3 de nov. de 2010

Podcast Palestra mp3 - 23 – HSM - O Vale do Silício Brasileiro – Marcos Amatucci – especialista da ESPM em internacionalização de empresas

Podcast Palestra mp3 23 – HSM - O Vale do Silício Brasileiro – Marcos Amatucci – especialista da ESPM em internacionalização de empresas

O que é uma corporação multinacional?  Ou a pergunta seria correta seria “o que é uma corporação transnacional”? Ou melhor ainda: “o que seria uma organização internacional?”. O fato é que o modelo organizacional esta mudando radicalmente não por conta das teorias da administração, mas sim por conta das demandas de competitividade e de produtividade. O especialista em internacionalização de empresas Marcos Amatucci – (da ESPM) lança alguns conceitos e práticas que estão acontecendo atualmente:


“A ilusão de controle pela matriz caiu por terra faz tempo. A matriz mais rigorosa sabe, no máximo 70% do que acontece na subsidiária.  A matriz nem interfere, porque o executivo local é cobrado pelo desempenho financeiro; se for preciso ele vai tirar os sapatos e pular em cima da fogueira”


A multi virou uma rede de unidades locais pelas quais circula o conhecimento. O aprendizado obtido aqui pode ser emprestado outros lugares para que façam outros produtos”


“A Kombi é exemplo disso: esse modelo foi cancelado pela Volkswagen alemã há cerca de 5 anos, mas continua vendendo 3 mil unidades dele por mês. O Fox, da Volkswagen, ilustra bem a mudança de paradigma. Ele surgiu da visão de um executivo daqui, que percebeu que o Polo não venderia bem no Brasil. Sem pedir licença para ninguém, ele produzi um protótipo do carro e o embarcou para a Alemanha. Resultado? Tornou-se o quinto carro da marca mais vendido no mundo” 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br