Como eu já disse gosto muito da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, pois ele traz questões mais referentes ao dia a dia de uma pequena organização. Gostei muito desta edição de abril de 2008 que traz como reportagem de capa “Os 6 segredos de empresas que crescem muito”. Vou transcrever o trecho da primeira dica que se chama “navegue pelo triangulo das bermudas”
V
ocê já parou para pensar onde sua empresa leva vantagem sobre os tubarões do mercado? Keith McFarland fez essa pergunta as companhias menores e ouviu quase invariavelmente a mesma resposta: custos reduzidos, proximidade com o cliente e agilidade. Juntos, os três fatores formam o que autor chama de triangulo das bermudas do mundo dos negócios. Mas, a medida em que a empresa cresce, as três vantagens tendem a desaparecer: os custos fixos sobem, há maior quantidade de níveis hierárquicos e um distanciamento do dono e de seus principais funcionários em relação ao consumidor. Resultado: muitas empresas somem do mapa justamente quando começam a ganhar corpo. (pg.66)

Já havíamos falando em um podcast sobre gestão de pessoas sobre os desafios de crescimento. Uma empresa cresce e isso é bom para os lucros, mas é péssimo (ou desafiador) para a organização em si se ela não tiver um plano de crescimento não somente em termos de faturamento (declarações comuns: ano que vem queremos dobrar o faturamento...etc), mas em temos de estratégia organizacional. Por isso insisto no fato de que empreendedorismo (ter visão de negócio para fazer crescer) esta diretamente relacionado a administração (ter capacidade para estruturar esse crescimento visionário) e gestão de pessoas (conseguir pessoas para consolidar a estrutura administrativa que sustenta a visão de crescimento). E tudo isso regulando os custos operacionais: “não adianta faturar mais se os gastos subirem juntos. Quando crescemos com redução de custos, ai sim os resultados aparecem – Ladmir Carvalho – sócio da Alterdata”
Temos que passar pelo Triangulo das Bermudas, não tem jeito...rs. Agora vamos assistir um case prático de uma sorveteria de Jaboticabal que inova na redução de custos e tem bons resultados! E repare que o proprietário faz uma ação conjunto que envolve administração rigorosa (custos), empreendedorismo (novos produtos) e gestão de pessoas junto a clientes e junto a funcionários! Vale a pena assistir!
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