28 de set. de 2009

Aula 27 – Teoria Geral da Administração - Funções básicas da organização industrial




Tópico trabalhando também: O ambiente Interno da Lucen Lac

Ponto I – Uma organização (a fábrica) como sistema social

A organização tem duas funções principais: produzir bens ou serviços (função econômica que busca o equilíbrio externo) e distribuir satisfações para os principais participantes (função social que busca o equilíbrio interno da organização)

Ponto II – Uma organização (a fábrica) é mais do que técnica

A organização industrial é composta de uma organização técnica (prédios, máquinas, equipamentos, instalações, produtos ou serviços) e de uma organização humana (pessoas que constituem a organização social). A organização humana tem por base pessoas

Ponto III – Na gestão a interação é o estágio último e a prova final do bom aproveitamento dos talentos contratados
A organização humana é mais do que a soma de indivíduos, devido a interação social e diária constante. Todo o evento dentro da fábrica torna-se objeto de um sistema de sentimentos, idéias, crenças e expectativas que visualiza os fatos e os representa sob a forma de símbolos que distinguem o comportamento bom ou mau e o nível social superior ou inferior.

Os dois subsistemas permanecem em um estado de equilíbrio, no qual uma modificação e um parte provoca a reação da outra no sentido de restabelecer a antiga condição. – conceito de equilíbrio social de Vilfredo Pareto.

Acesse as aulas completas e de graça: 

www.ubiratangeo.com.br




Um comentário:

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br