13 de ago. de 2009

Parte III Palestra: "Entre os muros da Escola" versus "Escritores da Liberdade": temos que sair do conteudismo para a realidade social

O papel do professor é disseminar a civilização! Como estamos na sociedade ocidental burguesa o nosso papel é esse. Não é ensinar a submissão, mas ensinar como funciona a sociedade capitalista ocidental capacitando esses alunos a adentrar neste sistema com o mínimo de conhecimento para auferir vantagem de todos os recursos disponíveis. Temos um Estado (pode ser falho, mas esta ai e é extremamente útil), temos uma Nação (uma cultura banhada em sangue negro e índio, mas uma nação unificada por uma língua e uma história comum) e temos um esboço de um sociedade civil organizada. Isso é uma tremenda vantagem.

Não temos um diálogo como este que aparece neste trecho do filme “Entre os muros da Escola”, mas temos trechos de diálogos do tipo “vou roubar” ou “ou vou traficar” ou “vou matar” dentro da sala de aula. Precisamos tomar posição em relação ao valores que constituem a nossa sociedade. Mas, antes de censurar ou falar mal dos alunos precisamos lhes dar escolha. E é isso que a professora do filme “Escritores da Liberdade” faz. Ela toma posição e diz que aquela cultura propagada por eles não vale nada e que existe um outro caminho. Ela não faz isso somente com conselho, mas com uma visão firme e apurada da realidade que ela vive. Ela não valoriza o que não cabe na nossa sociedade civilizada. É um confronto de valores onde ela já escolheu seu lado: o lado da sociedade civil organizada e pacífica.
Veja que eles não sabem em que tipo de sociedade vivem. Eles só conhecem a pior parte da sociedade e, pior, acham que este é o único lado da sociedade. Daí suas ações! O caminho para implementar um novo ritmo de cultura e ensino dentro do universo escolar é o empreendedorismo. É preciso disseminar o empreendedorismo dentro do universo escolar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br