1 de jul. de 2009

Revista PEGN - Os segredos das empresas que crescem muito parte 1 – o triangulo das bermudas

Como eu já disse gosto muito da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, pois ele traz questões mais referentes ao dia a dia de uma pequena organização. Gostei muito desta edição de abril de 2008 que traz como reportagem de capa “Os 6 segredos de empresas que crescem muito”. Vou transcrever o trecho da primeira dica que se chama “navegue pelo triangulo das bermudas”

Você já parou para pensar onde sua empresa leva vantagem sobre os tubarões do mercado? Keith McFarland fez essa pergunta as companhias menores e ouviu quase invariavelmente a mesma resposta: custos reduzidos, proximidade com o cliente e agilidade. Juntos, os três fatores formam o que autor chama de triangulo das bermudas do mundo dos negócios. Mas, a medida em que a empresa cresce, as três vantagens tendem a desaparecer: os custos fixos sobem, há maior quantidade de níveis hierárquicos e um distanciamento do dono e de seus principais funcionários em relação ao consumidor. Resultado: muitas empresas somem do mapa justamente quando começam a ganhar corpo. (pg.66)

Já havíamos falando em um podcast sobre gestão de pessoas sobre os desafios de crescimento. Uma empresa cresce e isso é bom para os lucros, mas é péssimo (ou desafiador) para a organização em si se ela não tiver um plano de crescimento não somente em termos de faturamento (declarações comuns: ano que vem queremos dobrar o faturamento...etc), mas em temos de estratégia organizacional. Por isso insisto no fato de que empreendedorismo (ter visão de negócio para fazer crescer) esta diretamente relacionado a administração (ter capacidade para estruturar esse crescimento visionário) e gestão de pessoas (conseguir pessoas para consolidar a estrutura administrativa que sustenta a visão de crescimento). E tudo isso regulando os custos operacionais: “não adianta faturar mais se os gastos subirem juntos. Quando crescemos com redução de custos, ai sim os resultados aparecem – Ladmir Carvalho – sócio da Alterdata”

Temos que passar pelo Triangulo das Bermudas, não tem jeito...rs. Agora vamos assistir um case prático de uma sorveteria de Jaboticabal que inova na redução de custos e tem bons resultados! E repare que o proprietário faz uma ação conjunto que envolve administração rigorosa (custos), empreendedorismo (novos produtos) e gestão de pessoas junto a clientes e junto a funcionários! Vale a pena assistir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br