25/08/2008

Resenha Chiavenato Capítulo II: Gestão de Pessoas em Ambiente dinâmico e competitivo

Aula 02 Gestão de Pessoas: gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo
Ouça o áudio da palestra em mp3 no player abaixo

 







O capítulo começa com a narrativa de um engenheiro que trabalhou anos com elementos concretos (protótipos, projetos, produtos) e agora é chamado para coordenar equipes e tem que lidar com um produto intangível: pessoas.

Neste primeiro caso introdutório fica óbvio a mudança de direção na própria constituição das corporações modernas: as promoções são direcionadas para atividades ligadas a pessoas. Pode parecer normal hoje, mas a uma década atrás as promoções eram direcionadas para condução burocrática de processos e não para coordenação de equipes de pessoas. Você era promovido para mandar em pessoas e não para coordenar (ou motivar) pessoas.

Por isso Chiavenato afirma: “a ARH é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno”. Essas mudanças organizacionais estão acontecendo porque houve uma mudança drástica na maneira global de se produzir. De fato, houve uma mudança radical na maneira de se investir na produção. Entraram os acionistas, o tempo real, o capital volátil, a competitividade etc.

Agora não se trata mais de organizar uma empresa para atuar em um mercado local ou regional (nacional), mas se trata de organizar uma empresa para atuar em vários mercados em consonância com outras empresas globais. Ninguém esta mais isolado, todos estão interconectados. Essa foi a revolução da informação: “a informação passou a cruzar o planeta em milésimos de segundo. A tecnologia da informação forneceu as condições básicas para o surgimento da globalização da economia: a economia internacional transformou-se em economia mundial e global” (p.30). Na medida em que ampliaram os raios de atuação as empresas também passaram a sentir os impactos das mudanças de mercado. A demora em reagir significava perda de mercado e um aumento no custo operacional.

Daí a necessidade de ter departamentos mais flexíveis para poderem se adaptar melhor as novas demandas globais do mercado. Elas entenderam que precisaram estar prontas para mudar de produto, de abordagem de serviços ou de fornecimento de produtos na medida em que o mercado solicitasse. Era preciso ter departamentos flexíveis (para realizar essa mudança quando fosse solicitada) como também era preciso ter pessoas flexíveis (pessoas polivalentes para mudarem junto com o departamento suas funções).

No entanto, tais corporações ainda tinham que lidar com profissionais formados no velho modelo fordistas: pessoas rígidas que queriam trabalhar 30 anos em um único departamento fazendo uma única função. Se não era possível contar com essas pessoas (pois elas vinham de um processo de formação profissional enrijecido) prontas era necessário então forma-las internamente. Daí nascem dois conceitos simultâneos e paralelos que até hoje são confundidos como se fossem sinônimos: Gestão de Pessoas e Gestão de Conhecimento. No entanto, abordaremos apenas o primeiro deixando o segundo para um outro momento.

A antiga Administração de Recursos Humanos (ARH) cedeu lugar a uma nova abordagem: a Gestão de Pessoas (GP). Nesta nova concepção, as pessoas deixam de ser simples recursos (humanos) organizacionais para serem abordadas como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, destrezas, aspirações e percepções singulares. 31

Claro que a varinha de condão da alta gerencia não conseguiu transformar o estudante universitário (futuro estagiário) que passa quatro anos apenas recebendo ordens, preenchendo formulários para tirar boas notas em um ser autônomo e independente. Não é possível transformar um reprodutor de idéias (e é isso que a esmagadora maioria dos estudantes universitários é, e precisa ser para ser aprovado e tirar um diploma) em um ser criativo e autônomo.
Daí nasce a idéia de cultura organizacional que esta diretamente ligada a idéia de Gestão do Conhecimento sendo ambas fruto desta nova abordagem de Gestão de Pessoas..
Ou seja, é preciso criar um ambiente que estimule as pessoas a inovar e não a reproduzir. O dilema dos RHs começa aqui. Teoricamente Chiavenato tem razão:”Na era da informação, lidar com pessoas deixou de ser um problema e passou a ser uma solução para as organizações” (p.34). Em tese isso é verdade, mas na prática o maior problema das empresas ainda é lidar com pessoas. Vivemos em uma sociedade individualista, mas para as equipes funcionarem a contento é preciso haver solidariedade colaborativa. Os alunos vem de processos educacionais individualistas (a nota é individual, o mérito é individual e até as carteiras são individuais), mas as empresas só conseguem vantagem competitiva através do trabalho em equipe. Vivemos um processo educativo homogêneo (alunos em saldas de aula com outros alunos da mesma idade, mesmas notas, mesma perspectiva), mas as empresas requerem capacidade de trabalhar em equipes diversificadas...

Ou seja, há um hiato entre as necessidades produtivas e o processo educativo tradicional. Há um hiato entre a tendência geral da sociedade e as necessidades de departamentos que precisam ser criativos e coletivos. É preciso pensar a respeito do todo antes de ver somente as partes.

A ascensão do conceito de Gestão de Pessoas esta ligada a todo um conjunto de fatores tecnológicos, produtivos e de investimento que esta trazendo um novo padrão não somente de empresas, mas também de funcionários (ou empregados, colaboradores) e vai influenciar decisivamente o modelo educacional nos próximos anos...




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27 comentários:

  1. Mue caro professor Ubiratam,
    Estou muito interessada nas suas resenhas sobre este livro. Sou antropóloga, mas devido às exigências do mercado, estou tendo que me aproximar de noções administrativas. Quando publicarás os próximos resumos? Podes enviar algo mais deste livro para meu e-mail: leti.antropo@gmail.com
    Obrigada,
    Letícia Gomes

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  2. Bom Dia Leti!

    Obrigado pelo comentário! Que bom que vamos ter mais uma educadora aqui! Você já viu a resenha I e agora esta na II e logo, logo vamos fazer a três. Na próxima vai ter também um arquivo explicativo em mp3 para o capítulo III. Aguarde! Ahh, e o novo endereço do blog é esse: http://birageo.blogspot.com/

    As próximas resenhas estarão lá: http://birageo.blogspot.com/

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  3. Olá Professor Ubiratam!
    Seus trabalhos foram providenciais!
    Muito obrigada!

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  4. Boa Tarde Silvia!

    Que bom que estou colaborando com outras pessoas! Eu gosto muito do tema então para mim é um prazer ajudar!

    Recado aos novos!Vou continuar neste mesmo endereço: ubiratangeo! E já estou fazendo a Resenha do CApítulo III pode procurar no blog que vocês acham!

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  5. OLA TUD BEM??

    NOOSSSA MTO BOM.. ESSE O COMENTARIO, O LIVRO DE CHIAVENATO TBEM.

    SE TIVER COMO COMENTAR OS PROXIMOS CAPITULOS DESTE LIVRO " GESTAO DE PESSOAS" VOU GOSTAR.

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  6. Bom Dia Lucélia! Fico feliz que já tenha gente querendo o terceiro capítulo! Estou fazendo sim! Uma parte em áudio e outra escrita! Já esta quase no ponto! rs. E obrigado por ser a 4 assinante do meu Blog!

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  7. Boa tardeProfessor Ubiratan Carlos Machado,

    Estou querendo um resumo dos cap:2,3,6,8,10,13 e16 deste livro sera possível voçê me ajudar, Obrigada

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  8. Bom Dia Ana!

    Então vou fazer estes capítulos sim, mas paulatinamente...rs

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  9. Boa tarde Ubiratan!!!
    adorei a sua resenha,mi ajudou muito a fazer o meu trabalho academico.
    pretendo ver sempre os seus comentarios,e videos tambem.
    obrigada!
    Daniele D.Ferreira

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  10. Obrigado Daniele! A função dos textos e dos áudios é esta mesmo! Precisamos desenvolver um método de ensino em que todo mundo compreenda sem grandes esforços! Fazer o conteúdo ser prazeroso!

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  11. Olá Professor!
    Estou adorando as resenhas... sou de RH e com um desafio novo: Avaliação de desempenho...
    Comprei este livro hoje, mas venho acompanhando suas resenhas... me ajuda muito ter uma segunda visão.
    Teremos a resenha do cap. IV?

    Abraço,
    Silvia Souza
    sil_acs@hotmail.com

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  12. Boa Tarde Silvia! Muito obrigado pelo recado! Que bom que esta gostando das resenhas! É realmente a questão da avaliação de desempenho é um desafio e tanto! Entra na questão das competências essenciais (Peter Senge ajuda bastante heim) e missão da empresa. Vai ser desafiador! rs. Então vai ter sim a resenha dos próximos capítulos! Estou terminando alguns trabalhos e logo vou postar!

    Eu posto mais TGA porque é áudio, mas para vocês (gestão de pessoas) sei que o melhor é texto mesmo! Dá para refletir mais e melhor! rs. Mas, logo, logo vou postar o capítulo IV!

    Abraços

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  13. ola professor ubiratam estou acompamhando seus comentarios sobre resenhas e textos solicitados.
    gostaria que me ajudasse na resenha critica do livro marilda iamamoto, ralações sociais e serviço social no brasil.II capítulo o " oserviço social no processo de reproduçõa das relações sociais.

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  14. O Anônimo! Obrigado pelo recado! Fico feliz que esteja acompanhando a radioblogtv! Mas, infelizmente não tenho acesso a esse livro! Recebo vários pedidos de análise de livros, mas às vezes não tenho acesso ao livro e também me falta tempo! Ok. Essa vou ficar devendo...

    Abraços

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  15. oi.boa noite professor obrigada por me dar uma satisfação estou sempre acompanhando seus comentarios e a disponibilidade que tem com todos, não faltará oportunidade para solicitaçao de duvidas,anônimo (marilda Iamamoto) abraços karlinha.

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  16. Obrigado Karlinha por compreender! Eu realmente gostaria de me dedicar mais tempo ao blog, mas tenho que torná-lo financeiramente viável para fazer isso! Eu estou chegando lá e quando esse dia chegar eu vou poder ampliar o leque de assuntos! Valeu! Obrigado

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  17. Oi prof. Ubiratan. Seu blog foi um grande achado pra mim.Sou as. social e estou cursando uma pós de pedagogia empresarial. Apesar de ter tido adm na faculdade a parte de RH ainda é mto nova pra mim. Minha prof de adm de rh está usando este livro mas como a discilpina tem poucas horas é tudo mto corrido e tb estou sem tempo de ler o livro. Então está sendo mto importante suas resenhas. Tenho que fazer um projeto para discilpina, com o recrutamento para um cargo qq, preciso especificar o tipo, elaborar e apresentata forma e as técnicas usadas. Vc tem algum texto aqui no blog que eu posso utilizar??
    obrigada Beatriz

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  18. prof. ubiratan preciso do resumo dos outros capitulos do livro gestão de pessoas de idalberto chiavenato e ja tentei entrar no birageo.blogspot.com e aparece que o blog não exite , poderia enviar os resumos no meu e mail lopeslopes2008@hotmail.com , obrigada

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  19. Bom Dia Beatriz! Prazer tê-la aqui no blog! Que bom que os áudios estão ajudando! Então eu não tenho esse material que vc me pede em específico! Vai ter que dar uma fuçada no blog (quadradinho acima escrito pesquisa ajuda muito) para ver se encontra!

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  20. Bom Dia Lopez! Então os outros capítulos eu ainda não fiz em áudio porque quero fazer tudo em vídeo aula! O pessoal gostou do áudio, mas ainda estão acostumados com o lance visual! Em breve vou postar mais aulas, mas agora ainda esta devagar...rs

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  21. Bom dia Prof. Ubiratan!

    Sua resenha foi de muita valia para uma análise superficial do assunto, sendo eu acadêmico de Administração.
    Na certeza de o Sr. Continuar com essas resenhas, aguardo na expectativa dos próximos capítulos.

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  22. Bom Dia Emerson!

    Desculpe a demora em responder, mas o me compliquei no carnaval! rs. Não pulei, mas os horários ficaram meio corridos! Realmente os áudios são uma leitura rápida e superficial do assunto só para levar os alunos a terem uma visão mais ampla de cada tópico...

    A partir do momento que eles tem a visão do todo fica mais fácil tratar as partes. Eu estou fazendo vídeo aulas sobre o tema ai elas são mais aprofundadas e vão levar mais tempo! Serão aulas de uma ou duas horas com mais profundidade! Essas aulas também serão mais completas porque terão imagem também! Essas são somente áudio

    Mas, obrigado pelo recado! Outras pessoas também já me cobraram mais profundidade nos temas, mas a prioridade ainda é para aqueles que tem mais dificuldade! Ok

    Abraços

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  23. Boa noite, professor
    Suas resenhas sao um incentivo pr eu continuar perseverante. Estou estudando concurso. Muito obrigada. chris

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  24. Bom Dia Anônimo! Obrigado pelo recado! Fico feliz por estar podendo cooperar com seu aprendizado! Eu também estou fazendo um concurso e por isso ainda não dei uma "decolada" nestas aulas! Mas, em março o ritmo vai ser diferente! Eu vou fazer tudo em mp3! Aguarde

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  25. Boa Tarde, professor! sou estudante de Psicologia da UFPE cursando a disciplina de RH e achei suas resenhas dignas de nota e aplausos! bom trabalho!

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  26. Muito obrigado minha cara colega! Eu preciso fazer mais conteúdos de áudio para a coisa ficar mais clara ainda! Mas, agradeço os elogios!

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  27. Boa noite professor Ubiratan, a suas resenhas são otimas, tem uma linguagem simples e é bem agradavel ao leitor a maneira proposta para análises do mundo, das pessoas e suas ativades relacionadas, obrigada, parabens!(Danúbia)

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