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Filme Branded: o imaginário cultural e social escravo do
mundo das corporações
Os melhores filmes produzidos não vão estar no cinema
próximo de você (somente os piores, e isso eles falam abertamente). E um dos
melhores filmes deste ano foi “Branded”. Ele é um filme, mas com cara de
documentário. Ficção, mas recheado de realidade. Este filme conta a história de
Misha um estudante de história russo que ousadamente abre uma agencia de
marketing na Rússia logo após o processo de abertura (Perestroika).
Ele obtém algum sucesso, mas sua carreira realmente muda
quando uma agência de marketing norte-americana o recruta para ser “espião”. De
fato, esse nosso personagem passa a ser um informante das transformações sociais
que ocorrem na Rússia com a introdução maciça de grandes corporações neste
país. O filme vai narrando as transformações
que são estimuladas e coordenadas por grandes agencias de publicidade, grandes corporações
de fast-food com o aval do governo que vão produzindo mudanças de hábitos na população.
Ficção isso? (gargalhadas).
O fato é que Misha passa por uma transformação espiritual (não
vou contar os detalhes para não atrapalhar a surpresa) e começa a ter consciência
de que o mundo é muito mais do que dinheiro e poder. Ele passa a ver esse
crescente domínio das corporações como algo maléfico. Passa a ver o lado
espiritual deste mundo aparentemente materialista. Começa a perceber que estas corporações
se alimentam dos desejos e expectativas pessoais das pessoas. Expectativas de
serem amadas e cuidadas passam a serem traduzidas em produtos e serviços. Esta triste?
Ninguém te ama? Não consegue estabelecer relacionamentos sólidos? Bom vá ao
McDonalds e tenha um “dia feliz”. Não fique triste vá a um shopping e se “dê um
presente”. Compre uma roupa nova “e mude o astral”.
As grandes corporações não somente “tomam” seu dinheiro, mas
roubam suas expectativas humanas na medida em que substituem o contato humano
(amor, casamento, relacionamentos, amizades, momentos) por produtos materiais. Nos
tiram do relacionamento compartilhado para nos colocar no mundo dos produtos possuídos.
O ter algo é melhor do que estar com alguém. Ou estar com alguém só é possível se
você tiver algo. Conseguir alguém para estar com você só se você tiver um
carrão (ai chove de mulher, chove de relacionamento) ou um bom emprego ou um
belo apartamento. Pessoas são lesadas não somente em termos financeiros, mas
também em termos emocionais. O filme mostra essa faceta que até então era difícil
de retratar, mas a brilhante idéia de retratar as corporações como monstros que
se alimentam de desejos e expectativas e que crescem cada vez mais na medida em
que as pessoas passam constantemente a traduzir seus sentimentos em consumo é
brilhante.
Filme muito bom! Recomendo a todos! O link:
A idéia do filme realmente é boa, mas o filme, no final das contas, é péssimo!! Não recomendo quem percam seus tempos assistindo... Esse texto aqui do site já explica exatamente tudo que o filme quer mostrar, nem precisa perder tempo assistindo!!
ResponderExcluirVerdade Gabril! A idéia do filme foi realmente fantástica, mas gastaram muito pouco dinheiro na produção do mesmo. Embrulha o estomago de ver as cenas tão mal feitas...kakakkaka
ResponderExcluirMas, ainda assim dá para captar bem a mensagem!