18 de set. de 2019

TGA 005 – O conhecimento enquanto competência: do saber ao empreender por meio das pessoas


TGA 005 – O conhecimento enquanto competência: do saber ao empreender por meio das pessoas

Grande parte das pessoas realmente tem dificuldade em saber diferenciar informação de conhecimento. Isso se deve ao fato de que no período de mais de uma década que passamos nas instituições escolares fundamentais temos acesso apenas a informação que é insistentemente ministrada como se fosse conhecimento. Todavia, não é!! Os alunos recebem muito informação nos anos escolares, mas tem pouquíssima chance de exercitar o conhecimento enquanto competência.

A diferença entre informação e conhecimento é justamente o fato de que informação pode ser repassada praticamente sem alterações enquanto
conhecimento sempre sofre alterações profundas no repasse para outras pessoas. A informação geralmente é impessoal e não gera impactos imediatos na pessoa ao contrário do conhecimento que é altamente pessoal e gera impacto nas pessoas. A informação pode ser gerada coletivamente por pessoas que nem se conhecem, no entanto o conhecimento é algo extremamente pessoal e só pode ser gerada por um grupo de pessoas que convive e coopera para um objetivo comum. As organizações estão em busca de conhecimento (e pagam para por essa produção) e não atrás de informação (que circula de forma gratuita). A própria definição de Chiavenato atesta:

“Conhecimento significa todo o acervo de informações, conceitos, ideias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade. Como o conhecimento muda a cada instante em função da mudança e da inovação que ocorrem com intensidade cada vez maior, o administrador precisa a aprender a aprender, a ler, a ter contato com outras pessoas e profissionais e, sobretudo, reciclar-se continuamente” (Introdução a Teoria Geral da Administração – Chiavenato – pag 4).

Difícil de compreender? Não é!! Vamos a um exemplo simples!! A informação sobre o incidente das “Torres Gêmeas” é um fato passado!! Ela é uma informação e não um conhecimento! No entanto, apesar do fato desta informação (a queda das torres) jamais mudar a sua interpretação (o conhecimento gerado por essa informação) sobre o assunto pode mudar. Tudo
bem!! Mas, isso não altera minha vida!! Então pensemos de outra forma!! Uma pessoa tem uma informação sobre seu pai advinda de sua mãe (um fato repassado por outra pessoa, ou seja, uma informação) que gera uma certa mágoa na pessoa e a deixa frustrada quanto ao casamento e o ato de ter filhos. Então, em uma dada circunstância ela conhece uma nova versão destes fatos (informação) dada pelo próprio pai e passa a pensar sobre uma nova perspectiva sobre esse fato (informação) gerando uma interpretação pessoal (esse sim conhecimento) o que muda seu conceito sobre casamento e filhos!!

Houve uma mudança pessoal em razão direta do fato da informação (impessoal não gerada pela pessoa) se tornar conhecimento (pessoal gerada pela tomada de consciência e elaboração conceitual em cima da informação)? Claro que sim!!! Informação informa, mas conhecimento transforma!! Informação trabalhada gera conhecimento e somente o conhecimento nos dá uma nova perspectiva da realidade! Uma perspectiva pessoa que chamamos de convicção!! Você sabe o que uma convicção pode gera em uma pessoa??




Visite meu site: www.ubiratangeo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br