18 de set. de 2008

Gestão de Pessoas: Palestra sobre Comunicação Organizacional usando Peter Senge e Paulo Freire




--> --> --> -->
Esta palestra para a empresa Hidramac foi uma experiência muito boa! Pela primeira vez (fora do meio universitário e de ONGs) uma empresa lançou um desafio de fazermos uma palestra sob demanda. Ou seja, nos foi encomendado um tema para trabalharmos e produzir uma palestra dirigida para um público específico. Até hoje tinhamos feito palestras com base nos meus vídeos...

Outro desafio foi o fato desta palestra não ser uma palestra informativa, mas ser uma palestra formativa. Até então, as palestras que eu fazia eram de cunho informativo no qual pontuava temas que já eram de conhecimento do público. Ou seja, apenas relembrava temas conhecidos de uma forma mais dinâmica e divertida. Ministrava palestras de motivação para pessoas que já haviam passado por dinâmicas e tinham conhecimentos sobre temas relacionados. Mas, com a Hidramac a proposta foi diferente...

Era necessário desenvolver uma palestra formativa. Ou seja, era preciso formar pessoas dentro da proposta que nos foi dada: comunicação organizacional. A empresa esta passando por um processo de reestruturação e vai crescer na proporção de dois dígitos e esta implementando uma novo processo de gestão. A questão não seria informar, mas formar este público interno para uma nova etapa do processo produtivo. O gerente de Recursos Humanos (Clóvis A. Campos) nos forneceu uma lista dos temas que gostaria de ver abordado e a partir daí passamos a desenvolver com base no desenho animado Era do Gelo II.

Mas, só ele não daria conta dos temas listados por Clóvis Campos. A partir deste ponto tivemos que realmente improvisar e criar uma palestra. Foi muito desafiador e gratificante. Eu estive pessoalmente com Clóvis e ele me mostrou a empresa, me falou do mercado de atuação e da futura estrutura que viria a montar e daí tive uma visão de suas necessidades organizacionais. Era necessário inovar agora! Não tínhamos mais um “Bloco”, mas estávamos com peças para montar um novo espaço produtivo. Era hora de sairmos da Dreamworks (Empresa que criou o desenho Era do Gelo) para ganhar vida na Radioblogtv (rs).

Este vídeo representa apenas uma ínfima parte da palestra. De fato, a estratégia foi usar o conhecimento dos funcionários para construir o conceito de comunicação e depois buscar reverter isso no slide de powerpoint. Ai entra o conceito de Peter Senge de organização de aprendizagem. Temos que fazer o conhecimento que já existe no local emergir para superfície para torna-lo o sedimento (o alicerce) de um novo conhecimento. Podemos dizer que isso também é Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia) porque respeitamos o conhecimento dos educandos para criar um novo patamar de aprendizagem. É gente! Não se esqueçam que sou professor de Geografia! rs


Os temas que mais trabalhamos na palestra de Comunicação Organizacional foi relacionamento entre marido e mulher, criação de filhos e aquisição de automóvel. Eu não escolhi os temas! Na medida em que fui falando do cotidiano e fui percebendo os sorrisos que se alargavam na medida em que eu falava de relacionamento marido e mulher e criação de filhos eu fui me aprofundando neles. Afinal, isso nos torna comuns porque também sou casado e também tenho uma filha. E ai palestra foi de bom para melhor! São temas que todos já dominavam bem!

Na primeira turma (foram duas turmas de 1:30 cada) os homens predominavam então o tema foi informal foi como nossas esposas e filhos conseguiam de nós homens (os detentores de toda a autoridade domiciliar) seus objetivos sem precisar usar a força ou a coerção. Pincelávamos este ponto e voltávamos para o slide para ilustrar que este principio de comunicação também deveria ser usado na empresa. Comunicar sem agredir, preparar o contexto da informação. Isso atingiu bastante os funcionários que tinham cargo de chefia e exercia poder hierárquico! Na segunda turma havia mais mulheres. Quando indagadas elas falaram sobre “o como conseguir” sem precisar agredir ou usar a coerção.

Como criar um contexto para comunicar tudo e usar as palavras apenas no final da comunicação. Eu aprendi bastante nesta palestra. Como as esposas tem consciência de que não sendo dotadas de força devem usar a comunicação como arma central de seu processo de convívio. O mesmo se pode dizer das crianças. Neste tempo fazíamos a comparação entre os personagens do Era do Gelo II – tigre (agressividade), o mamute (força) e a preguiça (comunicação).

E ai a palestra começou a se tornar divertida e interessante...O desafio de trazer conceitos complexos para a realidade cotidiana foi muito bom! Alias, é uma das propostas da Radioblogtv simplificar conceitos. Não é a toa que o nosso lema é “conectando idéias”. Nós entendemos que estas idéias já existem, como também o entendimento delas, e o nosso papel é apenas conectar. Somos a liga, apenas a liga de todo um conjunto de ingredientes que já existe...E ai hoje tivemos os resultados de nossa palestra formativa. Foi passado um questionário para os funcionários votarem e avaliarem a palestra. E o resultado nos deixou muito alegres e empolgados!




Um comentário:

  1. Ηеllo mates, pleasant paragrаph аnd fastidious
    argumentѕ commenteԁ heгe, I am gеnuinely enjoyіng bу these.
    Look into my web page : simply click the up coming webpage

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br