5 de fev de 2009

Gestão de Pessoas Web 2.0 e Geomarketing: a convergência simultânea entre informação, conhecimento e ação

Como eu havia dito em um artigo anterior o melhor momento para quem trabalha com Gestão de Pessoas é agora. A web 2.0 traz à tona todo um conjunto de ações relacionais (relação entre pessoas) que nunca fora considerada efetivamente dentro das corporações. A pouquíssimo tempo atrás a hierarquia era o ponto de partida de todo e qualquer tipo de relação corporativa. Mas, na medida em que os meios de informação (web 1.0) começaram a ser tornar uma ferramenta de comunicação (web 2.0) todo um conjunto de relações foi sendo colocado na “vitrine das corporações”.

A primeira forma que a web 2.0 foi introduzida nas corporações foi através da intranet. Este sistema colocou a vista todo um conjunto de travamento que existia dentro das corporações. As pessoas reclamavam de falta de tempo para se comunicar e quando esta ferramenta chegou ela ficou sem uso. As pessoas não tinha o que conversar. Quando esta ferramenta incorporou “fóruns de debate” ai realmente se viu que a questão era séria. Muitos departamentos não tinha assuntos para debater. Simplesmente não tinha novas idéias ou novo projetos para trocar. Nem falar sobre processos cotidianos alguns departamentos conseguiam. Alguns apocalípticos argumentavam que o “brasileiro” não se sentia a vontade com este tipo de forma de comunicação.

Isso se mostrou uma mentira tremenda: “Brasil lidera ranking em tempo de acesso residencial à internet”. As redes sociais explodiram no Brasil. O orkut é o maior exemplo de que o brasileiro é super familiarizado (separado ou junto? Não estudei as novas regras...rs) com estas novas tecnologias. O brasileiro é extremamente sociável e gosta destas ferramentas. Mas, a questão é: porque ele não faz isso no trabalho e com o trabalho. Esse é a grande questão que a Gestão de Pessoas tem a oportunidade de resolver. A resposta a questão é mais do que óbvia: isso (essa relação gostosa e comprometida que ocorre no orkut e em outras redes sociais) não ocorre nas empresas porque as empresas não fornece um ambiente organizacional para isso. E cada o pessoal de gestão de pessoas?

Mas, gestão de pessoas não é apenas ficar sorrindo para funcionários e perguntar o que eles querem (ou que acham) de modificações organizacionais. A gestão de pessoas tem que ser mais do que isso para agarrar a oportunidade que a web 2.0 oferece nos dias de hoje (e por muito tempo ainda). Como todos sabem eu sou estudante do curso de Geografia, mas gosto muito de internet e gestão de pessoas. Estas duas áreas de interesse me levaram a me interessar por um determinado ramo da geografia que ainda não contempla tudo que poderia contemplar: o geomarketing. Já existe uma literatura especializada no assunto, mas ainda é muito rarefeita em termos de gestão de pessoas.
O site mundogeo fornece um pouco essa visão, mas ainda falta algo de gestão de pessoas nele. Eu já tentei puxar algumas discussões a respeito do tema, mas não pegou muito: veja aqui. Mas, causou interesse pelo número de acessos dos tópicos que escrevi! Mas, o que importa é que a demanda por este serviço existe. E veja que o mundo é redondo e por isso dá voltas. Em meu curso de geografia fiz um projeto sobre marketing universitário para apresentar na Semana de Iniciação Científica da Universidade. E por uma seqüência de jesuscidência (coincidência daquele que crê naquele que tudo opera) esse trabalho chegou ao conhecimento dos diretores da instituição onde estudo (Unifieo) e eles gostaram do projeto que envolvia gestão de pessoas, geomarketing e redes sociais.

Me indicaram para uma audiência com o Reitor da Universidade que também compreendeu bem a proposta e de me fez o convite para desenvolver um Projeto de Web 2.0 na instituição. Veja bem! Ainda estou no último ano de geografia, não tenho experiência com RH e não tenho curso na área de administração. No entanto, pelo fato de conter no projeto um forte componente de gestão de pessoas (ligar pessoas a pessoas), um forte componente de geomarketing (geração de dados estatísticos) e de redes sociais (marketing de comunicação com baixo custo) foi determinante para minha contratação! Eu estou chamando esta nova forma de criar relacionamento, dados e redes de geobusiness. Por que vejo que é um business social que envolve pessoas e idéias e não somente mercadorias ou produtos.

Enfim, estou trabalhando neste projeto de Web 2.0 (contratação direta do reitor da Universidade). Estou desenvolvendo o projeto de iniciação científica (que vai se concretizar na prática antes de virar uma tese teórica) que vai se tornar futuramente um livro sobre teoria e sobre prática também. Esse ramo de negócio é novíssimo, mas não é exclusividade minha! Já é muita pretensão minha só pensar nesta hipótese! Não sou tão gênio assim! Há outras pessoas desenvolvendo atividades similares, mas não com o mesmo enfoque em gestão de pessoas (e acredito que isso é o diferencial), mas com um enfoque mais em dados e informações. Mas, é um ótimo modelo de desenvolvimento de web 2.0. Tem os mesmos princípios, mas formas diferentes de se concretizar. Esta nova proposta se chama Brand Utility

Tem uma empresa que já desenvolve ações neste sentido chamada Mapadigital. Entre no site deles e veja quantos clientes eles já tem! Assista o vídeo também porque é superinformativo! Digo a vocês se este sistema de trabalho for somado a gestão de pessoa pode trazer resultados práticos incríveis! Veja o vídeo deles!


2 comentários:

  1. A web 2.0 movimentou muitos negócios e a tendência é que a web 3.0 faça a mesma coisa. Já temos empresas migrando para esta área, como a Calandra Soluções - http://www.calandra.com.br/

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  2. Beleza Marina!

    Dei uma estudada no site da calandra e realmente fiquei impressionado como a Web 2.0 esta caminhando para uma plataforma mais organizada e focada em objetivos. Mas, você não acha que este foco extremado pode minar um pouco a vida e dinâmica de rede que existe na web 2.0 hoje...

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