14 de mar de 2013

As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização



Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas novos cenários, novas finalidades

A educação escolar deve servir para dar sentido ao mundo que rodeia os alunos, para ensiná-los a interagir com ele e resolverem os problemas que lhes são apresentados. E neste contexto as TICs são onipresentes. Os novos cenários educacionais que se abrem diante dos nossos olhos questionam o ponto em que exatamente começa e termina a ação das escolas e dos professores. 39

As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização

Sem dúvida nenhuma a nova ferramenta mais estudada no que se refere ao seu impacto no desenvolvimento cognitivo, social e emocional é a dos videogames, provavelmente porque foi a primeira relacionada com os computadores que entrou na vida das crianças. Concretamente, os videogames exigem uma atenção visual dividida ou processamento visual paralelo. Assim, em muitos videogames é necessário ao mesmo tempo controlar o movimento de um personagem no centro do campo de visão e prestar atenção em objetos periféricos (fontes de energia, pistas, bônus etc) que podem estar em movimento ou aparecer e desaparecer em pontos da tela diferentes daquele que transcorre a ação principal. 52

Todos estes indícios apontam que a prática dos videogames está relacionada com determinadas formas de processamento cognitivo. Processamento de grandes volumes de informação em tempo reduzido, atenção em paralelo, deslocamento de funções do texto para a imagem, ruptura de linearidade no acesso a informação e busca de retroalimentação imediata para corrigir e modificar a ação.  Tudo isso supõe algumas mudanças no que se refere ao tipo de inteligência promovida e valorizada pela escola. Não é um modelo oposto, mas é em alguns aspectos, diferente ao do meio escolar, no qual se pretende oferecer informação de maneira escalonada, promove-se atenção continuada e focalizada, o texto e a linguagem escrita tem prioridade acima de tudo e geralmente a retroalimentação é administrada a médio prazo. 53

Aspectos motivadores do videogame

- caráter lúdico

- incorporação de níveis de dificuldade progressivos, que apresentam a tarefa como um desafio

- objetivos claramente colocados

- existência de incentivos intrínsecos à tarefa

- impactos sobre a auto estima conforme os objetivos propostos são alcançados

- individualização ou adaptabilidade ao ritmo pessoal imposto ao jogador

- identificação – projeção de fantasias com conteúdos simbólicos dos videogames

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