundo. Tive contato com comunidades de brasileiros que vivem no exterior! Isso é fantástico. Um dos fatos de me interessar por Gestão de Pessoas se deu por conta desta experiência de rede que tive nestes últimos anos.
E vejo que essa é a própria essência da internet: envolver pessoas, tecnologias e conhecimento. Esse vídeo sobre a história da internet mostra como sem o sistema colaborativo seria impossível que o conceito de internet (como conhecemos hoje) viesse a florescer! E vejo que para alimentar de vida essa rede o mesmo processo que se deu com as tecnologias (a história da internet é uma história de convergência de técnicas para uso social, e ai sim eu chamo de tecnologia) tem que se processo junto as pessoas para produzir uma nova forma de conhecimento. Se antes os dados eram transmitidos em pacotes e depois passaram a ser fragmentados para serem novamente reunidos no destinatário vejo que o conhecimento verdadeiro também vai se dar desta forma. Vamos alimentar as pessoas de perspectivas, mas a unidade do conhecimento vai se dar a partir da experiência de cada um. Veja como o processo se deu e compreenda mais esse conceito de colaboração em rede que vai se dar (ou já esta se dando na web 2.0)
O vídeo tem legenda em português! Tem que ativar a legenda. Olhe ai no lado esquerdo do vídeo na última tecla. Passe o mouse e ai vai aparecer a tecla para ativar a legenda em português!
Aula 1 – GP – A grande questão da moderna Gestão de Pessoas: desenvolver pessoas
Aula 2 – GP – Porque Organizações Inovadoras investem em Gestão de Pessoas?
Aula 3 – GP – A necessidade de superar os conflitos entre funcionários e organização: a idéia do ganha-ganha
Aula 4 – GP – Como gerar um novo contrato entre pessoas e organização: objetivos organizacionais e objetivos pessoais
Aula 5 – Gestão de Pessoas envolve toda a organização: do modelo de negócios aos recursos humanos
Aula 6 – Gestão de Pessoas : integrando e motivando os parceiros da organização
Aula 7 – Gestão de Pessoas: as pessoas como parceiros da organização
Aula 8 – Gestão de Pessoas- das pessoas como recursos para as pessoas como parceiros
Aula 9 – Gestão de Pessoas – Transformando o papel do RH dentro da organização
Aula 10 – Transformando o RH (Recursos Humanos ) em ARH (Administração de Recursos Humanos)
Aula 11 - Transformando o RH (Recursos Humanos ) em ARH (Administração de Recursos Humanos): motivação e satisfação no trabalho
Aula 12 - Transformando o RH (Recursos Humanos ) em ARH (Administração de Recursos Humanos): qualidade de vida e Meio Ambiente (desenvolvimento sustentável)
Aula 13 – Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas: agregar pessoas e aplicar pessoas
Aula 14 – Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas: processo de recompensar pessoas e processo de desenvolver pessoas
Aula 15 – Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas: processo de manter pessoas e o processo de monitorar pessoas.
Aula 16 – Gestão de Pessoas é uma nova forma de abordagem: equipes multidisciplinares
Aula 17 – Gestão de Pessoas: criando um ambiente dinâmico e competitivo através da Gestão de Pessoas
Aula 18 – Gestão de Pessoas: para enfrentar o novo cenário competitivo no mercado globalizado é preciso alterar a estrutura tradicional de organização que é da década de 1950
Aula 19 – Gestão de Pessoas: a evolução do modelo organizacional centralizado para o modelo descentralizado até a década de 1990 – enfatizando a comunicação
Aula 20 – Gestão de Pessoas: o modelo organizacional do século XXI – a ênfase na circulação da informação para a geração de conhecimento.
Aula 21 – Gestão de Pessoas: a diferença entre Gestão de Pessoas do século 21 para o RH do século 20
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