Aula Livro Inovação em sala de
aula: como a inovação de ruptura muda a forma de aprender
Esse livro é muito bom! Ele
mostra de forma concreta como a instituição escolar nem sempre foi o que é hoje
o que nos dá margem para esperar e cooperar com as mudanças. A idéia de
padronização escolar nas formas de ensino é muito recente e teve seu período de
êxito, mas hoje com a chegada da internet e com a consolidação da cibercultura
vamos desenvolver novas formas de aprendizado a La Paulo Freire: ensinando e
aprendendo simultaneamente. Vamos trabalhar estes trechos do livro nesta aula:
Inteligência é
- a capacidade de resolver
problemas que a pessoa enfrenta na vida real
- a capacidade de gerar novos
problemas a serem resolvidos
- a capacidade de fazer alguma
coisa ou oferecer algum serviço que tenha valor no âmbito da cultura da pessoa
Em cada tipo de inteligência
existem diferentes estilos de aprendizagem. Alguns estudantes entendem mais
facilmente por meios visuais. Outros precisam falar a respeito da matéria,
escreve-la coloca-la em prática. E aliado a cada estilo de aprendizagem, também
existe um ritmos de aprendizagens diferentes: lento, médio, rápido etc.
As escolas de sala única caracterizaram o ensino público durante a
maior parte nos anos 1800, o ensino era customizado por necessidade em termos
de ritmo e nível. As salas tinham crianças de diferentes idades e capacidades,
os professores passavam a maior parte do dia indo de aluno em aluno, dando-lhes
instruções e tarefas individualizadas, fazendo o devido acompanhamento em
modelos definidos individualmente. Mas, a medida em que as salas foram ficando
lotadas esse método de ensinar foi mudando e obrigou as escolas a se
padronizarem. Pg 48
Na medida em que o sistema
monolítico de ensino muda para uma sala de aula habitada por tecnologia
centrada no aluno, as funções dos professores também sofrem transformações
graduais. A mudança poderá não ser fácil, mas certamente será compensadora. Em
vez de gastar a maior parte do seu tempo transmitindo, ano após ano, lições
padronizadas, os professores poderão passar mais tempo andando de aluno em
aluno afim de ajudar indivíduos com problemas individuais. Os professores
passarão a agir como orientadores e tutores de aprendizado para ajudar os
estudantes a descobrir a abordagem de aprendizagem, que, para eles, tenha maior
sentido. Os docentes serão tutores e motivadores dos alunos por meio do ensino,
com a ajuda dos dados computadorizados. Pg113
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