28 de jul. de 2008

Empreendedorismo: perfil do Empreendedor no Brasil

Todos nós sabemos que a cultura é um elemento importante para o desenvolvimento do empreendedorismo. Países como EUA são exemplo de empreendedorismo porque tem uma cultura forte relacionada a finanças o que leva eles a entenderem mais fácil o que é um modelo de negócios ou plano de negócios.

Este estudo (em pdf) vai te dar uma boa idéia do perfil do empreendedor brasileiro como também vai te mostrar quais os desafios que você vai enfrentar ao iniciar seu negócio. Ele traz informações desde dificuldades de financiamento até a relação entre negócios e familiares. Também vai te dar amostras estatísticas a respeito do tema!

Fiz um recorte dos principais itens:

"Três das nove condições empreendedoras básicas – políticas governamentais, padrões culturais e sociais, e educação e treinamento – situam-se entre os aspectos geralmente reconhecidos tanto como os pontos fracos quanto como os pontos fortes no contexto da sua realidade local. A existência de recursos financeiros para as empresas nascentes é considerada como um fator de peso intermediário, tanto quanto ponto fraco como ponte forte"


“Duas são as principais razões que levam indivíduos a participar em atividades empreendedoras: (a) eles(as) identificam uma oportunidade de negócio (isto é, escolhem um empreendimento dentre as diversas possíveis opções para suas carreiras), ou (b) eles(as) encaram o empreendedorismo como uma última alternativa (isto é, sentem-se de certa forma forçados a iniciar seus próprios negócios porque inexistem quaisquer outras opções de trabalho ou porque as existentes são insatisfatórias). Assim, com base nessa categorização, podemos classificar mais de 97 por cento daqueles indivíduos ativamente envolvidos em alguma atividade empreendedora como empreendedores motivados por “oportunidade” ou por “necessidade””

"Criar um novo nicho ou de fazer crescer o mercado. Entretanto, 70% dos empreendedores entrevistados afirmaram que seus clientes estariam bastante familiarizados com seus produtos ou serviços, que já havia uma razoável concorrência e que a tecnologia crítica já estava disponível há mais de um ano. Na realidade, apenas cerca de um por cento apresentou sólida evidência que seria criado um novo nicho de mercado ou segmento econômico se o negócio fosse bem-sucedido, enquanto sete por cento sinalizou sobre a existência de um crescimento no mercado. Podemos concluir, com base nesses dados, que a grande maioria de novos negócios é basicamente réplica de atividades empresariais já existentes – com um novo formato, dentro de uma nova localização, empregando novos procedimentos, ou com uma nova estruturação de preços mas, decididamente, sem gerar grandes inovações em relação ao que já existia. Além disso, se a criação de novos nichos de mercado é pouco freqüente, a maior parte (80% ou mais) é gerada aparentemente por aqueles em busca de oportunidades.


"Esses 926 “novos empreendimentos de alto potencial” se baseiam em uma nova tecnologia, já que todos os indivíduos afirmaram que estavam (ou estariam no futuro) empregando uma tecnologia disponível nos últimos 12 meses. Se comparados com aqueles"

"Além disso, 50 por cento daqueles ligados a novos negócios de alto potencial tiveram experiência de estudo em faculdades, escolas técnicas ou universidade(comparados com 23 por cento de todos os outros novos empreendimentos), dois terços se originaram da terça parte superior da faixa de distribuição renda familiar de seus países (comparados com um terço) e cinco por cento não tinham trabalho em tempo integral ou temporário (comparados com os 13 por cento). Empreendimentos de alto potencial se concentraram na produção, atacado e setores de negócios de serviços. Todas essas diferenças são estatisticamente significativas"

Para baixar o arquivo:

http://www.divshare.com/download/5042666-ee2

3 comentários:

  1. Damu pa kmu to?.. Nano ni klase blog man?

    ResponderExcluir
  2. Entrei no site
    http://www.divshare.com/download/5042666-ee2, o assunto sobre o EMpreendedorismo no Brasil é muito interessante, gostaria de saber como posso ter acesso a estas informações mas mais atualizadas,aguardo ansiosa por um retorno pois tenho um trabalho a fazer onde será muito util.
    meu email: rosemeri.alves@rrd.com

    ResponderExcluir
  3. é só esperar o arquivo carregar e baixar o material. É gratuito! Peça a ajuda de algum adolescente se você não conseguir operacionalizar o "salvamento do arquivo". Mas, o material já esta lá! Não posso te enviar por e-mail porque o arquivo é muito grande! Ok

    Abraços

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br