24 de ago. de 2009

Aula 22 TGA Capítulo 4 – Teoria da Administração Clássica “a idéia de organização em Fayol”


Continuamos a estudar o conceito de estrutura. Para você visualizar bem o que é estrutura pense em uma bicicleta. Você visualiza as várias peças: guidão, roda, pedal, manopla, corrente etc. Todas as bicicletas tem isso, mas o que diferencia efetivamente uma da outra é o quadro. O quadro é a estrutura que comporta todas as outras peças. É neste aspecto que a estrutura da Administração Clássica se diferencia da Administração Científica. Então não se tratava mais de ter ou não ter departamentos, mas se tratava de como eles seriam organizados.

“a organização é a forma de toda associação humana para a realização de um fim comum. A técnica de organização pode ser descrita como a técnica de correlacionar atividades especificas ou funções em um todo coordenado” (Chiavenato, Introdução a Teoria Geral da Administração, pg. 84)

Essa necessidade de mudança de “existência ou não de departamentos” (Taylor) para o “tipo de organização (local, função, importância etc) que estes departamentos tem dentro do contexto da empresa” é devido ao continuo aumento da concorrência e da necessidade de expansão não somente física, mas expansão de setores. Falaremos disso em outros capítulos. Mas, o que você precisa aprender agora é o seguinte:

- divisão do trabalho e especialização

- coordenação

- organização

- elementos da administração

Ouça o áudio




Aula 22 – Para onde vai a TGA? – Capítulo 19 – em busca da competitividade



Aula 20 – Abordagem Contingencial da Administração: em busca da flexibilidade e da agilidade
























3 comentários:

  1. Parabéns pela forma de ensino está sendo de grande valia para os meus estudos.
    Só queria saber como comprar as aulas sobre teoria neoclassica, de sistemas, relações humanas e as outras, pois não estou conseguindo, estou clicando no assunto, da aula, e só aparece algumas fotos, onde preciso entrar.
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Mauro! Obrigado pelo recado! Bom saber que estou cooperando! Então as aulas de teoria neoclássica ainda não foram colocadas no ar, mas em breve estarão! Somente em tópicos onde há o carrinho de compras (atualmente aula 1,2,3) é que as aulas podem ser compradas normalmente! Ok. Aguarde mais um pouco!

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br