16 de fev de 2011

Palestra Dell Computers – Parte I : o empreendedor e seu negócio - empreendedorismo



Palestra sobre Empreendedorismo: o caso da Dell Computers – Parte I - palestra em áudio mp3

Baseado no livro "Dell - Computer Corporation: estratégias que revolucionaram o mercado" 




Capítulo 1 - Aprendendo a jogar: a experiência com a Dell’s Stamps

Como adquirir aprendizado sofisticado com experiências simples. Dell aprendeu o conceito de venda direta vendendo selos para os seus colegas –


Capítulo 2 – Aprendendo a identificar clientes potenciais: o caso do Jornal Houston Post

Um dos maiores desafios de um empreendedor é descobrir quem são seus potenciais clientes e desenvolver uma estratégia para atender suas demandas para fidelizá-los a um modelo de negócio. Vendendo jornais Michael Dell entendeu o “esquema”.


Capítulo 3 – Aprendendo a identificar as brechas dos grandes players: eu quero competir com a IBM

Quando nos empolgamos por algum ramo de negócios sempre nos deparamos com os predadores da área. Ou seja, os grandes players (jogadores) que já atuam na área e parecem monopolizar o mercado, não se engane eles são mais frágeis do que parece. Dell aprendeu isso.



Capítulo 4 – Jogando o jogo dos grandes players – O desafio de administrar seu próprio negócio: Qual a melhor maneira de fazer isso?

Depois de passados os primeiros arroubos de deslumbramento sobre a descoberta de um “nicho de mercado” vem o desafio de colocar as mãos na massa. Buscar concretizar aquela visão abstrata de “oportunidade de negócio”. Eis o lugar onde entra a administração, gestão de pessoas, gestão estratégica, visão de negócio etc. Michael Dell nos ensina sobre isso...



Capítulo 5 – Construindo um modelo de negócios competitivo: o conceito de venda direta da Dell e como foi possível a concretização deste modelo: satisfação garantida ou seu dinheiro de volta

Visualizar um nicho de mercado novo não é fácil, ousar iniciar uma empresa para arrebatar esse nicho é sinônimo de ousadia, mas nada se compara com a construção prática e concreta de um modelo de negócios (não estou falando de papel, mas através e por meio de pessoas). Levar as pessoas a compreenderem, se comprometerem e se motivarem a estabelecer uma estratégia de negócios não é fácil. Dell nos ensina...



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