8 de mai. de 2009

Requisitos para trabalhar com Gestão de Pessoas: como é possível formar um líder assim?

Tem um transformação de senso que ocorre conosco muito interessante quando entramos na universidade (faculdade). Passamos a achar que a realidade depende da teoria. Ou seja, tudo o que a teoria não aponta não existe na realidade. A realidade espera a teoria autorizar a existência de uma determinada demanda para depois ela passar a existir. Isso é uma tremenda MENTIRA. Não caiam nesta...

A gestão de pessoas ocorre desde que o mundo é mundo só que agora, E SOMENTE AGORA, a universidade (faculdade) entendeu que ela é uma coisa tão importante que se deve ter uma disciplina que trate somente disso: a chamada gestão de pessoas. Mas, a gestão de pessoas não esperou a universidade para existir! Ela existiu desde que existe comércio e troca entre pessoas! A Gestão de Pessoas em todo o lugar! Ocorre na padaria onde você compra pão, no açougue onde você compra carne, na banca de feria onde você compra legumes, no supermercado de bairro que você freqüenta e na locadora onde você aluga filme.

Você não vê uma placa escrito Gestão de Pessoas, mas você vê a gestão de pessoas no sorriso e na amabilidade com que o comerciante te trata. Ele não precisa fazer um curso de pós-graduação para saber que isso é importante para o seu negócio! Ele sabe que se ele não te tratar bem você vai atravessar a rua e vai procurar outro comerciante, pois o produto que um comerciante vende não é tão diferente do outro para compensar a falta de um bom atendimento. Aliás, um “bom atendimento” é a versão primeira da Gestão de Pessoas. A diferença é que no bom atendimento é o relacionamento de uma pessoa-cliente com uma pessoa-vendedor-dono e a gestão de pessoas é a relação entre pessoa-pessoa. Às vezes é pessoa-chefe com pessoa-subordinada, pessoa-proprietária com pessoa-empregada, pessoa-parceiro com pessoa-comandante e assim vai.

O bom líder ele entende que todo aquele que entra em contato com ele é um potencial cliente, um potencial parceiro, um potencial amigo, um potencial aliado. Ele atende bem a outra pessoa porque ele sabe que ela tem um mundo de possibilidades ainda não exploradas. Por isso ele escuta, por isso ele presta atenção no que ela diz e por isso ele sempre deixa “a parta aberta”. Ele é como alguém que vende um bem muito valioso: relações. Ele quer vender a capacidade de se relacionar. Ele quer vender o seguinte slogan: olha podem vir falar comigo eu não mordo! Eu sou um cara legal! Me tragam idéias boas que eu vou refletir sobre elas, vou levar em consideração.

Um bom líder em Gestão de Pessoas ele consegue fazer isso! Ele consegue agregar possibilidades e redistribuí-las conforme as necessidades da organização. Ele pensa nos outros para que os outros possam pensar nele. Parece coisa de tolo ou uma furada diante dos dias de egoísmo que vivemos, mas é justamente por vivermos em uma sociedade egoísta que esse líder tem suas possibilidades muito aumentadas em termos de conseguir o sucesso. Veja que o cara que foi considerado o maior CEO de todos os tempos da GE diz:

Antes de se tornar um líder, o sucesso diz respeito exclusivamente ao seu crescimento pessoal. Quando você vira um, o sucesso passa a depender do crescimento dos outros. (Trecho do livro "Paixão de Vencer")

Ser líder é dar sua vida em prol da melhoria do seu grupo. Isso não é romantismo ou idealismo de tolo, mas é a realidade. Podemos formar um líder assim? Claro que sim! Mas, é preciso mais do que um treinamento técnico é preciso mudar a visão desta pessoa a respeito da própria natureza das coisas, pois a maioria de nós é educada para defender nossos próprios interesses! Um líderes assim é ineficaz. Aliás, ele não é líder, mas sim chefe!

* Trecho do livro Paixão por Vencer, quando o CEO da General Eletric, Jack Welch, dita as 8 regras da boa liderança.
Clique aqui para ver o artigo sobre o livro

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