Da cultura de Massa a cultura de redes
Sou de uma época em que a cultura de massa estava no apogeu — as décadas de 1970 e 1980. O adolescente típico tinha acesso a meia dúzia de canais de TV e praticamente todos viam os mesmos programas. Em qualquer cidade, havia três ou quatro estações de rádio que impunham boa parte das músicas escutadas por todos.
Acessibilidade e conectividade
O principal efeito de toda essa conectividade é acesso ilimitado e sem restrições a culturas e a conteúdos de todas as espécies, desde a tendência dominante até os veios mais remotos dos movimentos subterrâneos. Ben está crescendo num mundo diferente daquele em que fui criado, um mundo muito menos dominado por qualquer dos meios de comunicação e das indústrias de entretenimento tradicionais. Caso você não se
Do mercado de massa aos nichos de mercado
Mas é nesses estilhaços que explodem os antes uniformes mercados de massa. A simples imagem dos poucos grandes sucessos considerados importantes e tudo o mais que era irrelevante estão compondo um mosaico confuso de uma multidão de minimercados e microestrelas. Cada vez mais o mercado de massa se converte em massa de nichos.
Custos operacionais caindo oferta crescendo competitividade é a regra
Rcílita sobre esses custos de distribuição em queda como uma linha de flutuação declinante ou como o nível das águas na maré vazante. A medida que baixam, surgem novas terras que estavam lá desde o início, apenas submersas. Esses nichos são um vasto território ainda não mapeado, com enorme variedade de produtos, cuja oferta até então era antieconômica. Muitos desses produtos nesse novo mercado estavam lá havia muito tempo, mas não eram visíveis ou prontamente identificáveis. Sào os filmes que não chegam aos cinemas de bairro, as músicas que não tocam nas emissoras de rádio locais ou os equipamentos esportivos que não se encontram no Wal-Mart. Agora, tudo isso está disponível via Netflix, iTuncs, Amazon ou somente em alguma área mais remota, desbravada pelo Google. O mercado invisível tornou-se visível.
Baixe aqui o áudio: clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br