27 de mar. de 2013

Podcast 07 EDU – PBPF – Teoria da conspiração? Existe realmente um sistema social voltado para destruir minha família?


Podcast 07 EDU – PBPF – Teoria da conspiração? Existe realmente um sistema social voltado para destruir minha família?

Eles têm contato diariamente com milhares de estímulos sedutores que se infiltram nas matrizes de sua memória. Por exemplo, os pais ensinam os filhos a ser solidários e a consumir o necessário, mas o sistema ensina o individualismo e a consumir sem necessidade. Quem ganha essa disputa? O sistema social. A quantidade de estímulos e a pressão emocional que o sistema exerce no âmago dos jovens são intensas. Quase não há liberdade de escolha. Ter cultura, boa condição financeira, excelente relação conjugai e propiciar uma boa escola para os jovens não basta para produzir saúde psíquica. Qualquer animal só consegue escapar das garras de um predador se tiver grandes habilidades. Prepare seus filhos para sobreviverem nas águas turbulentas da emoção e desenvolverem capacidade crítica. Só assim poderão filtrar os estímulos estressantes.

O sistema é mau, mas minha turma é legal. Essa era a música de Renato Russo que já apontava uma discrepância entre paz de espírito e vida social. É bom adiantar que não existe um SISTEMA com letra maiúscula, mas existem vários “sistemas” atuando simultaneamente no nosso espaço social. Um dos sistemas mais fortes sem dúvida é o sistema econômico que age em nossas vidas principalmente através do trabalho e do consumo. E é justamente esse sistema que guia grande parte das decisões educacionais das famílias. É esse sistema que interveem fortemente nas nossas relações humanas (sou mais legal porque tenho mais coisas, sou melhor porque dirijo um carro mais caro, sou melhor porque moro em uma casa maior etc).

A grande questão colocada pelo autor é justamente a respeito de qual sistema nos vamos atrelar nossos filhos. Não podemos tirá-los do sistema econômico, mas podemos prepará-los para sobreviver com o mínimo de humanidade e afetividade neste mundo extremamente materialista e consumista. E você esta fazendo isso? Ou esta estimulando seus filhos a consumirem mais? Estimulam eles a se apoiarem nas coisas ao invés de se apoiarem em atitudes? Se estamos estimulando consumo, futilidade e superficialidade estamos produzindo ótimos consumidores, mas péssimas pessoas (só se preocupam com coisas materiais), mas se estamos estimulando relacionamento, profundidade e significado estamos produzindo pessoas que se dispõem a melhorar a cada dia...

O conselho é: não coloque o dinheiro no centro do seu processo educacional...

Vamos falar sobre isso neste podcast...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br