12 de ago. de 2009

Palestra Aulavox: “Liderando equipes perdedoras: seja quente ou frio, jamais morno”

Esta vai ser uma palestra que vou realizar na Aulavox na semana do dia 24 de agosto. Vai ser uma palestra com base no filme “Somos Marshall” mais vai envolver mais casos práticos! Gosto muito de casos práticos. Todos falam de liderar equipes e dão ênfase no papel do líder como se não importasse a qualidade da equipe que esse líder iria dirigir. Daí a idéia de pegar casos críticos como os apresentados abaixo. Casos como o de Júlio César e a história do "queimar os navios para impedir a retirada de seu próprio exército" e sua passagem pelo Rubicão! Ahh, mas isso é um caso histórico! Então ótimo, vamos falar de futebol!

Vamos ver o caso do técnico Rinus Michels que pegou uma seleção sem tradição, sem jogadores excepcionais e sem estrelas mundiais e conseguiu chegar até a final da Copa do Mundo mudando radicalmente a estratégia de jogar futebol! E depois temos também o processo de recrutamento e formação das equipes! Como isso ocorre? De que forma fazer? Temos um fantástico exemplo tanto no filme “Somos Marshall” como na história da criação da Microsoft onde líderes tomaram uma posição radical para confrontar situações difíceis e inovaram na forma de recrutamento e formação do “purê de batata” de suas respectivas equipes (que eram desestimuladas e iriam rapidamente se tornar perdedoras) para as tornara equipes vencedoras.



Palestra Aulavox: “Liderando equipes perdedoras: seja quente ou frio, jamais morno


- O primeiro passo da escalada: esgote as saídas tradicionais para ter certeza de que a única certeza é ser radicalmente inovador


Casos práticos de liderança radical: Júlio César e o Rubicão e Rinus Michels técnico da seleção Holandesa de 1974 (o Carrossel ou a Laranja Mecânica)


- A última parada da escalada até o topo: inove no processo de recrutamento da sua equipe e transforme sacos de batata em purê de batata


Casos práticos: filme “Somos Marshall” (Universidade Marshall) e Início da criação da Microsoft (Bill Gates).


Vídeo sobre o Carrossel Holandês

Um dos maiores times da história de Futebol Mundial.A Holanda de 1974, foi sem dúvida, umas das maiores injustiças, que só o futebol pode cometer,como em 82 com a nossa seleção,onde o melhor não venceu.Um futebol espetacular,lindo,com arte e simplicidade ,nos quais os jogadores correm em direção a bola todos ao mesmo tempo.Demais.não deixem de ver..São os verdadeiros Campeões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br