4 de mai. de 2009

Vídeo de Motivação para adolescentes Naruto na Escola: a questão da relação professor-aluno no processo de aprendizagem

Esse vídeo ao mesmo tempo que apóia a função do professor questiona. É um vídeo que coloca à tona a questão da relação professor-aluno e atesta a boa intenção do professor para com o aluno, mas também questiona a visão do professor que ainda não percebeu que sua função não é fazer o aluno tirar boa nota e ficar quieto em sala de aula, mas sua função é dar suporte para o desenvolvimento do aluno como pessoa. A pessoa do aluno é mais importante do que as notas dos alunos. A vida não vai cobrar boa notas, mas vai cobrar uma postura ativa frente aos problemas cotidianos.

Mas, se o professor não tem essa atitude como ele vai ensinar isso ao seu aluno? É um problema que Paulo Freire tentou colocar no livro Pedagogia da Autonomia que quando lido atentamente nos leva a uma simples conclusão a respeito da atividade de professor (atividade docente): para ser um bom professor é necessário ser uma boa pessoa (uma pessoa pró-ativa, empreendedora, motivada e ciente do impacto de suas atitudes na vida do aluno e na sociedade em geral). Esse é um enorme paradoxo da atividade docente...




2 comentários:

  1. Que bueno que esta el blog, la verdad es que hace falta sitios como este para aumentar el conocimiento, sin embargo seria bueno que adjuntes mas imagenes al respecto porque todo esto es muy grafico y los videos no son muy claros, seguro es mi programa de video que muestra problemas.
    23jj

    ResponderExcluir
  2. tradução: Ainda bem que este blog, a verdade é que precisamos de lugares como este para aumentar a conscientização, apesar de que seria bom para anexar mais fotos, porque isso é muito gráfico e de vídeo não são claras, com certeza é o meu programa vídeo mostrando problemas.

    Verdade! A grande questão é aumentar os elementos que permitam as pessoas ter uma visão mais "apurada, otimista e realista" das situações. Esse desenho do Naruto é excelente para isso! Muito bom mesmo! Agora é verdade quanto as fotos, quando fiz esse post ainda não dominava muitas técnicas de edição e também não tínhamos desenvolvido um método de trabalho claro como o que esta colocado hoje que é através de powerpoint! Valeu pelo comentário! Faltam mais pessoas como vc para poder dar uma outra visão das coisas para nós! Quem dera todos comentassem como vc! kakkakak

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br