22 de mai. de 2009

Aula 15 – TGA Mp3 Áudio: Teoria Geral da Administração – Capítulo 3 Administração Científica: A Administração como Ciência

Então nesta aula continuamos a conhecer a obra da Taylor. Já sabemos que os Economistas Liberais (Adam Smith e companhia) e também os não liberais (Karl Marx e companhia) deram os primeiros esboços de como a economia funcionava dentro da lógica capitalista. Agora entraram os dois (Taylor e Fayol) para buscar traçar conceitos de como as indústrias podiam se integrar a esta lógica para serem cada vez mais produtivas.

Taylor era Quaker e como tal via o homem como um pecador louco para desviar dos caminhos retos. Por isso ele considerava o operário como um vagabundo em potencial. Mas, não era só isso. Ele estava trabalhando basicamente com os camponeses que estavam chegando as fábricas. Esses caras não estavam acostumados (e jamais se acostumariam) as rotinas da fábrica. Além disso ainda tinha o marxismo-comunismo dizendo a eles que os patrões exploravam e os matariam a médio prazo e que a melhor saída era revolução.

Então quando ler as teorias de Taylor você tem que ter esse contexto em mente. Ele foi revolucionário para e Época. Propôs pagamento baseado na produtividade do operário que é um desafio até hoje para as grandes corporações. O conceito de remuneração por competências hoje é a grande sacada do RH estratégico: Remuneração por Competências. Nesta aula vamos falar mais sobre isso!



Todos os links contém áudios das aulas na integra para ouvir on-line. Para baixar é preciso se tornar assinante: 



Aula 22 – Para onde vai a TGA? – Capítulo 19 – em busca da competitividade



Aula 20 – Abordagem Contingencial da Administração: em busca da flexibilidade e da agilidade





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br