19 de ago. de 2008

Gestão de Pessoas e Monstros S/A: modelo de negócios e RH estratégico rumo a inovação

Acesse todas as aulas no formato de vídeo aula no nosso novo site:



www.ubiratangeo.com.br




Palestra Vídeo Aula  Filme Monstros SA - Liderança e Cultura Organizacional


tags: filme, monstros, sa, organizacional, organização, liderança, gestão de pessoas, líder, liderança, aprendizagem, aluno, escola, utilizar, empreendedorismo, vídeo aula, mp3, 



Este é um filme fantástico! A narrativa gira em torno de
uma fábrica (Monstros S A) que produz energia para a cidade dos monstros que é um mundo paralelo ao nosso, mas funciona sob a mesma lógica: o objetivo básico de uma empresa é a criação de um produto para a sociedade visando lucro. Todo esse processo envolve funcionários, estrutura administrativa, chefia e estratégia empresarial. Ou seja, temos o nosso mundo representado pela empresa Monstros S A.


Os dois personagens centrais são James Sullivan (monstro roxo de chifres) e Mike Wazowski (bolinha verde de um olho só). O primeiro é típico funcionário que é dedicado a empresa e recebe as “honrarias” de ser o empregado do ano (bate recordes de produção) enquanto que o segundo é ajudante do tipo San Chupança, mas que tem um grande potencial que não é aproveitado pela estrutura da empresa. A dupla é muito boa no que faz, mas não questiona o modelo de negócios da empresa. Fazem seu serviço de olhos fechados e não querem perceber o modelo de negócios da empresa é fadado ao fracasso.

Há um imenso esforço para se atingir as metas da empresa que vive a beira da falência total porque não quer se adequar as mudanças que ocorrem na sociedade a qual a empresa depende: a nossa sociedade. O chefão é uma espécie de caranguejo chamado Henry Waternoose que insiste em um modelo de negócio que mostra seus evidentes limites dada a mudança da cultura social. A empresa vive dos “gritos das crianças” que são engarrafados e transformados em um produto (energia) que é vendido para os monstros (consumidores) que vivem na sociedade dos Monstros.

A Monstros S A é a empresa que faz essa transformação da matéria-prima (gritos) em produto (energia). O problema é que as crianças (dada a mudança cultural em nossa sociedade) não estão mais se assustando com os monstros. Os monstros são obsoletos perto dos filmes de terror produzidos por Hollywood.
É preciso um esforço enorme para que uma criança se assuste e gere energia. A empresa está em crise e a falência é uma questão de tempo.

Mas, Waternoose (chefão) conta com funcionários dedicados do calibre de James Sullivan (monstro roxo de chifres) e Mike Wazowski (bolinha verde de um olho só) para manter o nível da produção. O problema é que, dado o modelo obsoleto de negócios, Waternoose (chefão caranguejo) tem problemas em contratar novos funcionários. A maior preocupação de Waternoose é com a área de Recursos Humanos!

Essa parte é muito engraçada. Ele busca contratar monstros que tenham a “personalidade” de Sullivan (monstro roxo de chifres), mas descobre que não é possível fabricar “Sullivans” que tornara-se o pilar e o sustentáculo de sua empresa. A questão começa a complicar quando um funcionário desonesto chamado Randall Boggs (que tem inveja do sucesso de Sullivan) busca criar um modelo de negócio “paralelo” (a lá Eron e Parmalat) para aumentar o faturamento da empresa. Randall seqüestra uma criança (isso é proibido por lei) a fim de “sugar” os gritos dela à força aumentando assim o faturamento da empresa.

Veja sob a administração A La Enron:clique aqui


A questão começa a se complicar quando acidentalmente James Sullivan (monstro roxo de chifres) descobre a falcatrua e se afeiçoa a criança seqüestrada. Daí é aproveitar a parte cômica do filme e dar muita risada. Toda essa confusão, no entanto, permite que James Sullivan e Wazowski se dêem conta que o modelo de negócios da empresa é fadado ao fracasso e que seus esforços individuais para bater as metas só adiam a falência da empresa, mas de modo algum resolvem o problema do faturamento. Em meio a confusão os dois percebem que é possível ter um novo modelo de negócio muito mais lucrativo e muito menos penoso. É preciso eformular a empresa e mudar o próprio critério de “funcionário ideal” a fim de que a empresa se recupere. Os dois escobrem que é possível obter energia através dos sorrisos (o modelo anterior era baseado nos gritos) das crianças.

Isso seria moleza porque dada a obsolescência dos monstros eles provocavam mais risos do que apavoravam. O que era a desvantagem (os monstros não tinham mais o know-how de assustar) acabou por se tornar uma vantagem (eles eram cômicos e produziam risos fáceis). No entanto, para se utilizar desta "oportunidade estratégica" seria preciso fazer uma revolução interna. A oportunidade estava lá fora, mas a empresa só poderia se aproveitar dela se fizesse uma revolução interna. Ao contrário do que Waternoose (chefão caranguejo) afirmava, não era as mudanças sociais que estavam levando a empresa a falência, mas era a resistência da empresa em mudar seu modelo de negócios que estava causando isso.

A culpa não era das crianças (que não se assustavam mais), mas sim da empresa que insistia em não aceitar a mudança. A oportunidade aparece quando Waternoose (chefão caranguejo) é preso devido as suas falcatruas e Sullivan (monstro roxo de chifres),assume o comando da empresa. Em pouco tempo ele tira a empresa da falência produzindo mais energia com menos esforço. Cria um novo modelo de gestão de pessoas onde os funcionários trabalham mais felizes (agora eles trabalham para alegrar e não para assustar) e os estagiários que não valiam nada passam a desempenhar papel fundamental no processo organizacional da empresa.

Este filme demonstra bem como podemos transformar mudanças sociais (e consequentemente mudanças de mercado) em vantagens competitivas significativas desde que não tenhamos a pretensão de mudar o consumidor ao invés de se adaptar a ele. Se adaptar ao contexto social. É dentro deste contexto que o RH Estratégico se torna fundamental. O RH estratégico deve ser o centro de difusão da Gestão de Pessoas e de uma nova cultura corporativa que venha incorporar tendências sociais e que inove continuamente...

Veja o Vídeo da Radioblogtv sobre o desenho Monstros SA. Quem quiser o vídeo é só pedir deixando um recado aqui no Blog com e-mail, please...rs


Palestra Vídeo Aula  Filme Monstros SA - Liderança e Cultura Organizacional


tags: filme, monstros, sa, organizacional, organização, liderança, gestão de pessoas, líder, liderança, aprendizagem, aluno, escola, utilizar, empreendedorismo, vídeo aula, mp3,  Palestra Vídeo Aula  Filme Monstros SA - Liderança e Cultura Organizacional


Esse pacote contém aulas baseadas no livro de Idalberto Chiavenato “Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações” – Editora Campus 8 Tiragem 1999. O pacote contém 17 aulas que são compostas de arquivos de áudio mp3 e slides de powerpoint. São arquivos independentes (áudio é separado dos slides). As aulas estão separadas por capítulos e abaixo contém a descrição completa mais o tempo de cada aula.
Todos os arquivos serão enviados por e-mail em até 24 horas da confirmação do pagamento pelo site!! 

01 GP CHI - Introdução a moderna GP (1 hora e 40 minutos)
02 GP CHI - GP em um ambiente dinâmico (1 hora e 30 minutos)
03 GP CHI - Planejamento Estratégico da GP (1 hora e 59 min)
04 GP CHI - Recrutamento de Pessoas (1 hora e 8 minutos)
05 GP CHI -Seleção de Pessoas (1 hora e 19 minutos)
06 GP CHI - Orientação das pessoas (1 hora e 13 minutos)
07 GP CHI - Modelagem de Cargos (1 hora e 20 minutos)
08 GP CHI - Avaliação de desempenho (46 minutos)
09 GP CHI - Remuneração (54 minutos)
10 GP CHI - Programas de Incentivos ( 51 minutos)
11 GP CHI - Benefícios e Serviços (31 minutos)
12 GP CHI - Treinamento (1 hora e 6 minutos)
13 GP CHI - Pessoas e organizações (1 hora e 22 minutos)
15 GP CHI - Higiene, Segurança e qualidade de vida ( 1 hora)
16 GP CHI - BD e Sistemas de Informação de RH (50 minutos)
17 GP CHI - O futuro da gestão de pessoas (30 minutos)

Adquira as aulas avulsas na nossa Loja Virtual: clique aqui

Ou se torne assinante e tenha acesso a todos esses conteúdos e ainda mais: www.ubiratangeo.com.br

32 comentários:

  1. Ubiratan boa noite.
    Seus videos s�o demais, muito criativo.
    Gostaria que voc� encaminhasse os videos de todos os desenhos que possue como desenho Monstros SA, Vida de Inseto e era do gelo.

    Parab�ns e um grande abra�o
    Elisa Ballam
    elisa.ballam@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Elisa!

    Ahh, gosto de internautas (ou leitores) empolgados! Com um recado destes como posso resistir a esse pedido! Vou colocar os links para vc baixar todos esses vídeos direto aqui do Blog!

    Eles são grandes e por isso não dá para enviar por e-mail, mas posso enviar o link para vc baixar! Vou colocar aqui no Blog também para todo mundo baixar!

    Mas, PESSOAL, eu gosto de recados bonitos como o da Elisa! rs

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Ubiratan!

    Parabêns pelos vídeos, são ótimos!

    Temos um seminário para apresentar na faculdade sobre empreendedorismo, e gostamos muito do vídeo dos monstros S.A "Os desafios de ser um empreendedor"

    Gostariamos de saber, se teria como nos enviar em apresentação do power point, para usarmos como complemento em nosso seminário...

    Estou enviando nosso e-mail e aguardamos um retorno!

    Desde já agradecemos!


    e-mail: juh.araujo@ymail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Ju!

    É com o maior prazer que estou te enviando o link para vc baixar o vídeo! Quem dera mais professores dessem trabalhos relacionados ao empreendedorismo!

    Quando não temos esse incentivo em casa a escola serve muito bem como porta de entrada de novas idéias relacionadas a negócios e novas iniciativas pessoais!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Ubiratan!

    Muito obrigada por ter enviado o link!

    O vídeo será de grande utilidade em nosso seminário...

    Muito Obrigada mesmo!

    Abraço!

    Juliana!

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Ubiratan!

    Gostei muito dos seu videos, vc ta de parabens por essa ideia, muito bom mesmo.
    Se possível me passa o link para baixá-los.
    Obrigada
    silviatokarski@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olha, realmente vc é um talento !!! um bem super valioso para área da Gestão de Pessoas...gostaria de receber os link dos filmes e desenhos...para utilizar com meus alunos.

    Abraços
    Monica
    mgfeitosa@globo.com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Silvia!

    Já enviei o link para você baixar os vídeos e ainda deixei um recado lá no meu novo blog para você! Para quem esta chegando agora fizemos um novo blog que esta mais organizado do que esse:

    http://birageo.blogspot.com/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Mônica!

    É um prazer ter uma entusiasta do conceito de Gestão de Pessoas aqui no Blog! Fico contente que o material sirva para os seus alunos! Vou mandar alguns links para vc (ainda não coloquei todos no ar), mas temos um canal no youtube também! Tem mais material lá! Mas, acesso o novo blog que é mais fácil baixar o material de lá:

    http://birageo.blogspot.com/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Tem mais um artigo de áudio no meu blog em outra página: http://ubiratangeo.blogspot.com/2009/03/respondendo-ao-internauta-filme.html

    ResponderExcluir
  11. Ubiratam, é muito bom falar contigo, a radioblog é show de bola, nota 10 mesmo, seus videos, são muito bons tem uma abrodagem muitosensata das situações, ja usei temas da radio blog em reuniões e foi um sucesso.Parabéns, peço que me envie o link o video do Monstros S.A

    e-mail: ebozzah@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Beleza Grupo TQC! Que bom! Fico muito contente de estar lendo e-mails como o seu e de outros internautas que utilizaram o material da Radioblogtv com sucesso em outras situações! Fico muito contente mesmo! Estou enviando o link para vc baixar o vídeo! Valeu!

    ResponderExcluir
  13. ola gostei muito do video dos monstros s.a com empreendedorismo...
    !!!!

    ..gostaria muito de receber no meu e-mail que eh:

    otavio.henrique.fs@gmail.com

    desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela mensagem Otavio Henrique! Já envei o arquivo do vídeo para o seu e-mail! Espero que faça uma ótima apresentação. Vou fazer mais duas novas versãoes do filme! Aguarde!

    ResponderExcluir
  15. oi adorei os comentários sobre o filme sua visão estrátegica é otima por gentileza teria como enviar este video sobre a monstro s.a no email karinasantosoliveira90@yahoo.com.br.
    Desde já agradeço.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia Karina! Obrigado pelo recado! Eu fiz melhor do que enviar diretamente para vc! Eu coloquei o link para baixar direto do blog. De fato, eu já deveria ter feito isso antes...rs

    O link para baixar o vídeo esta abaixo da tela dele! OK

    ResponderExcluir
  17. Olá Ubiratan, muito bom dia! Suas idéias são realmente fantásticas e vejo em você uma pessoa que gosta de dividir e passar conhecimento, um verdadeiro entusiasta da educação.Se tivéssemos mais pessoas igual a você, este país estava um pouquinho diferente.Gostaria muito de receber todos estes filmes e desenhos.Todos legais, monstros SA,Vida de inseto,... Falei do seminário que irei apresentar na próxima semana sobre EMPOWERMENT,lembra? sou de Salvador-Ba e vou divulgar bastante seu trabalho por aqui. Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Esqueci de enviar meu e-mail. zemar.souza@ig.com.br

    ResponderExcluir
  19. Bom Dia Jailson! Sim vc me ligou no sábado direto da Bahia para São Paulo! Isso é que é estar conectado! Muito agradecido pela ligação e pelos comentários a respeito do trabalho desenvolvido aqui na Radioblogtv!Olha para receber todo o material da Radioblogtv precisa comprar aquele cd de motivação de 20 reais!

    Mas, vc quer apenas o vídeo dos Monstros SA para realização do trabalho não é! Então enviei hoje para vc! Já esta no seu e-mail para vc baixar! Ok. E divulgue a Radioblogtv ai na sua faculdade! Fico extremamente grato por isso!

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de receber o video do filme dos Montrons S/A

    Betygazolla@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Prof. Ubiratan!
    Parabéns pelo seu artigo! Gostei muito da analogia do filme Monstros SA com a nossa realidade organizacional. Nos faz refletir as mudanças de paradigmas (gritos x risadas)de uma maneira lúdica e divertida.
    Possuo um blog sobre gestão, tecnologia e qualidade e se você autorizar, gostaria de publicar o seu artigo com a devida referência. Se quiser conhecer meu blog será muito bem vindo: http://blog.qualyteam.cvom.br
    Uma abraço! Giovana Rossa

    ResponderExcluir
  22. Boa Noite Giovana!

    Muito obrigado pelo recado! é realmente esse filme é muito bom e tem muito mais a ser explorado! Pode ficar a vontade em publicar o meu artigo no seu blog! Eu visitei seu blog e é realmente muito bom em termos de conteúdo! Gostei Muito! Já coloquei nos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  23. Estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre Organização da Produção e gostaria muito de receber os videos e artigos que tem sobre Monstros S.A.
    Obrigada
    raphaelabrandi@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Ubiratan,

    tive oportunidade de ver seus videos e são muito interessantes. Estou precisando de um video sobre Valores Organizacionais e suas funções, você tem como me ajudar.
    Desde já agradeço pelo carinho e atenção.

    Luciano.

    luciano@sdnet.com.br

    ResponderExcluir
  25. Obrigado pela mensagem Luciano! Eu realmente não tenho um vídeo específico sobre o tema! Ok. Abraços

    ResponderExcluir
  26. OI Ubiratan,
    Sou coordenadora de uma escola e estamos trabalhando vários filmes como tema do nosso PPP e um deles é o filme Monstros S/A adorei as suas colocações sobre o filme.
    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Bom Dia Amélia! Prazer em tê-la aqui no blog! Fico ainda mais feliz em saber que estou contribuindo com meus colegas professores para a melhoria da qualidade de ensino dentro do ambiente escolar! Eu ainda vou explorar mais esse filme! Vou fazer uma palestra em breve com ele!

    Agora aproveite também o filme Fuga das Galinhas! Esse já tem palestra feita! Muito bom!

    ResponderExcluir
  28. Ola Ubiratan!
    Adorei a idéia de relacionar desenhos animados com a gestão de pessoas! Diversão e aprendizado juntos! Eu que o diga.rs. tenho um bebê de 7 meses e tenho visto muito desenho ultimamente!
    Gostaria que você me enviasse os materiais a respeito dos desenhos.. Monstros S.A, Era do Gelo e Vida de Inseto, pois gostaria de enriquecer uma apresentação que preciso fazer na matéria Gestão de Empresas. Agradeço desde já.
    ass.: Marcia Regina
    m_stankiwich@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Boa Tarde Marcia Regina! Obrigado pela mensagem! É realmente as crianças aguçam nossa percepção para as coisas mais simples o que nos capacita a entender as mais complexas! Eu vou mandar o link para que vc possa se tornar assinante do nosso blog e tenha acesso a todo o material! Ok.

    ResponderExcluir
  30. Adorei o POST e gostaria muito de receber esse vídeo. profsamuelaraujo@live.com

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Ubiratan, gostaria de em primeiro lugar dar parabéns pelo seu trabalho, gosto muito de trabalhar desenhos em minhas aulas de administração e Monstros é um deles, algumas vezes sei que é difícil ser compreendida por alguns professores que de certo modo acham desenhos sem mensagens hehehe se é que me entende. Gostaria de receber seu material sobre este filme e outros que você possa me passar e claro gostaria de usar em minhas aulas também.
    Uma dica de material que tenho é Operação presente este filme mostra uma grande logística.
    Obrigada desde já.
    fabilautert@hotmail.com ou fabilautert@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Amei como posso construir esse mês organograma

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br