29 de jun de 2011

A importância de escutar o cliente: a incrível história do EcoSport



A importância de escutar o cliente: a incrível história do EcoSport

Todos falam de escutar os clientes! Precisamos escutar os clientes! Os clientes são a nossa razão de existir! Nosso foco é atender o cliente! É agradar, mimar, paparicar o cliente! Mas, são raríssimas as empresas ou organizações que além de escutar o cliente procuram realmente implementar as sugestões que os clientes fornecem. O caso da Ford Brasileira (não é ironia o termo) é conclusivo para essas questões. Eles não escutaram os “clientes”, mas escutaram apenas “um cliente” e levaram a sério que ele estava propondo e produziram um dos melhores projetos automobilísticos feitos em território nacional nas últimas décadas! Veja a história narrada na Época Negócios (reportagem pense pequeno)

“Pressionada pela queda na venda de carros e a entrada no país de vários concorrentes a Ford do Brasil também recorreu a pequenas apostas: “precisávamos romper com o passado e criar algo inovador” – disse Rogelio Golfarb diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação para a Ford na América Latina. De 1997 a 2002 a empresa flertou com várias idéias. Investimos em esboços de diversos tipos; tateávamos no escuro fazendo tentativas de acerto e erro”. No nono mês de testes uma cliente sugeriu que a Ford fizesse um jipinho. Pareceu uma idéia capaz de agradar a vários públicos. Ai vieram as tentativas e mais protótipos, até chegar ao design do EcoSport”. No ano que vem, o jipinho deverá ser o primeiro carro da subsidiária brasileira a ser produzido e vendido mundialmente. Uma década após seu lançamento, o EcoSport segue com índices elevados de vendas. No ano passado, foram 43 mil unidades com 37,5% de participação no mercado de utilitários esportivos” – Época Negócios – Pense Pequeno – pag 101  

Ouça o podcast em áudio mp3

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