Acesse todas as aulas no formato de vídeo aula no nosso novo site:
www.ubiratangeo.com.br
Gestão de Pessoas em sala de aula: investindo em métodos colaborativos
As corporações avançaram em
termos conceituais ao substituir sequencialmente os termos
proletário-funcionário-empregado por colaboradores. Não é uma mudança imediata
e de fato, mas é uma mudança conceitual que aponta para o fato de que as corporações
reconhecem que precisam da ajuda dos “colaboradores” afim de que o
desenvolvimento de produtos e serviços transcorra de maneira lucrativa. Isso é
um reconhecimento público e conceitual...
Esse mesmo reconhecimento ainda não
chegou as instituições escolares porque ainda insistimos em chamar os alunos de
alunos e não de “colaboradores”. De
fato, e verdade, eles são colaboradores! Não raro sempre tem um professor
gritando “pessoal vamos colaborar” (kakkaka). Mas, todos os que estamos em sala
de aula sabemos que quando os alunos decidem colaborar com o andamento do conteúdo
a sala de aula realmente se transforma em um ambiente alegre, descontraído, disciplinado
e dinâmico em nada lembrando uma sala de aula tradicional.
Precisamos fazer
essa transição considerando os alunos colaboradores do processo e não meros
receptores de conteúdo. Precisamos chamar os alunos não a participar da aula
(considerado apenas participação aquilo que reforça a posição do professor como
autoridade absoluta em sala de aula), mas a colaborar (realmente trazer sua visão
de mundo e suas hipóteses conceituais para sala de aula encorajando outros
alunos a fazer o mesmo) com o andamento da sala..
Eu trouxe alguns questionamentos
para sala de aula advindos do mundo corporativo e a experiência foi muito boa!!
Perguntas simples como “quem é você??” e como você pretende colaborar com a “sala
de aula”. A experiência foi incrível, veja no vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br