4 de set. de 2009

Vídeo Aula 1 - TGA Introdução a Teoria Geral da Administração


Acesse todas as aulas no formato de vídeo aula no nosso novo site:




www.ubiratangeo.com.br

Tópico I – Um mundo de organizações vídeo aula


Capítulo 01 – A administração e suas perspectivas: delineando o papel da administração

Neste primeiro capítulo o autor vai introduzir você aos conceitos básicos da administração contemporânea a chamada Teoria Geral da Administração. Ele vai apontar como esse conjunto de ideias e conceitos pode melhorar seu rendimento profissional através da compreensão, implementação e prática de determinadas atitudes baseadas em conceitos da administração.

Logo no “Caso Introdutório – a promoção de Marcelo” nós temos essa proposta de aprendizado implementada. Veja que Marcelo Gonçalves é o típico engenheiro que só trabalhou com o operacional! Ou seja, era o cara que recebia ordens e fazia o seu serviço de maneira isolada e com responsabilidades diretas somente sobre o seu próprio desempenho (rendimento). Agora ele “tornou-se responsável por uma equipe de 30 funcionários sob seu comando”. Ou seja, agora ele é chefe (líder de pessoas) e deve agir como tal. O seu desempenho como “funcionário” (engenheiro isolado) tem que sofrer um “up grade” para dar conta desta sua nova posição. A administração contemporânea é voltada para pessoas!! Mesmo os que não lideram devem saber lidar com pessoas!! Por onde Marcelo deve começar??

Ora, Marcelo deve começar a se inteirar mais sobre “Gestão de Pessoas”, “Liderança” e “Motivação” porque esse são atributos indispensáveis para quem vai adentrar no mundo das grandes, médias e pequenas corporações. Praticamente em toda a organização social hoje temos que lidar com pessoas e lidar com pessoas é administrar conflitos de todo o tipo. A tecnologia tem propiciado cada vez mais que fornecedores, produtores e consumidores estejam cada vez mais em contato direto o que aumenta a eficiência da produção, mas também é fonte constante de atritos e confrontos. Os que conseguem lidar melhor com as pessoas fidelizam os clientes os que não conseguem se tornam “empresas odiosas”. O autor (Idalberto Chiavenato) aponta “liderar por meio de pessoas” é a tarefa básica da Administração contemporânea:

“A tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. Nas organizações – seja industrias, comércio, organizações de serviços públicos, hospitais, universidades, instituições militares, ou em qualquer outra forma de empreendimento humano – a eficiência e a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns dependem diretamente da capacidade daqueles que exercem a função administrativa” (pag. 10).

          Ou seja, o administrador é o responsável direto pelos resultados porque seu trabalho é produzir resultados por meio de pessoas. Se você é bom em lidar com pessoas vai ter bons resultados senão vai amargar fiascos: “onde quer que a cooperação de pessoas, no intuito de alcançar objetivos comuns, se torne organizada e formal, o componente essencial e fundamental dessa associação é a Administração – a função de conseguir fazer as coisas por meio de pessoas e com melhores resultados” (pag 10). Em essência esse é o significado da palavra administração “a palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro” (pag 11)
  
É claro que a medida em que a sociedade se tornou mais complexa através da globalização de mercados essa atividade foi sendo ainda mais afinada com seu termo principal “organizar e conseguir bons resultados através das pessoas”. Hoje a definição básica “do que é administração” é essa e “como se faz administração” é essa “a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos afim de alcançar objetivos organizacionais” (pag 11). Então você já sabe “o que é administração” (conseguir bons resultados por meio de pessoas) e você já sabe “como a administração” se faz (planeja, organiza, dirige e controla recursos). Para o “como” se materializar é preciso levar em conta seis variáveis básicas que você vai reconhecer no ambiente onde você vai implementar sua prática administrativa segundo o autor: “tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade”. Ou seja, um bom administrador tem que saber qual a tarefa que ele vai desempenhar (que tipo de fábrica, produto ou serviço ele vai “tocar”), a estrutura (galpão, fábrica, escritório, equipamentos), as pessoas (que tipo de funcionários, escolaridade, formação etc), o ambiente (em que mercado esse produto vai ser vendido), a tecnologia (que tipo de ferramentas estão disponíveis: de ponta, média tecnologia, ultrapassada etc) e a competitividade (quais são meus concorrentes neste negócio). 

Dai vem a dificuldade do nosso amigo Roberto “Exercício: as dificuldades de Roberto”. O Roberto como engenheiro operacional não precisava pensar em pessoas ou nas tarefas básicas da administração, mas agora como líder de grupo ele precisa pensar em cada um dos seis pontos descritos acima. Dai as dificuldades dele!! Ele não esta sabendo planejar e consequemente não sabe apontar para as pessoas para onde elas devem seguir e como elas devem seguir. O que as pessoas esperam de um líder é que no mínimo ele saiba liderar. O que falta para o Roberto é literalmente estudar TGA. “A TGA estuda a administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. Elas constituem os principais componentes no estudo da Administração das organizações e empresas” (pag. 12)

A administração e consequentemente a Teoria Geral da Administração é a bussola que o Roberto não esta utilizando para navegar neste ambiente corporativo. Esses seis elementos se ligam uns aos outros e se transformam mutuamente. Então o ambiente pode influenciar a tecnologia como também pode influenciar as pessoas (se elas estão mais aptas ou não a lidar com as novas tecnologias) e abrir espaço para os competidores (concorrentes). Então o administrador tem que conhecer muito bem esses seis elementos e saber como a correlação entre eles funciona. Para Chiavenato essas questões tendem a ser tornar mais complexas por conta das mudanças que já começam a se concretizar nestes próximos anos:

- novas tecnologias que aproximam os diferente players (atores de mercado) pelo mundo

- inclusão de mais organizações de comércio por conta da globalização e tecnologia barata

- crescimento das organizações através de operações logísticas mais complexas

- ampliação, sofisticação e barateamento de novas tecnologias através da internet

- a sociedade industrial migrando para uma sociedade informacional (vamos trabalhar isso em outras aulas)

- ampliação da globalização e acordos de livre comércio que ampliaram a competitividade entre organizações

- diversidade de opções e produtos ampliando o poder do consumidor em termos de qualidade, rapidez e eficiência

Diante deste contexto o autor é categórico

“O administrador deve estar localizado no futuro para poder preparar sua empresa para enfrentar os novos desafios que surgirem seja por meio de novas tecnologias, novas condições sociais e culturais, seja por meio de novos produtos ou serviços. Além disso deve pensar globalmente (ver o mundo)  e agir localmente (atuar na empresa). Para levar a empresa a excelência o administrador dever ter o espirito empreendedor, aceitar desafios, assumir riscos, e possuir um senso de inconformismo sistemático. Somente assim, o administrador pode conduzir sua empresa a uma situação melhor” (pag 19). 


Não perca a aula número 02!! Já está disponível aqui mesmo no Blog...





Aula 22 – Para onde vai a TGA? – Capítulo 19 – em busca da competitividade

Aula 21 – Novas abordagens da Administração – Parte X

Aula 20 – Abordagem Contingencial da Administração: em busca da flexibilidade e da agilidade

Aula 19 – Teoria de Sistemas: ampliando as fronteiras da empresa – Capítulo 17

Aula 18 – Teoria Matemática da Administração: racionalizando as decisões

Aula 17 – Abordagem Sistêmica da Administração – tecnologia e administração – criando a infra-estrutura da empresa

Aula 16 – Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO): empreendendo a Mudança e a Renovação Empresarial

Aula 15 – Teoria Comportamental da Administração: dinamizando a empresa por meio das pessoas – Capítulo 13

Aula 14 – Teoria Estruturalista da Administração: ampliando os horizontes da Empresa

Aula 13 – Parte VI – Abordagem Estruturalista da Administração

Aula 12 – Capítulo 10 – Administração por objetivos (APO): focalizando resultados

Aula 11 – Capítulo 9 – Decorrência da Teoria Neoclássica: departamentalização Compondo as unidades da empresa

Aula 10 – Capítulo 8 – Decorrências da Teoria Neoclássica: tipos de organização Dando forma à empresa

Aula 9 – Abordagem Neoclássica da Administração – Parte V

Aula 8 – Decorrência da Teoria das relações humanas: dando importância aos grupos

Aula 7 - Abordagem Humanística da Administração

Aula 6 – Teoria Clássica da Administração: organizando a empresa

Aula 5 - Parte III – Abordagem Clássica da Administração

Aula 4 – Os primórdios da Administração - antecedentes históricos da administração

Aula 3 - Capítulo I – A Administração e suas perspectivas: perspectivas futuras da administração

Aula 2 - Capítulo I – A Administração e suas perspectivas: delineando o papel da administração

Aula I – Introdução a Teoria Geral da Administração – Parte I – Livro Idalberto Chiavenato

3 comentários:

  1. pena q nao da p baixar...mas valeu

    ResponderExcluir
  2. La estructura organizacional es important para la facilidad de que ellos funcione como un ente completo y que se maneje de una forma autónoma.

    ResponderExcluir
  3. É esse foi um dos muitos modelos de aula experimentados aqui por nós da RAdioblogtv! kakkaka. Queria mostrar ainda melhor a importância da estrutura organizacional em uma empresa! Mas, os novos modelos de aula estão dando conta disso!

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br