18 de jun. de 2009

Seminário Milton Santos no IEB na Usp: um breve relato de um dia de palestras

O que tenho a dizer a respeito do seminário Milton Santos no IEB? Bom eu fui para os eventos do dia 17 onde se abordaria o tema “Formações sócio-espaciais do terceiro mundo” e “meio técnico científico informacional: a cara geográfica da globalização. O que posso dizer é que no primeiro evento uma palestrante faltou e no segundo evento dois palestrantes faltaram. Então embolaram um único evento. Eu gravei a fala do professor Ricardo Mendes Antas Jr. Que leu um texto de sua autoria. Foi a parte mais interessante do evento.
O painel de entrada do evento estava show! Foi a parte mais empolgante do Seminário neste dia...


Os alunos da geografia prontos para anotar os supercomplexos conceitos geográficos...rs

Passando pelos grevistas que continuavam a pedir a saída da reitora, a saída da pm e o fim do começo da implementação de cursos à distância...rs

A parte mais linda do trajeto para a Usp - O Butantã. Apesar das cobras esse foi o lugar mais pacífico que passei no campus....rs

A palestra do professor Ricardo Mendes Antas Jr. Meia hora de palestra. Ele preferiu ler um texto a expor suas idéias de maneira mais livre. Ele tem conteúdo para trocar, mas a velha guarda da Usp o intimidou...



E para terminar um vídeo para dar um panorama do evento para quem não pode estar ao vivo! A internet tem estas incriveis vantagens de compartilhamento! Para baixar: clique aqui

Mais materiais sobre Milton Santos no tópico sobre o autor! Teremos seminários online sobre a obra do autor em breve! Livros "Por uma outra globalização" e "Natureza do Espaço"! Deixe seu e-mail para ser cadastrado e receber mais informações sobre o evento online! Veja o tópico sobre mais materias do Milton Santos: clique aqui

8 comentários:

  1. professor Ubiratan,

    valeu a sua contribuição a nós jovens brasileiros por divulgar e dar uma analise da importancia desse autor negro cientista, professor, geografo, Milton Santos. Eu como jovem formado na UnB em Serviço Social e trabalhando em uma cidade satelite, atendendo o setor mais carente da população, fico deveras contente em utilizar algumas dicas do seu trabalho no meu dia a dia.

    José Higino Oliveira Souza

    ResponderExcluir
  2. Oi José Higino! Obrigado pelo seu recado! Olha, temos muito o que explorar ainda da obra do professor Milton Santos! Eu pretendo fazer um trabalho mais intenso aqui no blog com os conteúdos dele, principalmente no que se refere o uso da técnica e da tecnologia como meio de emancipação social! Tenho materiais que vão ajudar bastante! Acompanhe o blog!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá professor Ubiratan Carlos Machado. Estou também acompanhando o seu brilhante trabalho sobre a obra do professor Milton Santos e estava interessado em conhecer o seu trabalho sobre forma sistêmica de gestão administrativa pública e privada para a preparação da juventude brasileira. Como estudante de direito do UniCeub Brasília estou interessado em aprofundar nesses estudos e conto com a vossa contribuição.
    Desde já agradeço
    Se for possível me mandar, fica disponível o meu e-mail: isaquemartins@hotmail.com
    Grato
    Isaque

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Isaque!

    Desculpe a demora em responder meu amigo! Fico extremamente feliz que tenham pessoas como vc e o José Higino que estejam interessados na obra de Milton Santos muito mais pela prática efetiva que ela traz do que sobre o holofote intelectual que ela também proporciona do mundo acadêmico!

    A obra de Milton Santos é riquíssima em todos os sentidos! Eu estou tendo bons resultados aplicando o método dele tanto na parte da administração como na parte de gestão de pessoas e empreendedorismo. A questão da técnica, do sistema informacional e do sistema de ações é fundamental para compreender o mundo atual.

    A globalização ainda não acabou, mas esta em processo de maturação e as oportunidades hoje estão muito grandes para todos que souberem utilizar as ferramentas do sistema informacional...

    Eu também acredito que uma vez que estes jovens souberem operar o sistema técnico e perceber que existe “(Por) Uma outra globalização” eles certamente serão mais ativos em suas ações frente a sociedade. Vão deixar esse discurso de “chorão” e vão partir para cima do sistema que era justamente a motivação de Milton Santos quanto a sua obra: fornecer um método de ação social.

    E onde giram as empresas na criação de seus produtos??? No social! Precisamos dar aos jovens esse conhecimento conceitual e aliado as novas ferramentas eles vão ter condições de criar novos produtos (mais sustentáveis, mais equalizadores das relações sociais, mais motivadores de inovação etc) e novos serviços que não sejam tão excludentes quanto são hoje os produtos das grandes corporações!

    Eu estou fazendo um seminário sobre o livro “A Estratégia do Oceano Azul” onde é possível ver claramente o que Milton Santos afirmava ser o objetivo de estudo da geografia: “o espaço, e o espaço é um conjunto indissociável de sistemas de objetos (produtos) e sistemas de ações (tendências sociais) que se consolidam e se desfazem o tempo todo”.

    O sistema não é tão solido e coeso como eles querem fazer parecer! É isso ai! Eu vou fazer um Seminário sobre a Globalização e suas boas perspectivas! Pode aguardar!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. SEMINÁRIO IRÁ DEBATER A OBRA DO GEÓGRAFO MILTON SANTOS
    A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, às 14 horas, no Plenário 10 do Anexo II da Casa, um Seminário para debater a obra do geógrafo Milton Santos. A autora do requerimento é a Deputada Lídice da Mata (PSB/BA), com o apoio e a subscrição das Deputadas Maria do Rosário (PT/RS) e Alice Portugal (PcdoB/BA) e dos Deputados Emiliano José (PT/BA) e Ruy Pauletti (PSDB/RS).
    Eis a programação do Seminário
    Expositores e temas:
    1 - Professor Aldo Dantas - UFRN
    Milton Santos - Teoria Geográfica, Globalização e Terceiro Mundo
    2 - Professor Fernando Conceição - UFBA
    Milton Santos - Negro e Intelectual
    3 - Professora Amália Inêz Geraiges de Lemos - USP
    A Obra Revolucionária de Milton Santos
    4 - Professor Edilson Nabarro - UFRGS
    Milton Santos e a Negritude.
    Perfil:
    Apesar de graduado em Direito, Milton Santos é considerado o mais importante geógrafo brasileiro, reconhecimento este que se estende às suas qualidades de intelectual que vão além das fronteiras nacionais.
    Natural do município baiano de Brotas de Macaúbas, Milton Santos, aos 13 anos já dava aulas de matemática no ginásio em que estudava, o Instituto Baiano de Ensino. Aos 15, passou a lecionar geografia. Ingressou na faculdade de Direito e atuou no movimento estudantil, chegando a ser eleito vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).
    Em 1948, formou-se pela Universidade Federal da Bahia, mas não deixou de se interessar pela Geografia, tanto que fez concurso para professor catedrático no Colégio Municipal de Ilhéus com o objetivo de lecionar esta disciplina.
    Nesta cidade dedicou-se à atividade jornalística, estreitando sua amizade com políticos de esquerda. Retornou para Salvador e tornou-se professor na Faculdade Católica de Filosofia e foi editorialista do "A Tarde", onde publicou diversos artigos de geografia. Em 1958, concluiu doutorado (com a tese "O Centro da Cidade de Salvador") na Universidade Estrasburgo (França).
    Tendo viajado pela Europa e pela África, publicou em 1960 o estudo "Mariana em Preto e Branco". Defendeu com brilhantismo a tese "Os Estudos Regionais e oFuturo da Geografia" na Universidade Federal da Bahia, da qual foi um dos fundadores do Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais.
    Com o golpe militar de 1964, Milton Santos foi preso e depois exilado. Como professor convidado lecionou durante três anos na Universidade de Toulouse (França). Na década de 1970 estudou e trabalhou em universidades no Peru, na Venezuela e nos EUA, onde foi pesquisador no Massachusetts of Technology.
    Retornou ao Brasil em 1977, trazendo consigo a obra "Por uma Geografia Nova". Anos depois galga o posto de professor titular da Universidade de São Paulo (USP). Recebeu, em 1994, o Prêmio Vautrim Lud, considerado "o Nobel da geografia". Foi consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos(OEA).
    Milton Santos acrescentou importantes discussões na geografia, como a retomada da leitura de autores clássicos, além de ter sido um dos expoentes do movimento de renovação crítica da disciplina numa perspectiva holística.
    Debater e estudar a obra deste que é um dos mais importantes intelectuais do Brasil, homem que não só superou preconceitos de cor e de classe social, mas que também foi pioneiro na análise crítica da globalização e suas conseqüências desiguais para grande parcela da população mundial, é um dever da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados que, com essa iniciativa, visa resgatar e difundir uma obra tão importante e grandiosa.

    ResponderExcluir
  6. Aviso de cancelamento

    O Excelentíssimo Senhor Michel Temer, Presidente da Câmara dos Deputados, perdeu a oportunidade de liberar o plenário que, simboliza a representação do poder legislativo, berço da democracia que atuou e atua com dignidade nas decisões em horas capitais da história brasileira, para a promoção do Evento denominado: Seminário Milton Santos – Vida e Obra, programado para 01/12/2009 às 14:30h. Professor e Cientista reconhecido por meio do voto, diga-se, das duas casas do congresso como patrono brasileiro. Evento que engrandeceria o poder civil e daria maior significado à ação parlamentar, não só para o Brasil, assim como uma proposta de releitura das ações políticas para a humanidade, pela causa estampada em sua obra reconhecida e premiada internacionalmente, pedimos o apoio da humanidade.

    BLOG: onegronobrasil1980.blogspot.com

    Reproduzimos o documento cancelamento abaixo:

    Sr. Waldimiro,

    Segue para seu conhecimento, e-mail da Comissão de Educação informando o CANCELAMENTO do Seminário Milton Santos.

    Assessoria da Deputada Lídice da Mata

    De: Comissão de Educação e Cultura/PROPOSIÇÃO
    Enviada em: segunda-feira, 30 de novembro de 2009 11:25
    Para: Comissão de Educação e Cultura/PROPOSIÇÃO
    Cc: Anamélia Ribeiro C. de Araújo
    Assunto: Cancelamento do Seminário Milton Santos - Vida e Obra
    Prioridade: Alta

    Of. CEC/Sec. nº 232/09_Circular

    Brasília, 30 de novembro de 2009.

    Senhor(a) Deputado(a),

    De ordem da Senhora Presidente desta Comissão, Deputada Maria do Rosário, comunicamos a Vossa Excelência o cancelamento do Seminário Milton Santos – Vida e Obra, que estava previsto para esta terça-feira, 1º/12/09, às 14h30, no Plenário 10, Anexo II;

    Atenciosamente,

    Secretária ANAMÉLIA RIBEIRO CORREIA DE ARAÚJO

    ResponderExcluir
  7. Foi uma alegria ter a proposta do Seminário e uma perda pelo cancelamento! Sr Michel Temer realmente perdeu a oportunidade de ampliar a democracia e a capacidade do povo exercê-la através dos conceitos que iam (julgo eu) ser expressos neste seminário...

    Pena

    ResponderExcluir
  8. Seminário

    "Milton Santos" – Vida e Obra

    Data: 04/05/2010 -

    Horário: 14h30

    Local: Plenário 10 – Anexo II

    CÂMARA DOS DEPUTADOS - DF

    http://www.camara.gov.br/internet/ordemdodia/ordemDetalheReuniaoCom.asp?codReuniao=23659

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br