18 de set. de 2008

Dicas de Bons Filmes: Kiriku e a Feiticeira

Todos nós podemos fazer uma dezena de boas críticas a respeito da atual produção cinematográfica mundial, mas não podemos deixar de reconhecer que hoje há excelentes filmes que estão fora do circuito oficial de Hollywood. Os chamados filmes alternativos tem surpreendido bastante em termos de qualidade e profundidade.Um dos filmes que assisti esse finalmente de semana e que me deixou extremamente eufórico foi o filme “Kiriku e a Feiticeira”.


Um excelente filme que transcende a questão das classificações que Hollywood geralmente faz: adulto, infantil, adolescente etc. Esse filme não! Ele tem a capacidade de transcender em muito essa relação linear de filme. A história é simples, mas ela é contada com uma profundidade muito grande. Kikiku é uma criança que já nasce grande. Já nasce perguntando e questionando seu mundo. É como um Macunaíma, mas Kiriku é extremamente engajado na realidade ao contrário deste último personagem (Macunaíma) que é tomado pelo egoísmo que o cega para o conjunto de acontecimentos que o cerca. Claro que isso não tira a majestade da Obra Macunaíma, mas Kirikú vai além disso.

Ele é um personagem que cresce na narrativa. Cresce porque busca não somente compreender os problemas, mas também quer resolver. Hoje ainda vou fazer um podcast deste filme! Ele é muito denso e muito lindo para caber em palavras!

2 comentários:

  1. Gostei muito do vídeo, gostaria de ler o livro. Porque é uma boa proposta de atividade de leitura na escola.

    ResponderExcluir
  2. Verdade! O Vídeo é excelente! E serve para muitas séries e até colegial dá para trabalhar! Valeu pelo comentário

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br