O grande desafio para nós é construir uma Sociedade do Conhecimento, porque a Sociedade da Informação os técnicos já estão construindo (e muito bem por sinal). Informação são pacotes de dados que circulam por meio das redes. A maioria desta informação vai ser esquecida em pouco tempo. Todavia conhecimento é informação dotada de sentido e objetividade. Informação informa, mas conhecimento transforma. A informação passa, mas o conhecimento permanece. O grande desafio é desenvolver e aplicar métodos de trabalho junto aos aluno no qual esse volume de informações gigantesco o qual eles tem acesso torne-se conhecimento transformador. Vamos falar sobre isso nesta aula em que vamos abordar a "infoexclusão e o analfabetismo digital". E posso garantir a vocês que tem muito professor formado que ainda vive um processo de infloexclusão e um analfabetismo digital...Lembrando que o áudio em mp3 desta aula esta disponível apenas para os assinantes e faz parte do livro"Cibercultura e formação de professores". Segue abaixo os principais trechos:
Infoexclusão e analfabetismo
digital: desafios para a educação na sociedade da informação e na cibercultura.
"Cada vez se produz mais
informação, cada vez são mais as pessoas cujo trabalho é informar, cada vez
mais também as pessoas que dependem da informação para trabalhar e viver. É
desta forma que a economia se assenta na informação. As entidadades financeiras,
as bolsas, as empresas multinacionais dependem dos novos sistemas de informação
para progredirem e na medida em que vão progredindo vão desenvolvendo novos sistemas
de informação mais amplos e sofisticados. A informação penetra na sociedade
como uma rede capilar e ao mesmo tempo como infraestrutura."
"Não basta ter acesso às novas
tecnologias digitais on-line. É preciso saber operá-las não mais como um receptor
da mídia clássica. A internet é uma mídia interativa, em que somos espectadores
e participantes ao mesmo tempo. A participação é a novidade principal. A
participação é um dos fundamentos da interatividade."
"A internet estaria perdendo a
mobilização em torno do sonho da inteligência coletiva livre e plural diante do
predomínio o uso instrumental: troca de e-mails, busca de oportunidades de
trabalho, compra e venda, trabalhos escolares, manejo de conta em banco,
leitura de notícias, atividades ligados a trabalho. Para superá-la será preciso exercitar
interatividade on-line..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br