9 de jun. de 2009

Empreendedorismo e a questão da Liderança: para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve

Na vida há princípios básicos na vida que ninguém pode escapar tais como “é preciso comer para poder viver”. Você pode até se rebelar contra esse principio, mas a conseqüência de sua rebeldia vai ser a sua própria morte. Ninguém é obrigado a seguir determinados princípios, mas todos são obrigados a aceitar suas conseqüências. Quem planta vento, colhe tempestade. São coisas deste tipo.

Neste pequeno vídeo “O espermatozóide perdido” temos uma representação clássica da frase que esta no filme “Alice no País das Maravilhas” onde Alice pergunta para o gato a respeito da direção que ela deveria tomar porque ela estava perdida. Ele diz: “Para onde você vai?”. Ao que ela responde: “não sei! Quero ir para um lugar”. Ai o gato displicentemente responde: “vá por aqui, ou por ali, ou aqui, ou acolá, ou mesmo ali”. Alice se irrita e pergunta: “Ora, por favor seja correto comigo. Me aponte um lugar”. Ao que ele responde: “para quem não sabe onde quer ir qualquer caminho serve”. E esse é geralmente o estado de espírito que a maioria das pessoas vive hoje: não sabem para onde querem ir.

Vocês já pararam para pensar que o termo “oportunidade que surgiu” pode ser entendido como um desvio de rota. Por exemplo, eu quero ir para zona Sul e encontro um caminho sem transito, mas que vai me levar para Zona Oeste e eu tomo esse caminho simplesmente porque ele esta mais livre e outro (para zona sul) esta mais congestionado. A primeira sensação é que fui agraciado (abençoado), mas como vou me sentir quando chegar ao destino final? Vou perceber que queria ir para Zona Sul, mas fui parar na Zona Leste. Claro, que cheguei a algum lugar, mas não cheguei no lugar que eu queria. Isso é extremamente perigoso, pois é justamente neste ponto que nossa motivação cai a níveis drásticos. Fazemos as coisas por sobrevivência e não por motivação. É perigoso...

Olhe para esse vídeo do Espermatozóide perdido! Ele é a imagem do cara que se esforça. Ele sai na frente. Ele é tecnicamente superior aos demais. Olha a distancia que ele coloca dos demais concorrentes. Ele é bom! Aliás, ele é bom demais! Mas, ele tem um defeito gravíssimo: não esta seguro para onde vai. Ele não sabe! Ele correu porque viu outros espermatozóides correndo, mas ele não sabe para onde vai. Sua vantagem técnica (conhecimento, dinheiro, influência, poder) não vão valer de nada na hora de prosseguir na jornada. Ele vai se sentir confuso e sozinho. Vai perder a motivação. Vai diminuir o ritmo. Ele vai literalmente parar. Você já pensou que isso pode acontecer com você também...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br