22 de jan. de 2009

Fale comigo

Este é um espaço dedicado aos ouvintes e leitores da Radioblogtv! As pessoas que tiverem dúvida de algum tópico ou quiserem fazer uma pergunta mais específica sintam-se à vontade aqui (aqui e em qualquer lugar do Blog). Meu nome é Ubiratan Carlos Machado e meu telefone é TIM São Paulo (011) 8489 8036. Meu e-mail é radioblogtv@gmail.com.

Fiquem à vontade para fazer suas questões e tenham a certeza de que elas serão respondidas como foram respondidas as questões abaixo!





Me Adicione no Facebook -


Quem sou eu: Professor Ubiratan Carlos Machado


Ubiratan Carlos Machado - palestras presenciais


Palestras Webconferências: gestão de pessoas, empreendedorismo, liderança, comunicação


Processo de Assinatura Premium da Radioblogtv: você pode baixar todos os slides e áudios do blog








109 comentários:

  1. Olá meu nome é Maristela sou psicopedagoga e gostaria de saber baixar os videos motivacionais em desenhos e outros eles são ótimos. Será que poderia me ajudar? Abraços e sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maristela! Que prazer ter o pessoal de educação aqui! Sou professor também viu! Então o que posso fazer é gravar um CD para vc com todos os vídeos da Radioblogtv! Você já viu meu canal no youtube: http://br.youtube.com/radioblogtv

    Eu cobro 10 reais pelo CD já incluso o custo do CD e do envio! Ok. Se quiser me mande um e-mail com o endereço e eu te mando as formas de pagamento! Ok. radioblogtv@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ubiratan, sou professora atuando com inserção das novas tecnologias na educação e este ano, 2009, vou trabalhar ajudando meu marido na administração de sua empresa. Navegando pela net, conheci seu blog e adorei! Tem me ajudado muito a compreender o processo administrativo e gestão de pessoas - meus desafios daqui para frente! Você me sugere alguma leitura específica? Parabéns !

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Jaque! Fico feliz que tenha gostado do meu Blog! Melhor ainda que bom que vc esta trabalhando com novas tecnologias! É a melhor área para trabalhar em todos os sentidos para quem gosta de estudar e viver interado com a realidade.

    Olha tem muitos livros bons, mas que existem uma compreensão mais densa de administração. Mas, uma boa dica para quem esta começando (para entender a economia de varejo) é o livro Pai Rico Pai Pobre. Ele é muito bom e fornece noções básicas de economia de varejo e sobre organização. Depois, te recomendaria ler mesmo o "Introdução a Administração" de Chiavenato.

    Depois destes dois tem outros dois que vc vai gostar muito. Um é o "Fim dos Empregos" de Jeremy Rifkin. É um excelente panorama do que seria a economia (e a administração dela) sem as novas tecnologias (sei que vc gosta) e o outro (do mesmo autor) é o Era do acesso. Neste livro vc vai conhecer realmente a economia baseada em novas tecnologias! Ambos são muito gostosos de ler e dão uma visão muito geral da economia atual! Muito bom! Fica a dica para todos!

    Em breve vou fazer um áudio sobre estes livros!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ubiratan!

    Meu nome é Flávia e m~e que vem começo a fazer o curso de administração. O que você indica para que eu já possa estar lendo? uma outra pergunta que não quer calar (risos) o curso realmente trabalha com muitos numeros, matematica? eu tenho panico a matematica, ja desisti do curso de engenharia por este motivo... trabalho na area adm. Muito obrigada pela atenção! abraços Flávia

    ResponderExcluir
  6. ola boa noite, achei muito interessante o tema do filme monstros s/a, e estou com uma duvida tremenda, tenho que fazer um texto analitico sobre o filme pontuando o enquadramento da Monstros s/a no conceito de organizacao e nao sei como fazer, por favor me de uma orientacao.
    obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite Ubiratan,
    Trabalho na área da Saúde Pública em Goiânia-Go, com capacitações e treinamentos. Gostaria de receber seus filmes. Achei seu trabalho excelente.
    Obrigada,
    Cárita.
    caritarruda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde Flávia!

    Olha de cara eu aconselharia você a ler o livro “Pai Rico Pai Pobre”. É um excelente livro que vai te dar as noções do cotidiano de uma empresa. Muito legal. É simples e rápido de ler. O outro, que é obrigatório e muito bom, é o livro do Chiavenato mesmo “Teoria Geral da Administração”. Este livro é muito bom! E vc vai poder acompanhar tudo aqui da Radioblogtv porque tenho áudios sobre ele! Vou ler e comentar o livro aqui no Blog! É só acompanhar! Rs

    E quanto a administração e matemática fique tranqüila. Só tem uma coisinha básica de estatística (curso básico mesmo, nada de coisas avançadas e complicadas), Matemática Aplicada (coisa básica também) e Métodos Quantitativos (coisa básica também). A dica para vc é: se enturme logo na primeira semana e saiba quem são os melhores na área de matemática. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Seja humilde! Fazendo isso vc tira de letra o curso de administração sem ter que se matar em matemática...rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia Adriele!

    Eu gosto muito do filme Monstros S/A e fiz um vídeo sobre ele! Tem sim como fazer a relação entre o filme e o conceito de organização. Vou fazer um áudio sobre isso hoje e amanhã coloco no ar!

    Ok

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia Carita

    Puxa excelente! Que bom que os vídeos estão ajudando vc no seu trabalho! Já te enviei um e-mail com as instruções, com o conteúdo e a forma de receber e pagar o Cd com os vídeos da Radioblogtv! Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu gostaria de saber o que a qustão ambiental tem a ver comigo ?

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Ubiratan!

    Vc conhece algum site para download gratuito do livro ! Teoria Geral da Administração"?

    Agradecemos,

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  13. Rapaz eu vou responder a questão "O que a questão ambiental tem a ver comigo" em mp3! REspondo hoje mesmo! Então flávia! Aqui mesmo na radioblogtv tem o livro para baixar:

    http://ubiratangeo.blogspot.com/2008/07/teoria-geral-da-administrao-download.html

    ResponderExcluir
  14. esqeci de deixar meu nome Paulo bethovem2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Caro Ubiratan,
    obrigado pela palestra ministrada aqui no CEP. Os alunos adoraram. O que você acha de fazer essa mesma palestra no Colégio Gaban do professor Rodrigues. É uma escola pública que tem se tornado referência de desenvolvimento dos jovens. O telefone dele é 36919756, um cara bem legal.
    Mais uma vez, parabéns e obrigado,
    Almir Rosas Augusto Laranja

    ResponderExcluir
  16. Oi,Ubiratan, boa tarde, eu gostaria de saber o seu ponto de vista em relacao ao empreendedor por necessidade versus empreendedor por oportunidade e qual a posicao do empreendedorismo no Brasil na atual situacao economica e qual sera o futuro?

    um abraco,Parabens pelo seu trabalho online.

    Sergio, Boston

    ResponderExcluir
  17. Meu amigo Almir! Que bom que os alunos gostaram! Realizar uma palestra para 80 alunos (adolescentes) não é uma tarefa fácil, mas pela graça me sai bem! rs. Eu vou entrar em contato com o professor Rodrigues sim! Vamos orquestrar uma palestra para a escola pública Gaban! Obrigado pela indicação!

    ResponderExcluir
  18. Boa Tarde Sergio! Faz tempo que não nos falamos! E ai esta gostando da linha da Radioblogtv! Muito boa pergunta a sua! Esta respondida em um post de áudio mp3:

    Respondendo ao internauta: Empreendedorismo de necessidade versus Empreendedorismo de Oportunidade? Qual o melhor caminho? E como o empreendedor fica

    O link da postagem esta logo acima!

    ResponderExcluir
  19. goataria de um resumo de capitulo 6 de chiavenato.
    favor mandar para o e-mail lucienegatinhafirma@yahoo.com.br
    abraços

    ResponderExcluir
  20. numa analise reflexiva o que eu poderia colocar atravé de PF essa observaçaõ:Uma das observações mais significativa realizada no período de estágio foi quando a professora fez o diagnóstico da turma, com intuito de conhecer quem eram aquelas crianças que ela estava recebendo e a realidade de cada uma.
    Segundo Paulo Freire----

    ResponderExcluir
  21. Olá!!Meu nome é Juliana e estou trabalhando com o livro A sociedade contra o estado de Pierre Clastres e sua resenha me ajudou bastente porém os capítulos que seram mais cobrados(para mim)são respectivamente o I e o XI mas não estou encontrando a cuntinuação do livro onde encontrasse o capítulo XI como faço para encontar?
    Atenciosamente Juliana Araújo

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia Anônimo Paulo Freire!

    Com base na questão você pode desenvolver a segunda análise. Paulo Freire sempre se diferenciou dos demais educadores por não acreditar em uma educação padronizada imposta de cima para baixo. Para ele o educador primeiro deveria conhecer a realidade local (da criança mais em específico) para depois definir as estratégias de ensino. O chamado diagnóstico é justamente esse levantamento de “campo” para que o professor possa saber com quem e com o quê ele vai trabalhar.

    Geralmente o diagnóstico é feito através de conversas coletivas ou individuais onde o professor, pelos termos e formas de descrição da realidade, o professor “capta” a situação do coletivo e de cada um dos alunos. Esse (o diagnóstico prévio e local do educando) é o núcleo da obra de Paulo Freire.

    O chamado Método Paulo freire é justamente isso. Criar formas e selecionar conteúdos com base na realidade local. E partindo da realidade local chegar a realidade (e aos conteúdos) universais.

    Hoje fazemos (na escola tradicional) justamente o contrário: ensinamos o conhecimento universal e só depois (depois se der tempo) vamos tentar (e é tentar mesmo) encaixar a realidade local...rs

    OK. Abraços

    ResponderExcluir
  23. Bom Dia Julyaom

    Essa resenha eu fiz para minha esposa quando ela estava usando o livro no curso de pedagogia. O capítulo XI é justamente a discussão a respeito dos princípios de organização social. O autor questiona se a organização é dada pela evolução social ou por demandas sociais (que podem advir do crescimento demográfico). O capítulo XI estava dentro do livro mesmo. Continuação. Eu estava com o livro então não sei onde realmente você vai poder encontrar a versão digital. Esses livros são mais difíceis de alguém disponibilizar porque são de uso estritamente acadêmico...rs

    Apesar que ele poderia ser uma boa pedida para o pessoal de administração e foi por isso que eu coloquei ele aqui...rs

    Ok. Abraços

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo ótimo trabalho!

    Você tem alguma experiência em podcast na educação, por exemplo disponibilizar conteúdo das aulas para os alunos?

    Algum retorno da receptividade tanto dos prof. como dos alunos?

    Obrigado,
    Alexandre Benito

    ResponderExcluir
  25. Bom Dia Alexandre! Tenho experiência sim de podcast para educação e para alunos em sala de aula, mas é em um formato totalmente diferente do que nós (professores) estamos acostumados.

    Geralmente em um universo escolar gerimos salas de aula com aspectos em comum tanto em termos de cultura quanto em termos de localidade. Agora na internet minha experiência tem sido muito diferente.

    Gerir conteúdo para pessoas de todo o Brasil (e porque não do mundo), de idades diferentes, de cursos diferentes e de classes sociais diferentes. O orkut foi uma experiência prévia e tanto para mim porque acabou me treinando para falar uma linguagem mais universal e menos acadêmica apesar de continuar a falar de conteúdos acadêmicos.

    Meus primeiros tópicos no Orkut eram amplamente rechaçados. Ninguém entendia nada. A Radioblobtv já abriu e fechou duas vezes. Esta é a terceira versão (agora estou acertando e não fecha mais). Com o tempo eu fui aprimorando (aprimorando no sentido de simplificar) a minha linguagem e minha abordagem dos assuntos.

    E isso me ajudou muito em sala de aula. Hoje sou um professor mais relex e mais voltado a compreensão da forma de aprendizagem dos alunos do que um professor preocupado em impor. Na internet você não impõe nada!

    Se vc não pegar o feeling do publico eles simplesmente não voltam mais! Se você é professor e esta acostumado com uma audiência cativa (cativa através da obrigatoriedade dos alunos assistirem sua aula) vai estranhar muito a internet. A internet (o público) é extremamente objetivo porque tem muitas possibilidades. Então hoje para mim é uma vitória quando recebo recados como o de Herbely, do Ivan e Audiney como uma vitória na internet:

    "Parabens Ubiratam, seu blog esta show !!!, estou cursando processos gerênciais, e seus videos tem auxiliado na busca da compreensão do intangivel. nossa turma esta ligada!!! Herbely"

    "Ubiratan será que vc me autorizaria a por o audio de TGA no meu site de professor para meus alunos ouvir?"

    "Do Livro de TGA? Poh agora que a coisa tava ficando manero divulguei lá na sala de aula o audio, só que falta os outros capitulos. Vc tem?"

    Ainda hoje estava conversando com uma coordenadora pedagógica de trabalhar os conteúdos do Naruto visando melhorar a relação professor-aluno e ela topou.

    É uma experiência muito legal isso! Estamos buscando um método de trabalho onde o conteúdo em si é secundário, mas a forma é central. É a forma de transmitir que faz a diferença não o que você transmite!

    Então eu posso responder sim! A receptividade é boa! Professores e alunos tem usado com freqüência e, como eu disse, estou vendo com essa coordenadora pedagógica a possibilidade da gente fazer um material direto para professores!

    Muito legal! Estou empolgado com essa possibilidade!

    ResponderExcluir
  26. prof. essas palestras mp3 são cobradas?

    ResponderExcluir
  27. vc poderia falar sobre adm cíentífica/
    ou se já tem me indique a aula

    obrigada

    ResponderExcluir
  28. Bom Dia Anônimo! Não estas palestras não são cobradas. O que acontece é que estou seguindo a ordem do livro de TGA do Chiavenato e a administração científica ainda esta um pouquinhoh a frente. Vou chegar lá,mas ainda falta um pouco. Vai ter que aguardar...rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde
    Otimo Blog. Os conteúdos são excelentes
    O videos entvão, sem comentários
    Gostaria de saber se vc tem algo sobre aprendizagem organizacional, a importância da aprendizagem principalmente sobre empesas comerciais, negócios, vendas (tanto internas como externas. Preciso para o meu artigo(TCC)
    Gli Araujo
    Grata

    ResponderExcluir
  30. Boa Tarde Gli! Obrigado pelo recado! Eu tenho artigos de aprendizagem organizacional sim! Você tem que ir lá no início do blog do seu lado direito tem um quadradinho chamado "pesquise no meu blog". Lá você coloca o termo "aprendizagem organizacional" e vai aparecer os artigos que tem dentro do blog! OK

    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Boa noite prof.Ubiratan,eu quero comprar cd TGA
    MAS O LINK SO DA ERRO OK TEM OUTRA FORMA DE FAZER O PAGAMENTO OU OUTRO LINK?

    ABRAÇOS

    EDSON DE OLIVEIRA REIS

    ResponderExcluir
  32. Bom Dia Edson! Realmente o link estava com erro! O Mercado Livro não entendeu o termo "aulas tga" e achou que estava vendendo downloads de livros. Bom, azar para eles. Eu me registrei no paguol e lá o sistema é bem mais simples e direto. Agora você pode ir direto no link de aulas que vai dar para você comprar o CD tranquilamente. Tem opções de cartão de crédito, débito em conta, boleto bancário etc. E tudo com a garantia da Uol. Ok

    Abraços!

    Obrigado pela aquisição! rs

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Professor,

    Peço-lhe a gentileza de me enviar via email: ghgdavila@gmail.com, o ensaio sobre Davi e Milton Santos. Estou com dificuldade para encontra-lo.
    Desde já agradeço a boa vontade com que me atendeste.

    Atenciosamente,

    Guilherme.

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito das aulas de TGA, vão ser muito úteis na cadeira de TGA que vou fazer esse semestre.Se possível envie mais assuntos relacionados ao curso de administração. Parabéns,muito obrigado!

    ResponderExcluir
  35. Beleza Handrey! A intenção é justamente essa! Ajudar na formação universitária com uma visão mais avançada do conceito de administração como uma atividade ligada ao empreendedorismo e a gestão de pessoas! Sempre estou postando novos conteúdos da área de administração! Fique atento ao blog!

    ResponderExcluir
  36. Beleza Guilherme! Vou enviar para vc os links! Realmente o blog ainda é meio complexo (bagunçado) e preciso dividir melhor os conteúdos! Ok

    Abraços

    ResponderExcluir
  37. " Amigo, que PRAZER ler/assistir seus artigos/videos, isso nos ajuda muito, à crescer profissionalmente e pessoalmente. Teria como gravar esses vídeos num DVD?? Fico no aguardo. Abraços! "

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Anônimo! Agradeço pelo seu recado! Muito Obrigado! Fico contente que o Blog esteja contribuindo para o seu crescimento profissional e pessoal. A intenção do Blog é justamente essa. Não fazer uma linha "especializada" em termos de conteúdo, mas fazer uma linha "especializada" em termos de visão de mundo! É uma proposta nova e por isso mudo e faço tantos testes...rs

    Mas, creio que esse é o melhor caminho! É o caminho que eu acredito...rs

    ResponderExcluir
  39. Ahhh, e em relação ao "gravar em DVD" já estou providenciando isso! Recebo muitos e-mails pedindo isso, mas preciso fazer de uma forma mais automatizada se não fico sobrecarregado com a atividade e ainda não consigo atender de forma adequada ao pessoal do Blog! Valeu!

    ResponderExcluir
  40. Olá! Sou professora do Ensino Fendamental I e Supervisora escolar, achei muito legal os vídeos no YOUTUBE sobre motivação (filme Carros,Era do Gelo...) e acredito que serão de grande importância, já que o grupo está tão desmotivado. Peço que me informe como posso adquirí-los. Em uma de suas respostas vi você dizer em cópia em cd. Meu email é roselilomba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Boa Tarde Roseli!
    Prazer em ter mais uma colega de profissão aqui! Gostou dos vídeos? Que bom! É realmente nossos colegas andam meio desmotivados, mas é preciso entender que esse é o nosso trabalho. Um soldado não fica desmotivado com a guerra, mas somente com o tipo de guerra que ele mesmo trava. Então vamos mudar a tática! RS. Vou te mandar um e-mail com o procedimento de como adquirir o cd! Ok
    Abraços

    ResponderExcluir
  42. Professor Ubiratan,gostaria de parabenizá-lo pelo belo trabalho desse blog.Descobri seu blog hoje e encontrei um material muito rico para a minha aprendizagem.Faço Administração online e essa fonte de pesquisa é enriquece meus estudos.Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  43. Bom Dia Willer! Obrigado pelo recado! A minha intenção é justamente essa meu amigo: complementar a formação com uma proposta mais prática e pragmática de aprendizagem. Tem um grupo muito grande de pessoas que frequentam aqui que fazem cursos on-line! Meu projeto é fazer da Radioblogtv uma Universidade On-line! Mas, só para questões menos acadêmicas e mais práticas relacionadas a empreendedorismo, gestão de pessoas e administração. Trabalhar estes três elementos de forma mais integrada! Acompanhe o Blog! Ainda tenho muitas mudanças estruturais para implementar! Abraços

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde Ubiratan! Primeiramente gostaria de elogiar o seu trabalho, acredito que têm sido uma fonte util não só para estudantes mas também para professores. Queria pedir sua ajuda referente ao tema: a influência da teoria geral de sistemas na gestão de pessoas.
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  45. Bom Dia Amanda! Obrigado pelo recado! A idéia e avançar no modelo conceitual da Radioblogtv para ela se tornar uma Universidade Online! Ainda falta muito! rs. Sua questão é tão boa, mas tão boa que resolvi fazer um tópico para ela! Ela esta postada aqui:

    http://ubiratangeo.blogspot.com/2009/08/respondendo-internauta-amanda.html

    É só copiar o link e colocar no navegador ou ir na página inicial que ela esta lá! Muito boa a questão! Espero tê-la respondido apropriada e didáticamente...rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  46. Olá Ubiratan!! Parabéns pelo blog, conteudo muito rico.
    Você tem alguma dica sobre Estudo de Caso envolvendo os temas Motivação e Liderança?
    Abraço
    Izabela

    ResponderExcluir
  47. Boa Noite Izabela! Olha tem um canal no youtube que é do Pedro Mello! Um programa chamado "Fiz do Zero". Muito bom! Tem vários depoimentos lá! O que mais gosto é do Nizan Guanaes! O cara é fera! Mas, tem outros também muito bons! http://www.youtube.com/user/empreendedorismo#play/user/E1A87ACE1B72068E

    ResponderExcluir
  48. Rapaz você é um jenio você um bon emprededor eu não tenho nem palavra pra dizer...

    ResponderExcluir
  49. Obrigado Anônimo! Para ser bom empreendedor tem que saber errar para poder se preparar para o acerto...

    ResponderExcluir
  50. Olá Ubiratan

    gostei d+ dos podcasts do Pai Rico Pai Pobre

    mas só consegui ouvir as 2 primeiras aulas

    tem como UPAR novamente os audios??

    ou me mandar as 3 ultimas aulas por email ?

    siralfieri@yahoo.com.br

    abraço!!!

    ResponderExcluir
  51. primeiramente, quero parabenizá-lo pela iniciativa e sua dedicação à educação... certamente o conteúdo do blog me auxiliará muito, pois sou formada em Educação Física e tenho intenção de trabalhar com alunos da rede pública e tentar fazer a minha parte pela educação de qualidade...
    Bom, justamente estudando para um concurso, procurando conteúdo sobre o livro de Milton Santos, Por uma outra globalização, tomei conhecimento de seu blog e gostei muito! Ao ler o livro de Milton Santos, tive um pouco de dificuldade (geografia não é meu forte...) e sua aula em Mp3 ajudou demais! Gostaria de saber como posso conseguir o restante da aula, pois no blog só encontrei a 1ª parte...
    Se for possível a ajuda, ficarei muito grata!

    ResponderExcluir
  52. Olá Sir Alfieri! Obrigado pelo recado! É parece que realmente há um problema com os áudios do PRPP! Vou dar uma olhada e vou resolver o problema! Vou colocar mais aulas lá também! Ok. Obrigado!

    ResponderExcluir
  53. Bom Dia Juliane! Obrigado pelo recado! É realmente temos que fazer a nossa parte! Eu estou em débito com meus colegas de geografia porque não fiz mais postagens do livro! Eu vou colocar o link do livro na parte "Palestras com base em livros" porque é uma obra muito boa em termos práticos e importante em termos acadêmicos! OK. Valeu Juliane!

    ResponderExcluir
  54. Olá Ubiratan

    Eu vi que você colocou mais audios

    ja baixei...

    mas eu queria a parte 3, 4 e 5 dos antigos links

    será que você ainda tem?

    estava curtindo muito


    Queria dizer que uma mulher que trabalhar comigo me chamou hoje. Pra me mostrar um video no Youtube. Era seu!!!

    Foi d+++

    Elogios sobraram la...

    Parabens !!!

    ResponderExcluir
  55. Beleza Alfieri! Puxa que legal heim! kakakkak. Foi ver o vídeo e era meu! Rapaz que legal! Fico muito feliz com isso! Olha, eu dei um verificada nos links dos áudios da aula 3, 4 e 5 e esta tudo ok. Estão funcionando e tem link para baixar! Talvez eu esteja olhando para os links errados! Me aponte mais especificamente que vou buscar colocar os links! Ok

    Abraços

    ResponderExcluir
  56. Professor Ubiratan, queria até perguntar se você autoriza eu a "espalhar" seus videos. Claro, com todos os créditos e backlinks...

    ResponderExcluir
  57. E os links falhados são esses:

    http://ubiratangeo.blogspot.com/2009/03/aula-palestra-debate-mp3-para-ouvir_09.html

    e ai tinha mais a parte 4 e 5 que eu não achei.

    Tipo, quando você clica no link o 4shared até abre e tal...

    aí espera a contagem regressiva

    e tenta fazer o download.

    Não dá...

    se pudesse me mandar os audios por email...

    siralfieri@yahoo.com.br

    ou então upa-los em outro servidor...

    eu agradeceria

    gostei muito das 2 primeiras aulas-palestras

    e queria as outras 3...

    inclusive voce postou nesse link
    http://ubiratangeo.blogspot.com/2009/03/audio-do-livro-pai-rico-pai-pobre-mp3.html

    em azul (letra grande), 2 audios novos, mas não tem a primeira parte.

    E a terceira parte tá cortada...

    tipo, no meio do audio começa uma musica cortando a sua fala e aí ja acaba o audio...

    se pudesse mandar a primeira parte e a terceira correta eu agradeceria, pois gosto muito das suas palestras...

    abração!!!

    André Alfieri

    ResponderExcluir
  58. Bom Dia Alfieri!

    Obrigado pela colaboração! Estas coisas realmente se o usuário internauta não avisa não tenho como saber! Por isso dependo dos freqüentadores assíduos como vc para melhorar o blog cada dia mais! Ahh, estes links são do livro Pai Rico Pai Pobre! É estes áudios foram perdidos no meu outro computador! Tive um problema e eles se perderam! Por isso vou fazer a re-leitura do livro começando do zero. A parte 4 e 5 nem sei onde foi parar! A terceira parte foi arrumada! Ela realmente estava com defeito! Agora esta ok. O áudio tem 19 minutos e termina quando eu me despeço e entra a música. A barra não chega realmente até o fim!

    Eu vou retomar o livro Pai Rico Pai Pobre (gosto muito também deste livro) e vou colocar novos áudios referentes a estas partes! Fica tranqüilo! Valeu!

    ResponderExcluir
  59. Quanto a espalhar os links dos áudio demoro!rs. Pode espalhar o quanto quiser! Isso é super benéfico para o blog e para a proposta dele: difundir conhecimento prático e transformador! Pode espalhar meu amigo! Por isso nos áudios eu digo "esta originalmente" porque sei que o pessoal passa de ipod para ipod, mp3 para mp3, celular para celular!

    Os áudios rodam bastante! rs

    Valeu!

    ResponderExcluir
  60. hehehe

    que bom!!! faça a releitura sim !!!

    vou ficar feliz, gosto do jeito que você resume o livro... eu já li ele e gostei muito também.. e gostaria que outras pessoas lêssem tb...

    mas ngm é muito interessado nisso, ai eu tento explicar mas não sei resumir muito bem, vou atropelando tudo... ja com os audios ja vi que um pessoal se interessa... é uma otima ferramenta, pra quem ta no transito, coloca no mp3, poe o fone no ouvido, e boa...

    bom, vou ficar a espera dos audios e enquanto isso eu vou ouvindo os outros do blog!!!

    parabens !!!

    sucesso!

    ResponderExcluir
  61. Ola prof.,
    estou no aguardo das atualizaçoes em "Palestras com base em livros", pois os 2 links que estao em Milton Santos - Por uma outra globalização, estao dando como pagina não encontrada...
    Agradeço desde já pela ajuda...

    ResponderExcluir
  62. Bom Dia Alfieri!

    É este é um livro que gosto muito também! Vai ser um prazer fazer essa releitura! É a questão de entender e transmitir é um passo que até professores experientes se atrapalham! Por isso eu digo que o Blog me ajudou muito a desenvolver didática!

    A internet é um campo que ajuda muito a gente se desenvolver porque ela é cruel. A rede é do tipo "se eu gostar eu volto e indico, mas se eu não gostar eu não volto e meto o pau". O professor não tem mais aquela estrutura por trás (notas, repreensão, prestígio social, diretoria) e tem que realmente melhorar sua forma de comunicação! E ai vc cresce ou se frustra....kakkakkaka

    Mas, esta sendo bom! O blog esta crescendo! OK. Acompanhe ai outros conteúdos porque aqui todos os conteúdos tem um viés de administração, pode crer..rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  63. Oi Juliane Luz! Não esqueci não! Hoje coloquei dois áudios lá e já coloquei novos links! Eu sei que o pessoal gosta (e cobra bastante) os conteúdos do velho Miltão! Eles está lá agora!

    Eu fiz video aulas, mas elas ficaram muito pesadas e não dá para baixar então fica complicado para a maioria dos internautas! O lance é mp3 mesmo! Ok. Os conteúdos já estão lá!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  64. Ola Professor Ubiratan
    Agradeço novamente pelo canal, gostaria de saber se os audios de TGA a partir do número 8 estarão dispostos para baixar, estou gostando muito das palestras e não tenho acesso a internet de forma contínua, por isso, preciso baixar o restante para concluir o estudo sobre o assunto.
    Atenciosamente
    Fabio Alexandre

    ResponderExcluir
  65. Bom Dia Fabio Alexandre! Obrigado pelo comentário! É realmente muita gente (muita mesmo) esta me enviando e-mails relatando esse tipo de problema: falta de acesso contínuo a internet, internet de má qualidade, computadores defasados, programas que não rodam etc...

    Eu tinha colocado para assinatura on-line as aulas, mas vou abortar a idéia! Vou disponibilizar os áudios e vou vender CDs com vídeo aulas...

    Fica mais viável para todos! As novas tecnologias de transmissão são excelentes (em termos de métodos), mas ainda não estão todas difundidas igualitariamente no território...rs (falando como geógrafo) então vamos trabalhar de outra forma...

    Abraços

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde Prof Ubiratan.
    Cara, o mais rápido possível hehehehe. pois realmente estou interessado no conteúdo, este canal oferece um bom meio para se captar conhecimento da área e no momento não posso manter uma assinatura, gostaria que disponibiliza-se audio ou video aulas pelos CD`S ficaria muito mais fácil e mais comodo pelo menos para mim.
    Abraços
    Fabio Alexandre

    ResponderExcluir
  67. Bom Dia Fabio Alexandre!

    Cara me manda um e-mail (radioblogtv@gmail.com) e combinamos a venda para eu te mandar o cd com todas as aulas. Eu envio via correio e ai vc fica mais tranquilo!Ok.

    Me envie um e-mail que a gente resolve isso! Abraços

    ResponderExcluir
  68. Olá professor,

    atuo na area de ciencias da natureza mais especificamente Biologia e vou fazer oconcurso da SEE SP preciso saber se vc tem audios dos autores em que se trata da parte pedagógica geral.
    conto com vc abração.

    ResponderExcluir
  69. Beleza Aguinaldo!

    Mais um colega que esta estudando para o concurso aqui! Fico feliz! Então de fato eu também estou estudando e estou lendo alguns livros da parte pedagógica, mas não vai dar tempo de fazer tudo. Fiz o Jacques Delors, Perrenoud e um outro de Geografia! Vou ficar devendo este conteúdo

    ResponderExcluir
  70. Ubiratan, eu gostaria de saber se vc tem algum video sobre o MODELO DE NEWMAN?
    Será que tinha como me ajudar?
    Sexta agora, 21/05/2010, farei um seminário e gostaria muito de passar um video teu.

    ResponderExcluir
  71. Responde pra mim, procurei no youtube, tem de decisões, mas não especificamente do Modelo de Newman. Me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  72. Não tenho nada feito ainda! A questão é muito específica ai fica difícil trabalhar! Vai ter que debruçar mesmo em cima do conteúdo dado! vai ser difícil achar esse material. É coisa de tese de mestrado ou doutorado...rs

    ResponderExcluir
  73. Primeiro gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho e por disponibilizar assuntos de grande relevância que auxilia na execução de trabalhos acadêmicos e na vida profissional.
    Estou desenvolvendo um projeto Monografico no qual o tema é "Gestão da Qualidade como Premissa Estratégica das Organizações...meu trabalho foca a utilização das Ferramnetas da qualidade como diferencial competitivo nas Organizações,sabe-se hoje que a Gestão da Qualidade é uma área que estar cada vez mais abrindo leque de oprotunidades em todos os segmentos de mercados, qualidade hoje é uma ferramenta da gestão indispensável para alcançar os objetivos das organizações,é essencial em qualquer âmbito de negócio,devido ainda ser uma área que estar se expandindo e tendo um crescimento acelerado.Gostaria, caso você puder me auxiliar, indicar algum material ou me encaminhar por e-mail que julga ser relevante ao tema proposto do meu trabalho ficaria grata.
    Segue meu e-mail: mi.lade@hotmail.com
    Sucesso.....
    *Leidiana
    Abraços
    *Gestora em Serviços de Saúde

    ResponderExcluir
  74. Bom Bom Leidiana! Obrigado pelo recado! Fico extremamente feliz em saber que o material produzido esta sendo usado de maneira produtiva! Realmente a área de Gestão de Qualidade é de extrema importância e esta em franca expansão, pois na medida em que as tecnologias se tornam mais baratas e mais acessíveis mais empresas passam a produzir produtos "idênticos" tornando a concorrência mais acirrado.

    De fato, muitas empresas hoje são basicamente clones umas das outras se diferenciando apenas em termos de custos operacionais e capacidade de inserção e distribuição nos mercados! Isso gera uma guerra desenfreada de preços levando muitas empresas a trabalhar no limite da margem de lucro e isso tem um impacto violento na gestão de pessoas. Essas empresas passam a pagar menos, oferecer menos benefícios e menos segurança para os trabalhadores... Para o consumidor isso é péssimo também porque essas empresas passam a economizar em todo inclusive em padrões de higiene e segurança alimentar...A contaminação dos produtos passa a ser uma questão de tempo apenas...

    Isso é péssimo para o mundo dos negócios. O setor de gestão de qualidade oferece uma alternativa para que as empresas cobrem um pouco a mais (fugindo da guerra de preços) e oferecem muito a mais. Todo o consumidor se dispõe a pagar um pouco mais desde que tenha muito a mais. O setor de qualidade tem não somente que produzir esse ganho de qualidade, mas também tem a obrigação de mostrar ao consumidor (e aos colaboradores) que essa alternativa é extremamente benéfica para todos! eis o desafio!

    O setor de qualidade, neste sentido, vai desde a parte produtiva propriamente dita até o setor de marketing passando também pelo setor de gestão de pessoas. é uma área bem complexa e completa!

    Eu não tenho nada produzido ainda sobre esse assunto Leidiana, mas é uma área que gosto muito! Ok

    Abraços

    ResponderExcluir
  75. Bom dia Professor!

    Preciso de algumas aulas em vídeo sobre os livros abaixo:
    Um tesouro a descobrir - Jacques Delors
    Ser professor - Pedro Demo
    Pedagogia da Autonomica - Paulo Freire
    Avaliação desmistificada - Charles Hadji
    Avaliação da Aprendizagem Escolar - Cipriano Carlos Luckesi
    Os sete saberes necessários à educação o futuro - Edgar Morin
    Currículo, conhecimento e suas representações - José Alberto Pedra
    Dez novas competências para ensinar - Philippe Perrenoud
    A soluão de problemas - Juan Ignacio Pozo
    Técnicas de ensino: por que não? - Ilma Passos Alencastro

    Quais aulas em vídeo o senhor possui? Quanto custa para que eu possa ter uma cópia em vídeo das aulas? Como devo proceder para ter as aulas?

    Muito obrigado,

    Maciel

    ResponderExcluir
  76. Boa Noite Maciel! Olha já tirei cópia de todos os livros ai! Só me falta o livro "Ser Professor" do Pedro Demo! Vou postar as aulas gradativamente! A do Perrenoud já tenho publicado, Pedagogia da Autonomia e Sete Saberes eu tenho os livros em casa! Semana que vem já estarei publicado as aulas! Ok

    Abraços

    ResponderExcluir
  77. Olá Professor, meu nome é Eduardo Bozza, estou iniciando meu TCC, quero abordar o tema sobre a rotatividade de pessoal no comercio de varejo onde possuem equipes de vendas externas, como é o caso de corretoras, concessisonarias de motos etc. é quase impossivel manter uma equipe por mais de quatro meses tem que estar sempre renovando, treinando, acompanhando e motivando, sou gerente de uma concessionaria de motos, e quero tratar deste assunto em meu TCC afim de entender e solucionar este problama de uma vez por todas, peço sua ajuda para entender melhor sobre turnover, perfis profissionais, a geração de mão de obra na faixa de 18 à 25 anos, preciso de uma opinião critica sobre o assunto.

    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  78. respondi sua questão com um podcast - http://ubiratangeo.blogspot.com/2010/08/podcast-8-contratacao-treinamento.html

    ResponderExcluir
  79. Como monto uma Rádio Web? Rádio Blog ... ou semelhante ...e stou tendo dificuldades ... Grato

    ResponderExcluir
  80. Ubiratan

    Fiz aquisição de video aulas, conforme instruções.
    mas ainda não recebi o conteúdo.

    no pagamento digital aparece que: eu tenho que pagar. Mas pagar outra vez? eu já efetuei o depósito bancário, ueh! não entendi.
    Tbem já enacaminhei uma mensagem para você (e-mail) e vc não respondeu.. ueh!
    Tbem enviei mensagem para pto digital e ninguem responde. ueh!

    O que entendi até agora é que paguei e não recebi

    ResponderExcluir
  81. Bom Dia Celma! Realmente esta havendo uma confusão aqui! Eu vi seu boleto bancário encaminhado para mim, mas seu pagamento no pagamento digital ainda esta em "aguardando pagamento". De qualquer jeito vou enviar as aulas para você hoje! Mas, realmente não consta pagamento! Mas, eu vi o boleto!

    ResponderExcluir
  82. Ubiratan,

    Estou precisando de uma vídeo aula sobre Teoria Matemática da Administração. Vou apresentar um trabalho na faculdade e queria algo pra incrementar... Eu tentei comprar essa que tem aqui no blog, mas paguei o boleto e cancelaram a minha compra...
    Tem algo que pode me indicar???
    Meire

    ResponderExcluir
  83. Verdade Meire! Acabei de encontrar o seu registro aqui! Patos de Minas não é! Então não sei o que aconteceu exatamente (vou procurar saber), mas de qualquer forma estou enviando a aula para o seu e-mail hoje mesmo! Ok

    Fique tranqüila! E muito obrigado pela compra!

    ResponderExcluir
  84. Ubiratan,
    Muito obrigada...
    Foi muito útil... valeu...
    Meire

    ResponderExcluir
  85. Ola Ubiratan
    Tenho visto alguns de seus videos no youtube....muito bom.
    sou professor na univerisdade de londres....mas brasileiro! Gostaria de receber algum material seu....quem sabe um DVD com o material que tens na radio bog, e se possivel a oportunidade de trablharmos juntos em algo traduzindo o teu material em Ingles...o que achas?

    Um abraco

    Ailson de Moraes
    email. ailsonmoraes@yahoo.co.uk

    ResponderExcluir
  86. Boa Noite Ailson! Primeiro quero dizer que é realmente um prazer ter a admiração de um brasileiro que é professor em Londres! Posso imaginar as barreiras que enfrentou e superou para exercer esse ofício na terra dos "gentleman's" (rs).

    Claro que vai receber! Só me passe o endereço para combinarmos! Quanto a trabalhar juntos a idéia é mais do que excelente! Há algum tempo venho melhorando meu inglês justamente com a idéia de expansão global da radioblogtv! Não ignoro o fato de que se meus vídeos fossem em inglês eles teriam no mínimo o triplo de alcance e de acesso que eles tem hoje!

    Vamos sim! Vamos combinar isso direitinho para dar prosseguimento a essa parceria! Estou te mandando o e-mail!

    ResponderExcluir
  87. Prezado

    Meu nome e Regina e encaminhei um e-mail para você e peço que verifique, pois não estou conseguindo concluir a operação de aquisição do produto.
    no aguardo
    Regina Bramdão - reginabram@gmail.com

    ResponderExcluir
  88. Bom Dia Regina! Acabei de verificar o problema com a conta e já foi resolvido! Concluí a compra e o pagamento já foi feito! O material solicitado (aulas de TGA) vai ser encaminhado hoje para o endereço que consta no cadastro da compra! Lembrando que estas são as aulas antigas de TGA! Ok. Abraços

    ResponderExcluir
  89. Boa noite Professor Ubiratan...
    Em uma pesquisa sobre indisciplina, encontrei sua sugestão sobre o desenho Naruto...mas tenho medo que os alunos entendam mal e o peguem como exemplo, vc sabe de pessoas que o trabalharam e os resultados que alcançaram? Sou orientadora educacional em uma região bem complicada e além de alunos indisciplinados até mesmo pela realidade que esses alunos vivem, temos professores desmotivados, estressados e sem muita esperança de mudança. Por isso, gostaria de saber se vc tem vídeos, aulas, sugestões que possam me auxiliar a mudar um pouco esse quadro. E ainda, quero parabenizá-lo pelo blog1
    Obrigada
    Eu

    ResponderExcluir
  90. Boa Noite tudo bem! Sim é justo o seu receio, mas se vc começar a perguntar aos alunos a respeito mesmo do desenho vc vai ver o quanto ele é realmente produtivo. A luta é apenas um pano de fundo para tratar de temas como bullying por exemplo. Naturo é vítima de bullying, mas ele reverte isso para o coletivo (para mostrar ao coletivo seu valor mesmo sem ter os predicatos que a sociedade exige: família e tradição) e não sai atirando em todo mundo ou matando crianças.

    O fato é que somente podemos orientar crianças entrando no mundo delas e conhecendo a forma como elas pensam que é bem diferente da nossa. Não tem como trazer as crianças até nosso mundo e não entrarmos no mundo delas descobrir onde elas estão E DE LÁ apontar um caminho melhor. Muitos professores ficam desmotivados (e com razão) porque lutam com base no seu ponto de vista única e exclusivamente. Mas, vamos tratando disso no blog! É uma questão de visão de mundo...

    ResponderExcluir
  91. Olá Ubiratan!
    Antes de tudo, parabéns pelo seu trabalho e conteúdo.

    Esta mensagem tem um motivo e gostaria de deixar uma pergunta: Você quer melhorar ainda mais o visual e qualidade das informações que transmite aos seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores?

    Somos especializados na Criação e Desenvolvimento de Apresentações e outros serviços agregados em Design Gráfico, Quadrinhos e Web.

    Podemos ajudá-lo ainda mais nesta tarefa de se comunicar com o mundo!

    Um forte abraço
    contato@r2creative.com.br

    ResponderExcluir
  92. Obrigado pelo recado! Eu reconheço que realmente o blog precisa de um visual mais moderno e agressivo, mas por enquanto estou me concentrando na produção de conteúdo! Ok. Mas, vou guardar o e-mail e quando for alterar vou fazer um orçamento com vcs! Ok. Abraços

    ResponderExcluir
  93. Olá Ubiratan.
    Tenho comprado suas palestras,seu trabalho é muito bom, por isso, gostaria de saber se na ONG ONDE EU TRABALHO PODERIA UTILIZÁ-LAS COMO SUPORTE AO MEU TRABALHO.

    OBRIGADA,

    PAULA

    ResponderExcluir
  94. Bom dia Paula! Obrigado pelo recado! Claro! Pode usar à vontade as palestras na sua ONG. Para mim é uma alegria muito grande saber que o trabalho tem essa utilidade mais ampla e nobre! Fique totalmente a vontade para usar o material! Ok. Abraços

    ResponderExcluir
  95. Bom dia Ubiratan! Sou Pedagoga e sempre trabalhei em sala de aula no ensino fundamental, mas sempre tive vontade de trabalhar na gestão de uma instituição, comecei ontem minha pós-graduação em Pedagogia Empresarial e estou muito motivada a aprender pois pra mim está sendo tudo muito novo mas ao mesmo tempo tenho dificuldades de entender certas termologias. Que tipo de leitura você indicaria pra mim que estou no inicio de tudo, comecei a ter uma ideia sobre o tema da minha monografia, penso em focar meus estudos na nova modalidade de ensino a distância o que você acha?
    Abraços, Jucelaine 11/11/11

    ResponderExcluir
  96. Primeiro quero pedir desculpas pela demora! Não configurei o blog para mandar mensagens de recados para o meu e-mail. Estou respondendo tudo hoje! Sim, para quem esta no começo de tudo é preciso entender algumas coisas. O primeiro livro que recomendaria para vc ler (para se ter uma idéia do impacto e da extensão das novas tecnologias) é o livro "A Era do Acesso" - A Era do Acesso - Jeremy Rifkin

    Depois que passar por esse livro vc vai ter uma nova e deslumbrante visão sobre os impactos presentes e futuros das novas tecnologias e ai sim vai poder decidir melhor sua leitura. Esse livro aborda educação, economia, administração, mercado, globalização e capitalismo tudo junto e fundido e de forma bem simples!

    Eu recomendo!!!

    ResponderExcluir
  97. Boa Noite!

    Criei a conta no gmail, ja efetuei o pagamento de R$ 15,00. uando terei acesso ao sistema. Estou precisando com urgencia.

    Att.
    Katia

    ResponderExcluir
  98. O convite foi enviado no mesmo dia e ela teve acesso no mesmo dia. Basta logar com o gmail e sua própria senha! Ok

    ResponderExcluir
  99. Eu assinei os Itens de TGA, recebi o convite, mas qd fui acessar novamente deu como inválido.Pode me ajudar?
    Email:solangemarques07@gmail.com

    ResponderExcluir
  100. Boa Tarde Solange!

    Acabei de refazer o convite! Pode entrar agora da mesma forma que antes: e-mail e senha do e-mail! Ok. Deve ter ocorrido alguma falha no sistema na hora de logar. Mas, é simples de resolver!

    Qualquer coisa me acione!

    Abraços

    ResponderExcluir
  101. ainda não consegui o acesso
    almeida020@gmail.com

    abraços

    ResponderExcluir
  102. Bom Dia Ricardo!

    Refiz o convite mais uma vez! Vc precisa aceitar o convite em até 24 horas porque se não ele perde a validade. Como vc demora a aceitar o convite fica inválido. Aceitou o convite vc tem que entrar com seu e-mail do gmail e sua própria senha do gmail. Somente isso. E lembre-se de agora em diante vc acessa a parte premium do blog e não a parte aberta. O link da parte premium de gestão de pessoas é esse (coloque nos seus favoritos)

    http://rbtgestaodepessoas.blogspot.com.br

    ok

    Abraços

    ResponderExcluir
  103. Olá Ubiratan! Adivinha quem é? Estou muito feliz com o sucesso da radioblog. Acredite seu video Era do Gelo foi tema do nosso planejamento aqui no TUCUNDUVA com mais de 1 milhão de acessos. Meu professor da Escola que honra. Estamos com muitas saudades, precisamos conversar. Diretora Cecília Ramalho
    Deus te abençoe sempre.
    tel: 96108 - 4563 (oi)

    ResponderExcluir
  104. Bom Dia Cecília! Nossa que alegria ver esse recado hoje aqui! Obrigado e glórias a Deus pelo sucesso da Radioblogtv! Muitas promessas temos ainda no Senhor! rs. Eu também tenho saudades deste bom tempo de aprendizado no Tucunduva! Vou ligar para vc ainda essa semana e vou dar um pulo ai na Escola! Estava mesmo precisando ir ai! Ok Abraços

    ResponderExcluir
  105. Olá Ubiratan! Meu nome é Luana sou pedagoga e adorei seu trabalho. Fiquei muito feliz em saber que posso ter acesso aos vídeos, já que, estou estudando para concursos públicos e alguns temas exigem uma compreensão maior.
    Já efetuei o pagamento dia 16/11 e não sei como ter acesso aos vídeos.
    Aguardo ansiosamente sua resposta.
    Muito obrigada e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  106. Olá Ubiratan! Meu nome é Juliano Bittencourt e também sou professor, já efetuei o pagamento da assinatura premium, e agora, receberei algum link para poder assistir o conteúdo? Como faço? Obrigado.

    ResponderExcluir
  107. Ubiratan não estou conseguindo o acesso aos vídeos. Meu e-mail é lsfa01@gmail.com. Você me mandou um convite mas não deu certo. Por favor mande outro convite já efetuei o pagamento e foi transferência bancária.
    Aguardo respostas!!
    Luana Fontenele

    ResponderExcluir
  108. ola.
    gostei muito da palestra "livro monge e o execultivo",na buzerro.com mas o certificado padrao "curso de" voce poderia dispor de certificado como palestra para fiz de horas complementares a universidade nao aceitou.aguardo....

    ResponderExcluir
  109. meu nome eden do estado rio grande do sul. email edenjoseoliveira@gmail.com sobre certificado palestra.
    abraço.

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br