26 de ago. de 2009

O que falta para a educação brasileira decolar: cultura de trabalho e visão de oportunidades

É assistindo a esse documentário “Two Million Minutos Documentary”deu para perceber como nos falta essa ética do trabalho. E isso é uma coisa que se consegue e se perde. Pegue a cultura norte-americana a mais de um século atrás. Veja o que Max Weber dizia sobre os protestantes “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Mas, o que vemos agora (e o documentário enfatiza isso) nos EUA é uma geração que nada tem de protestante. Aliás, vemos mais essa ética do trabalho na Índia e nos países asiáticos. A nós nos falta também essa ética do trabalho. Os jovens de hoje pensam no trabalho como algo ruim e distante. Outros (classe média) pensam no trabalho como algo para ganhar dinheiro para balada ou para ostentar uma vaidade de ser “gerente” ou “diretor”.
Mas, o trabalho em si (ganho para sociedade como um todo) é bem rarefeito.Essa ética do trabalho é mais individualista do que coletiva. Não se pensa no trabalho como algo que vá beneficiar a sociedade como um todo, mas se pensa somente em termos de departamento ou de empresa. Sem essa ética do “nós” e difícil crescermos como sociedade. Os alunos não se motivam. Não tem uma utopia ou algo a se sacrificar. Criticamos o conceito de nação, estado, nacionalismo etc, mas não colocamos nada no lugar. Nos criamos nosso “desencanto do mundo” como bem afirmou Max Weber...






2 comentários:

  1. Olá Prof. Ubiratan,
    Gostaria de parabeniza-lo pelo blog, muito bem estruturado, os textos são muito bons. Seus alunos com certeza tem um bom suporte para o pós-aula.
    Sou formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie e estou pesquisando sobre o perfil do empreendedor brasileiro. Quero conhecer como trabalha o pequeno empresário, pois estou com idéias de negócio para esse público.
    Vi que vc tem um bom material sobre empreendedorismo, mas vc conheceria algum estudo sobre o pequeno, aquele empresário não profissionalizado, que possui poucos conhecimentos de gestão, sabe?
    Muito Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho. Precisamos de mais professores como vc.
    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Tais!

    Obrigado pelo recado e pelos elogios em relação ao blog. É a maior dificuldade de um blog é criar navegabilidade para orientar quem esta chegando agora (RS). O seu objeto de estudo não poderia ser melhor minha cara amiga. Eu tenho várias entradas diárias de pessoas procurando cursos de administração, empreendedorismo e gestão online. Pessoas que me mandam e-mail pedindo algo “simples”. Dicas! Orientações sobre administração. Esse mercado é imenso! Não é grande, é imenso.
    Existe uma barreira imensa entre o que esses pequenos administradores querem e o que o mercado oferece tanto em termos de conteúdo quanto em termos de preço. O Sebrae ainda é muito classe média para maioria desses comerciantes. Sem contar nas escolas que agora vão ter que colocar empreendedorismo em seus currículos e não tem a menor idéia de como fazer isso.

    Eu tenho um programa que assisto todo o dia que é o canal do Pedro Mello no youtube. http://www.youtube.com/user/empreendedorismo
    E acompanho também o site bizrevolution que é um portal para pequeno e médio empresários. Ele escreveu um artigo fabuloso sobre pequenas e médias empresas http://www.bizrevolution.com.br/bizrevolution/2009/08/ninguém-abandona-sem-dor-aquilo-que-com-prazer-adquiriu-.html

    Muito bom! Eu estou convidando pessoas para fazermos áudios on-line sobre temas que trabalho aqui no Blog! Tens horário livre? Podemos fazer um áudio e compartilhar. Fica no meu blog e fica no seu! O que acha. Tudo via skype!
    Abraços

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br