17 de jul. de 2009

Os pingüins de Madagascar: por Sérgio de Sena Tavares

Um tremendo artigo de um internauta que frequenta aqui a Radioblogtv! Vale a pena publicar a visão do colega sobre os Pinguíns do filme Madagascar e suas estratégias para alcançar seus objetivos! Segue o artigo ;)

Achei muito boa a sua analise dos personagens do filme Madagascar, mas senti falta da descrição dos personagens dos pingüins. São eles que roubam todas as cenas que aparecem e por muito pouco não roubaram o filme todo. Eles formam um grupo formado por quatro personagens distintos, com personalidades próprias, que unidos formam um time de empreendedores que atuam, com táticas de guerrilha, dentro da corporação (Zôo) Eles se estruturam seguindo as suas próprias regras e hierarquia baseada no militarismo. Talvez por toda essa demonstração de ação rebelde e independência eles não sejam um bom exemplo didático de Gestão de Pessoas, mas não tem como ignorá-los.

Como a zebra, eles também têm o objetivo de fugir do Zoo, o objetivo final do time é chegar ao Pólo Sul. Conforme eles vão conseguindo a fuga vão superando todos os obstáculos agindo em equipe, com suas táticas de guerrilha. Para isso, eles atacam um navio (uma outra corporação) e assumem o comando da nave. Quando finalmente alcançarem o Pólo Sul eles vêem que o seu objetivo final não era lá o que eles esperavam e rapidamente mudam a estratégia rumando para também conquistar a selva. E são eles quem no final resolvem problema da alimentação do leão na selva ao servirem sushi para ele.

O líder dos pingüim é um líder carismático, ele sempre encontra uma solução rápida a cada problema de surge (bom de improviso) mas não abre mão do
planejamento estratégico antes de cada operação, ele efetua chek-list até para organizar uma festa de Natal. Ele é auxiliado por um secretário de ordens (um assessor plenamente eficiente), um especialista em bombas (o engenheiro NERD) e uma recruta destemida. (estagiária motivada) Eles seguem, na medida das suas capacidades, sem questionar, todas as tarefas perigosas que lhe são dadas.

Ao meu ver, este time de pingüins se enquadram com as chamadas “
empresas.com”. Aquelas iniciadas em uma garagem por um pequeno grupo de jovens NERDs com muito pouco capital mas com uma idéia genial na cabeça e muita determinação. E, de uma hora para outra, se tornam monstros empresariais como a Apple, a Microsoft, a Google etc.

Sérgio de Sena Tavares

2 comentários:

  1. Nossa muito bom!!! Adorei a analise! Muito bem escrita!

    ResponderExcluir
  2. É foi um internauta que escreveu! A resenha é do Mario Sergio Tavares! O cara mandou bem nesta resenha!

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br