18/03/2011

Palestra Livro "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire

Novo Curso na Radioblogtv: o que eu aprendi com o livro "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire. resumo resenha, aprendizagem, professor, educador, educando, sala de aula, projeto, palestra, curso


Capítulo 1 – Não há docência sem discência 


1 - Dar aula é como aprender a cozinhar: uma questão do método 
2 – Ensinar exige reciprocidade: aprende-  ensina-aprende-ensina 
3 – Desenvolvendo uma aula com “pegada forte”: a questão do posicionamento  social


Capítulo 2 – Ensinar não é transferir conhecimento

1 – Para atrair a atenção dos alunos é preciso pensar em termos de possibilidades...
2 – Para prender a atenção dos alunos é preciso pensar em termos de limitações e resolução de problemas
3 – Para motivar alunos é preciso ir além da realidade vivida, mas dentro da realidade de cada um

Capítulo 3 – Ensinar é uma especificidade humana

1 – Seja competente, mas antes de tudo seja comprometido com sua atividade educacional
2 – Ser educador é ser uma pessoa que realmente faz diferença no mundo porque participa da construção de sua “leitura” 
3 – No exercício da atividade docente ninguém (realmente ninguém) é neutro então decida rapidamente de que lado você está...


Palestra Livro Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire


Palestra Livro Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire - Presentation Transcript Palestra Livro Pedagogia da Autonomia
Capítulo 1 – Não há docência sem discência Palestra Pedagogia da Autonomia Capítulo 2 – Ensinar não é transferir conhecimento Capítulo 3 – Ensinar é uma especificidade humana Ponto 1 – Não há docência sem discência Palestra Pedagogia da Autonomia 1 - Dar aula é como aprender a cozinhar: é uma questão desenvolver um método próprio de forma adequada... Ponto 1 – Não há docência sem discência Palestra Pedagogia da Autonomia 2 – Ensinar exige reciprocidade: o processo não é de mão única o ensinar contém o aprender... Ponto 1 – Não há docência sem discência Palestra Pedagogia da Autonomia 3 – Para construção de um método educacional é preciso ter posicionamento social claro e objetivo Ponto 2 – Ensinar não é transferir conhecimento Palestra Pedagogia da Autonomia 1 – Para atrair a atenção dos alunos é preciso pensar em termos de infinitas possibilidades... Ponto 2 – Ensinar não é transferir conhecimento Palestra Pedagogia da Autonomia 2 – Para prender a atenção dos alunos é preciso pensar em termos de limitações e resolução de problemas Ponto 2 – Ensinar não é transferir conhecimento Palestra Pedagogia da Autonomia 3 – Para motivar alunos é preciso ir além da realidade derrubando medos e barreiras descobertas... Ponto 3 – Ensinar é uma especificidade humana Palestra Pedagogia da Autonomia 1 – Ser competente em termos técnicos, mas antes de tudo ser comprometido em termos emocionais
Ponto 3 – Ensinar é uma especificidade humana Palestra Pedagogia da Autonomia 2 – Ser educador é ser participante ativo na construção da “leitura do mundo” conjuntamente com os alunos Ponto 3 – Ensinar é uma especificidade humana Palestra Pedagogia da Autonomia 3 – No exercício da atividade docente ninguém (realmente ninguém) é neutro decida de que lado esta
Ubiratan Carlos Machado Editor e professor da Radioblogtv Contato para Palestras: celular (011) 8806 2746 E-mail: radioblogtv@gmail.com.br Meu blog: http://ubiratangeo.blogspot.com/
conectando idéias


6 comentários:

  1. Parabéns pela palestra, além de ler o livro a palestra é um complemento para o saber....Rossana

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. só mandar seu e-mail do gmail para radioblogtv@gmail.com requisitando sua assinatura grátis por 7 dias!

      Excluir
  3. Gostaria de participar. Grato
    marcosulivan81@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, o senhor usa palavras de fácil entendimento, fica bem claro.
    Parabéns!!!
    Gostaria de ouvir outras palestras, obrigada
    meu e-mail: rosi.schmidt@gmail.com

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todos os áudios: www.ubiratangeo.com