15 de fev de 2017

Livro Os Sete Saberes Necessários a Educação – Edgar Morin: introduzindo a complexidade social para os alunos

Livro Os Sete Saberes Necessários a Educação – Edgar Morin: introduzindo a complexidade social para os alunos

Esse livro é realmente um dos melhores livros de educação das últimas décadas. Ele aborda a educação no âmago da questão: a relação escola e sociedade. Essa relação tempestuosa e intensa da escola com a sociedade não é nova, mas ela se estende sem resolução aparente a décadas. E isso se deve ao fato da instituição escola estar sempre atrasada em relação a dinâmica social e em tempos de transformação tão intensas (internet, redes sociais, globalização, pós capitalismo, sociedade do conhecimento etc) a escola realmente ficou para trás.

Não precisamos de muitos exemplos contundentes, mas de apenas um: o celular. O celular é o objeto que mais representa esse avanço das novas tecnologias (mobilidade) e a escola realmente se esforça para deixa-lo fora da sala de aula. É realmente incrível a resistência que a instituição escolar tem em relação a tudo o que não é tradicional!! O impasse é grande e o livro de Edgar Morin vem para tornar a compreensão da necessidade de “paz” com a sociedade e a intensificação deste relacionamento não somente como algo plausível, mas como algo desejável. Não temos como fazer a instituição escolar ser interessante e ter valor para os alunos se esta não for capaz de melhorar a introdução destes alunos em sociedade. E isso não pode acontecer se não estivermos na sociedade e em consonância (e isso não quer dizer plena concordância, mas apenas entendendo e acompanhando suas transformações) com essa mesma sociedade.


Edgar Morin traz para o debate conceitos importantes para se compreender a sociedade contemporânea: o contexto, o global, o multidimensional e o complexo. Esses são conceitos importantíssimos que podem ser incorporados as nossas aulas facilmente!! É um método de pensar e interpretar a sociedade que vai ajudar muito os alunos (e a nós mesmos) a enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais fragmentada e com menos certezas do que era a sociedade moderna (de onde a instituição escola se origina). Vale a pena, ler e refletir sobre os conceitos expostos pelo autor!! Funcionam  muito bem em sala de aula!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todos os áudios: www.ubiratangeo.com