16 de jun. de 2008

Resenha do livro Por uma Natureza do Espaço: um breve início

Acesse todas as aulas no formato de vídeo aula no nosso novo site:




www.geografionline.com.br




A esmagadora maioria dos geógrafos já ouviu falar sobre Milton Santos! A maioria conhece sobre sua brilhante carreira no exterior como também sua grande contribuição para a ciência geográfica e para outras disciplinas. Todos conhecemos o fato de que Milton Santos foi o que foi porque conseguiu dialogar com outras disciplinas acadêmicas sem perder o vinculo e a consistência da geografia. Alias, é na própria geografia onde este pensador fez a maior revolução em termos de pensamento!


Milton Santos escreveu muitos livros e mais de uma dezena de artigos e publicações, mas todos os seus leitores reconhecem que a revolução conceitual e metodologia da obra deste velho guerreiro da geografia esta contida no livro “A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção”. Este é o livro chave para quem quer realmente compreender a totalidade da obra de Milton Santos e descobrir o que significa o seu método d análise geográfica. Ele mesmo diz na introdução de seu livro qual o legado que pretende estabelecer com a confecção desta obra revolucionária em termos de analise metodológica:

"Aceitarei esta desgraça sem estar demasiadamente afetado, se o leitor lhe quiser solicitar sobretudo uma orientação e um método".

O autor não se propõe a ser “simpático” ou “carismático” com o leitor, mas se coloca na posição de ser “demasiadamente afetado” se o leitor quiser uma orientação e um método. E no demais ele continua:

Nosso desejo explícito é a produção de um sistema de idéias que seja, ao mesmo tempo, um ponto de partida para a apresentação de um sistema descritivo e de um sistema interpretativo da geografia.

Ora quanto a descrição sabemos muito bem o que é, mas e quanto a método: A palavra método vem do grego méthodos, (caminho para chegar a um fim). O método científico é um conjunto de
regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes (Fonte Wikipedia)





Só neste ponto o autor nos chama a velha demanda geografica: qual o fim da geografia? Para que ele serve? Se o método é o caminho para chegar a um fim devemos saber qual o fim que pretendemos? A maioria dos geógrafos não sabe, mas Milton Santos ousou responder esta questão: a geografia estuda o espaço. Um método de análise espacial? Puxa agora viajou de vez! Vamos descrever o espaço então? Calma, ele disse método descritivo e interpretativo. Descrever o espaço geográfico é fácil, mas interpretar com base em um método científico que congregue as diversas variantes de análise é outra coisa! Para fazer isso precisamos ter um objeto que possa servir de alicerce para que diversas outras ferramentas possam se encaixar ai! E eis que vem Milton Santos e afirma:


Como ponto de partida, propomos que o espaço seja definido como um conjunto indissociável de sistemas de objetos e de sistemas de ações. Através desta ambição de sistematizar, imaginamos poder construir um quadro analítico unitário que permita ultrapassar ambigüidades e tautologias.

Realmente Milton Santos ousou não somente eleger um objeto de análise geográfico universal, mas também ousou dizer a todos como esse objeto deveria ser analisado! Ele criou um conjunto de ferramentas para isso: verticalidade, horizontalidade, técnicas, sistemas técnicos, local, redes etc. Todos conceitos plenamente aplicáveis no cotidiano...


Vamos trabalhar com cada um deles aqui para depois partir para a leitura da obra que não é tão inatingível como muitos imaginam. A questão é que precisamos estudar as categorias antes...
Palestra Livro Natureza do Espaço - Milton Santos - Parte I 


tags: Milton Santos, geografia, geógrafo, palestra, mp3, vídeo aula, espaço geográfico, sistemas de objetivos e sistemas de ações, filosofia das técnicas, marketing e geografia, idade de um lugar, paisagem e espaço, nova geografia, professores, professor, sala de aula, uso, vídeo aula 



4 comentários:

  1. ..mUito bom!!
    Mas gostaria de saber se esse livro pra estudar conceitos, como lugar, territorio, regiao...se ele e bom!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Josi!

    Esse livro é show de bola para muitas coisas! Milton Santos abriu um leque de conceitos que hoje serve para muitas áreas. Geografia, logística, teorias de sistemas, administração, gestão de pessoas e empreendedorismo. Eu preciso debater mais o conceito de geografia (sistemas de objetos e sistemas de ações) aqui no Blog!

    Estou dando um mudada no blog para ficar melhor para o pessoal achar os conteúdos! Tenho mais coisas dele no meu novo blog: : http://birageo.blogspot.com/

    E dá para entender muito o conceito de lugar, território e região sim. E muito mais! Dá para entender a técnica e a tecnologia e emendando dá para entender a globalização e a sociedade. Estou lendo aquele livro “Muhammad Yunus – O banqueiro dos pobres” e ele é Milton Santos puro...

    Vou dar palestra sobre o tema no meu Blog! Aguarde: :

    http://birageo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Opa! Projeto do blog birageo foi cancelado! Continuamos aqui! Aqui tem um link para os materias ligados a Milton Santos! Veja no Mapa do Blgo!

    ResponderExcluir
  4. preciso urgente de uma resenha de milton santos espaço e metodo...

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br