30 de jul. de 2008

Palestra Iescamp: empreendedorismo universidade e valores

Esta palestra foi dada no Instituto Educacional de Campinhas no Município de Campinas-SP. Foi uma palestra para o curso de administração. O intuito da palestra era levar os alunos a compreender o potencial da internet para todos aqueles que estão ligados a rede da internet.Pode parecer incompreensível para quem esta ligado a rede constantemente, mas muitas pessoas (a esmagadora maioria) ainda não compreendeu o potencial da internet. A maioria dos alunos ainda entende a internet como um meio de comunicação como nós entediamos o telefone. A maioria dos professores ainda compreende a internet como um meio de pesquisa e a maioria dos empreendedores ainda a vê como um imenso outdoor. Mas, a internet é muito mais do que isso: ela é um meio de conexão.

A conexão é a chave da internet. Se conectar é mais do que se comunicar. Se comunicar é passar uma mensagem, mas se conectar é criar um elo. Esse elo é o fundamento de toda a ação. Esse ele oferece desde diminuição instantânea do custo operacional (uma vez conectado o cliente volta) até a expansão exponencial (a conexão é passada a outros e outros trazem outros). A conexão é o fundamento. Mas, a internet não esta sozinha no desafio de conectar. Ela é aliada das novas tecnologias. A internet é importante e cria conexão, mas o que seria o Mp3 sem os aparelhos de tocar mp3. O que seria a venda de músicas em um Ipod. O que seria o youtube sem os celulares que gravam vídeos? O que seria os vídeos da internet sem o DVD. O que seria a internet sem os adolescentes que foram educados na cultura da conexão? Comunicação gera informação, mas conexão gera fluxo!

Uma coisa é ter conhecimento de que há no mercado aparelhos de mp3 e outra coisa é eu entrar em uma fila de metros para comprar um Ipod. Os outros aparelhos não geram informação? Sim, todos eles podem tocar Mp3 (informação), mas nem todos podem gerar conexão (fluxo). Adolescem afluem para comprar Ipod! Eles geram fluxo de vendas para comprar Ipod. Geram um efeito em escala. Na era da conexão não basta produzir, mas é preciso gerar conexão para gerar fluxo. É o que Milton Santos disse:

“Não basta, pois, produzir. É indispensável por a produção em movimento. Em realidade, não é mais a produção que preside à circulação, mas é esta que conforma a produção. Tudo se passa como se a economia dominante devesse, incansavelmente, entregar-se a uma busca desatinada de fluidez. (Milton Santos, Natureza do Espaço, 219p)
Esta palestra da Iescamp foi para buscar dar uma noção sobre esta conexão que gera fluidez.

Impactos Sobre a Educação

Na primeira parte falei de fluidez baseada na simultaneidade. Essa é a primeira revolução da internet: simultaneidade. Ela atingiu diretamente o setor da educação. Professores tem dificuldade de lidar com isso! Um aluno hoje pode ter dez professores de geografia de vários estados ou países (se ele falar inglês) se ele estiver ligado a internet. Ele pode aprender geografia de forma simultânea. Ele pode ter dez visões diferentes da geografia e de um mesmo tema. Ele pode, talvez ele não faça. Mas, ele pode! A simultaneidade vem dos novos aparelhos tecnológicos que fazem com que possamos estar em “vários espaços” simultaneamente. Um aluno pode escutar um professor da Paraíba enquanto esta no ônibus indo para sua aula em SP. Temos o que Milton Santos chamava de convergência de momentos. A sala de aula não é mais a mesma depois disso! O monopólio do conhecimento que era do professor foi quebrado por conta da simultaneidade...

Impactos sobre o Mundo dos Negócios
Na segunda parte falei da compatibilidade. A exigência de compatibilidade mudou a visão de negócios. Antes se podia produzir um produto isoladamente e vende-lo isoladamente. Mas, hoje, na era da internet e das novas tecnologias, isso se tornou uma ação imprudente. Um jovem quando vai comprar um celular ele se questiona: tem acesso a internet, toca mp3, passa vídeo, filma vídeos, grava voz. Isso é compatibilidade (que é parte da simultaneidade). Ele (o adolescente) quer que ele faça tudo isso sem que esses arquivos ou padrões entre em confronto.As empresas precisam ser parceiras. Elas não podem mais ser concorrentes e dissidentes. Os novos empreendedores precisam aprender o significado da palavra cooperação e parceria. As novas geração precisam aprender a trabalhar de forma colaborativa. Eles precisam criar produtos para conectar (e não para combater ou concorrer) com outros. Eles precisam ser solidários. Milton Santos falou também sobre “solidariedade sistêmica”.

Eu cito exemplos de adolescentes que (mais facilmente) conseguem criar produtos com “solidariedade sistêmica”. E isso gera uma mudança de comportamento...

Impacto sobre o Comportamento
Antes da ascensão da internet (e das novas tecnologias) nós éramos individualistas e seletistas. Era uma individualidade seletiva. Havia poucos alunos nas escolas. Então todos tinham “um padrão” então estávamos automaticamente selecionados. Era assim com o mercado. Selecionávamos pessoas e selecionávamos clientes que queríamos atender. Não atendíamos quem precisava atendíamos quem nós queríamos

Mas, depois veio a “abertura” e entrou mais gente na escola. Os alunos começaram então a selecionar seus colegas e formar as chamadas panelas. As panelas eram formadas por compatibilidade: imagem, comportamento, fala, classe social, cor etc. E isso ainda persiste em algumas escolas. Mas, hoje é necessário mudar porque o mundo hoje é um mundo de colaboração solidária. Os negócios são formados por colaboração com pessoas heterogêneas. Na internet todos lidam com pessoas diferentes e heterogêneas: outros estados, outros estilos, outras cores, outras origens etc. As vezes o que nos une são pequenas afinidades e nada mais...

É preciso mudar a visão dos alunos sobre este individualismo porque eles, um dia, vão parar em uma empresa e trabalharam com pessoas diferentes (de diferentes setores, de diferentes estados, de diferentes visões) e precisam estar preparadas.

A palestra na Iescamp visou abrir os olhos dos alunos e conscientizar mais os professores sobre este tema! Quem quiser baixar o powerpoint o link esta aqui! Mas, depois vou colocar a palestra em mp3.




Algumas fotos





2 comentários:

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br