30 de jun. de 2011

Como Lari Passos consegue desenvolver talentos: muito além da motivação



Como Lari Passos consegue desenvolver talentos: muito além da motivação

O desenvolvimento de talentos é um desafio! Todos nós sabemos disso. Eu sou professor e sei o quanto é difícil você ver um jovem com talento desorientado. Quem trabalha com educação sabe que talento é só uma parte da equação que leva o sucesso. Ninguém pode afirmar diante de um cara de talento “o futuro deste esta garantido com o talento que tem”. Pura ilusão! Em muitos casos o talento fica em potencial (in natura) porque o jovem não tem estrutura para desenvolve-lo sozinho daí a necessidade de um professor-treinador (ou melhor coaching ) e esse é o papel de Lari Passos. Veja que interessante o processo de treinamento do técnico

“Há dois meses o tenista brasileiro Thomaz Bellucci não é o mesmo jogador de antes. Ele se coloca mais perto da linha de base da quadra. Acerta as bolas quando ainda estão na ascendente o que confere maior aceleração nos golpes. Tudo isso – e sua nítida evolução na carreira – pode ser creditado a Larri Passos, seu treinador desde dezembro. Essas mudanças porém, são apenas metade da transformação – sua parte mais visível. Lari considera que a construção de um campeão exige doses iguais de dois ingredientes: treinamento técnico e força mental. “Bellucci mudou psicologicamente. Ele erra uma bolinha e se enterrava. Agora diante de um problema reage e levanta a cabeça”

Larri também procura entender o perfil psicológico de cada pessoa com quem trabalha. Sempre colhe informações com os parentes dos atletas. Assim que soube que Bellucci, um paulistano de 23 anos, foi uma criança que não chorava. Ele não externava suas emoções. Hoje acredita que o rapaz mudou também esse aspecto. “Quando o conheci, vi uma pessoa que carregava uma grande aflição nos olhos, meio no abismo, que havia passado bastante tempo brigando consigo mesmo. Hoje até sua postura com os adversários é diferente. Bellucci agora caminho no vestiário com segurança, como se sua presença ali fosse tão natural quanto a de qualquer outro peso-pesado do tênis.

Ouça o podcast áudio mp3 da palestra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br