26 de ago. de 2009

Pink Floyd e a violência na Escola Pública no Brasil: uma profecia que se cumpriu

Quem já conversou com alguém com mais de 50 anos que tenha freqüentado o ensino regular já sabe a respeito das violências que ocorriam em sala de aula neste período. Mas, até ai nada de novo. A novidade não esta na violência (física, psicológica, social ou pessoal) dos professores em relação aos alunos, mas a novidade esta no fato de que os alunos hoje reagem a elas. Neste clip da Banda Pink Floyd “Another Brick in The Wall” (Apenas mais um tijolo no muro) há esta denúncia em relação a falta de consideração pela pessoa do aluno muito mais do que a denúncia pela violência física.

Se a violência física cessou nas Escolas Públicas (todo mundo tem medo do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente) e Particulares a violência pessoal (o descaso para com as aspirações e anseios dos alunos) ainda continua tanto nas particulares quanto nas públicas. E os alunos estão reagindo. Nas particulares reagem com desinteresse e falta de motivação em sala de aula e nas públicas reagem de maneira idêntica ao modo de reação destes alunos no clipe do Pink Floyd. Eles não querem ser mais um muro no tijolo. Precisamos dar mais que conteúdo para os alunos porque se não eles vão nos encurralar por meio da violência, do desanimo, da falta de motivação ou do descaso nos forçando a fechar o ciclo que diz “olho por olho” (violência social versus violência institucional).

A saída é iniciar um processo de gestão de pessoas na escola, motivar os alunos através do empreendedorismo e ensiná-lo, efetivamente, a administrar suas vidas...








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br