11 de ago. de 2009

Para ser líder é preciso pensar em servir: o desafio de negar a si mesmo

Cara não tem desafio maior do que pensar em termos de alteridade:

Alteridade (ou outridade) é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende de outros indivíduos. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro (que em uma visão expandida se torna o Outro - a própria sociedade diferente do indivíduo). Dessa forma eu apenas existo a partir do outro, da visão do outro, o que me permite também compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, partindo tanto do diferente quanto de mim mesmo, sensibilizado que estou pela experiência do contato.
Pensar o mundo a partir da perspectiva do outro já é um desafio, mas pensar o mundo a partir da perspectiva do outro e desenvolver um produto (ou serviço) para ele é um exercício mais do que sul real. Eu tenho contato com muita gente, com muitas necessidades, com muito desejo de aprendizagem. E é, ai que aparecem nossos preconceitos e limitações. Sou professor entendo muito sobre preconceito e intolerância. E veja que é interessante a natureza das coisas. Pessoas egoístas não podem ser inovadoras, pois elas não conseguem pensar com base na alteridade. Ela não pode pensar no outro porque só pensa em si mesmo. Mesmo que ela tenha um bom produto ela não consegue vender de maneira eficiente. É um princípio natural das coisas...rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br