5 de mar. de 2010

Palestra Aula Mp3 - Resumo Resenha - Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano

Acesse todas as aulas no formato de vídeo aula no nosso novo site:



www.ubiratangeo.com.br



Bom Dia Pess
oal! Como eu havia dito estou terminando de fazer áudio aulas (igual vídeo aulas, mas com apenas som) de um material de geografia que acho interessante (e é material - bibliografia - para o concurso de professor da Rede Estadual de São Paulo). Esse livro "Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano" de Antonio Carlos Castrogiovanni (Helena Copetti Callai e Nestor André Kaercher) é um excelente material para compreender de forma mais profunda as mudanças conceituais da área de geografia. Este livro incorpora as mudanças trazidas por Milton Santos de uma maneira simples e prática. Em muitos momentos o livro pode parecer superficial, mas em termos de visão prática (visão para sala de aula) constitui-se um excelente guia. Agora para uso acadêmico e mais aprofundado fica devendo em termos de profundidade a abrangência dos conceitos.


Um dos trechos mais esclarecedores do livro (particularmente achei a melhor defi
nição e explicação) é esse: "A evolução da forma de apreensão do espaço pela criança segue três etapas essenciais: a etapa do espaço vivido, a do espaço percebido e a do espaço concebido. Inicialmente a criança "vive o espaço". Somente vive. É o estágio do "aqui". O espaço vivido é o espaço físico. A criança vivencia este espaço a partir do movimento, da locomoção. Através do movimento, a criança começa a etapa da apreensão do espaço, ou seja ele (o espaço) passa a ser percebido. Começa então a questionar o espaço em que vive e começa a surgir um "distanciamento" da criança em relação ao espaço vivido". Ela descobre que não esta mais somente "aqui", mas "ali" e "lá". Começa a analisar o espaço não apenas através do movimento, mas já através da observação". Essa mudança é fundamental principalmente para a Geografia, pois introduz a criança no mundo das paisagens" (página 24)

Em outro trecho ele cita a alfabetização espacial

"Por alfabetização espacial" deve ser entendida a construção de noções básicas de localização, organização, representação e compreensão da estrutura do espaço elaboradas dinamicamente pelas sociedades"


Enfim é um livro que trás para o cotidiano da sala de aula uma nova linguagem geográfica que ainda esta ausente da maioria do repertório dos professores de geografia.






Adquira aulas avulsas na nossa Loja Virtual: clique aqui


Ou se torne assinante e tenha acesso a todos esses conteúdos: www.geografionline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br