5 de mar de 2010

Palestra Aula Mp3 - Resumo Resenha - Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano



Bom Dia Pess
oal! Como eu havia dito estou terminando de fazer áudio aulas (igual vídeo aulas, mas com apenas som) de um material de geografia que acho interessante (e é material - bibliografia - para o concurso de professor da Rede Estadual de São Paulo). Esse livro "Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano" de Antonio Carlos Castrogiovanni (Helena Copetti Callai e Nestor André Kaercher) é um excelente material para compreender de forma mais profunda as mudanças conceituais da área de geografia. Este livro incorpora as mudanças trazidas por Milton Santos de uma maneira simples e prática. Em muitos momentos o livro pode parecer superficial, mas em termos de visão prática (visão para sala de aula) constitui-se um excelente guia. Agora para uso acadêmico e mais aprofundado fica devendo em termos de profundidade a abrangência dos conceitos.


Um dos trechos mais esclarecedores do livro (particularmente achei a melhor defi
nição e explicação) é esse: "A evolução da forma de apreensão do espaço pela criança segue três etapas essenciais: a etapa do espaço vivido, a do espaço percebido e a do espaço concebido. Inicialmente a criança "vive o espaço". Somente vive. É o estágio do "aqui". O espaço vivido é o espaço físico. A criança vivencia este espaço a partir do movimento, da locomoção. Através do movimento, a criança começa a etapa da apreensão do espaço, ou seja ele (o espaço) passa a ser percebido. Começa então a questionar o espaço em que vive e começa a surgir um "distanciamento" da criança em relação ao espaço vivido". Ela descobre que não esta mais somente "aqui", mas "ali" e "lá". Começa a analisar o espaço não apenas através do movimento, mas já através da observação". Essa mudança é fundamental principalmente para a Geografia, pois introduz a criança no mundo das paisagens" (página 24)

Em outro trecho ele cita a alfabetização espacial

"Por alfabetização espacial" deve ser entendida a construção de noções básicas de localização, organização, representação e compreensão da estrutura do espaço elaboradas dinamicamente pelas sociedades"


Enfim é um livro que trás para o cotidiano da sala de aula uma nova linguagem geográfica que ainda esta ausente da maioria do repertório dos professores de geografia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todos os áudios: www.ubiratangeo.com